ROI de Treinamento: Aprenda como Calcular o ROI em sua Empresa

 

A sigla ROI quer dizer Return On Investment ou, em português, retorno sobre investimento. Algum tempo atrás, esse tipo de métrica era utilizado somente pelo departamento financeiro das empresas, na intenção de medir os rendimentos após uma aplicação de recursos.

Atualmente, o ROI é utilizado em diferentes áreas, inclusive na de Recursos Humanos (RH). Isso porque o setor trata de assuntos como educação e desenvolvimento de pessoas, elementos que exigem uma atividade continuada e não apresentam resultados tão imediatos.

Vale destacar que, em algumas empresas, existe um departamento próprio encarregado pelo treinamento, chamado de Treinamento e Desenvolvimento (T&D).

Nesses casos, não é o RH o responsável pela atividade. Especialmente quando se trata de treinamento, é muito importante aprender a calcular o ROI e, mais que isso, basear o planejamento das áreas de RH e T&D nessa análise.

Pensando nisso, elaboramos este E-book sobre a importância do cálculo do ROI de treinamento e sua aplicação prática nas empresas. Boa leitura!