Como aumentar o engajamento em Treinamentos Corporativos?

 

Aumentar o engajamento em Treinamentos Corporativos

 

Um dos grandes desafios da área de Treinamento e Desenvolvimento diz respeito ao engajamento dos colaboradores em treinamentos corporativos.

Muitas vezes, é difícil perceber o engajamento de funcionários em treinamentos empresariais. O desconhecimento da relevância do processo e o medo de mudança são alguns dos aspectos que colaboram para esse tipo de comportamento. Treinamentos, no entanto, devem ser vistos como aliados dos profissionais e da empresa.

Da sala de aula ao dispositivo móvel, os treinamentos corporativos representam uma das melhores alternativas para capacitar os membros de uma organização. Por isso, é preciso superar toda ideia que possa se converter em uma barreira para o engajamento em treinamentos. 

Existe ainda outra questão relevante: não basta que os funcionários compareçam — eles precisam estar motivados, de forma a possibilitar a assimilação completa do treinamento. É essa motivação que vai permitir o avanço real do participante.

Você sabia que empresas que têm funcionários mais engajados são 22% mais lucrativas, 21% mais produtivas, possuem um índice de absenteísmo 37% menor e um turnover 25% inferior, quando comparadas às empresas que tem colaboradores menos engajados?

Separamos nesse conteúdo alguns passos para aumentar o engajamento dos colaboradores em treinamentos empresariais. Confira o conteúdo completo!

 

 

Aumentando o engajamento de funcionários em treinamentos

 

Como você pode motivar um funcionário? Algumas das principais razões para o desinteresse do colaborador é a falta de tempo e a desinformação. Um colaborador que já possui muitas tarefas tende a pensar que não pode iniciar novos processos e, muitas vezes, não sabe o que o treinamento realmente tem a oferecer.

Uma vez que esses aspectos forem determinados, fica mais fácil engajar os funcionários na participação dos treinamentos corporativos. Por isso, tente destacar para o funcionário os seguintes aspectos e benefícios proporcionados pelos treinamentos:

 

1. Avanço na carreira

Uma das razões pela qual os funcionários ficam desapontados com sua empresa ou trabalho é que não há espaço para o avanço ou qualquer esforço para desenvolver suas habilidades. Por outro lado, os colaboradores se sentem mais motivados para fazer um curso, se isso significar um progresso em sua carreira, o que acaba criando uma nova meta para o trabalho.

O treinamento também é uma maneira de mostrar aos funcionários que você se importa com ele e com seus objetivos. É muito confortante trabalhar para uma empresa que possibilita o crescimento da aprendizagem. Nesse sentido, faça o colaborador saber que o treinamento é algo que o favorece enormemente seu crescimento.

 

2. Boa estruturação

Ao criar um programa de treinamento, você precisa pensar não só no conteúdo, mas também na forma de apresentação. Não importa o quanto o treinamento é importante, se for apresentado em um formato inadequado. Caso seus funcionários permaneçam grande parte do dia usando o computador, uma opção seria a escolha pelo e-learning; o que seria mais coerente e garantiria maior economia de tempo.

Da mesma forma, se você sabe que seus funcionários usam seus telefones constantemente, ou estão fora do escritório na maioria das vezes, o melhor formato para seu maior engajamento seria desenvolver os treinamentos em Mobile-learning, onde os cursos são otimizados para dispositivos móveis, e o colaborador pode acessar de qualquer lugar e a qualquer momento os treinamentos.

Empregar maneiras múltiplas para que os empregados acessem sua aprendizagem é uma forma de aumentar a motivação. Sem falar que propicia uma retenção maior de informação, pois possibilita ao colaborador aplicar constantemente o conteúdo aprendido, por meio de simulações e exercícios interativos. 

 

3. Troca de informações

Consultar os funcionários sobre quais aspectos devem ser aprendidos mostra que suas opiniões têm relevância. Dessa forma, eles estarão mais propensos a se comprometerem com o treinamento.

 

4. Recompensas

Metas de longo prazo e potenciais recompensas são estratégias que motivam os funcionários, mas premiações mais imediatas podem também auxiliar no seu engajamento para o treinamento corporativo.

A participação pode ser valorizada através da criação um ranking de desempenho dos colaboradores — e de outros recursos de gamificação — ou pela entrega de certificados de reconhecimento que podem ser adicionados ao currículo. Até mesmo um presente pode funcionar, como refeições gratuitas ou ingressos para cinema e teatro, dentre outros.

Ao mesmo tempo, você deve esclarecer como o curso pode impactar positivamente as metas futuras do funcionário, porque algumas pessoas podem não se sentir motivadas por pequenas recompensas, mas se preocupam com a sua situação profissional futura. 

 

5. Aplicabilidade

Seus funcionários podem estar em estágios diferentes de suas carreiras, e a chance de desenvolvimento futuro pode não ser muito atraente para alguns. Por esse motivo, é importante promover a ideia de que o treinamento tornará o trabalho mais fácil imediatamente. Mostre ao colaborador que a capacitação vai trazer melhorias imediatas.

Você pode reforçar ainda mais o argumento de como o treinamento é benéfico utilizando-se do depoimento de outros funcionários que já tiveram essa experiência. Muitas vezes, um colaborador pode nem mesmo saber que precisa de apoio com seu trabalho atual, até que a ajuda seja oferecida. 

 

6. Flexibilidade

Treinamentos podem ser feitos de várias formas. Em caráter presencial, existem aulas, seminários e workshops que garantem um alto grau de aprendizado. Aliados a tecnologias, eles criam apresentações mais dinâmicas e eficazes. Em caráter virtual, o e-learning também oferece uma excelente possibilidade de ensino para os funcionários. Nessa modalidade, o colaborador acessa a informação no momento que desejar, criando um processo com ritmo próprio o que auxilia ainda mais na retenção e engajamento. 

A variedade de metodologias gera uma flexibilidade para a empresa. Entenda qual tipo de treinamento é mais coerente para cada situação e faça a decisão adequada.

 

7. Independência

Tente incentivar os funcionários a assumirem o comando da sua própria aprendizagem para reforçar a ideia de que essa é uma escolha que os beneficia. Essa mentalidade é muito mais eficaz do que a formação tradicional, com avaliações obrigatórias e desmotivadoras. A escolha pessoal é um motivador, dando aos funcionários a liberdade de terminar os treinamentos quando se sentirem mais aptos. Tal flexibilidade potencializa o sucesso do treinamento.

 

8. Expectativa

Criar expectativas na empresa é fundamental. Ressalte que esses treinamentos geram novos conhecimentos que trazem benefícios para todos. Uma vez que os ensinamentos tenham sido passados, novos processos podem ser adotados, o que criará um ambiente de trabalho mais agradável e dinâmico. É muito importante entender que o treinamento também traz harmonia para o ambiente profissional. 

Se você está procurando maneiras de engajar seus funcionários em treinamentos corporativos e alcançar o máximo de desempenho, motivação é a palavra-chave. Cada um dos aspectos listados acima pode ajudar os colaboradores a obter a inspiração necessária para a participação.

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