Plataforma LMS, o que é e como escolher?

 

Escolher uma Plataforma LMS requer atenção e pesquisas, separamos alguns passos para te ajudar nessa etapa! Afinal, esse tipo de recurso pode trazer várias soluções para o seu programa de treinamento e desenvolvimento.

Os produtos e softwares LMS (Learning Management Systemsistema de gestão de aprendizagem) tornam possível que as empresas desenvolvam cursos on-line inteligentes e que possam entregá-los com flexibilidade e alcance incomparáveis.

A ferramenta oferece aos usuários a possibilidade de gerir o seu uso contínuo ao longo do tempo. Quer saber mais sobre plataforma LMS e como escolher uma para a sua empresa? Então, continue a leitura!

 

O que é uma Plataforma LMS?

 

A Plataforma LMS (Learning Management System ou Sistema de gestão de aprendizagem) é um sistema utilizado para distribuir e gerenciar diversas mídias de aprendizagem através da modalidade EAD. Em outras palavras, é uma plataforma usada para otimizar os procedimentos de educação a distância, especialmente em treinamentos empresariais.

Com uma Plataforma LMS é possível obter informações estratégicas e acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos e colaboradores.

Uma plataforma LMS completa facilita a boa gestão dos cursos da sua empresa, proporcionar uma melhor experiência para o usuário, oferece mobilidade, além de aceitar diversos formatos de conteúdo.

 

Funcionalidades de uma Plataforma LMS 

 

O sucesso de uma Plataforma LMS depende muito da forma como os colaboradores consomem o conteúdo oferecido, e isso implica diretamente a quais funcionalidades o colaborador poderá ter acesso no decorrer do treinamento.

Uma Plataforma LMS eficiente tem de ser capaz de engajar e interagir com os colaboradores nos mais variados formatos, com o objetivo de motivá-los a conquistar as competências necessárias para ajudar a empresa para a qual trabalham a alcançar diferenciais competitivos.

Para tanto, a Plataforma LMS deve comportar videoaulas, fóruns, chats, biblioteca virtual, games, entre outros recursos. Essas funcionalidades devem ser levadas em consideração na hora de escolher a Plataforma LMS que melhor se adéque às necessidades da empresa e de seus colaboradores.

Quer saber mais sobre as funcionalidades de uma Plataforma LMS? Confira a seguir!

 

Vantagens de uma Plataforma LMS 

 

Uma Plataforma LMS é capaz de adicionar um nível de eficiência aos sistemas de aprendizagem de uma empresa, com uma série de vantagens. Entre elas, podemos destacar os seguintes.

 

Design mais responsivo e fácil de usar

 

O formato de apresentação do conteúdo em EAD faz toda a diferença na qualidade da educação corporativa. Mesmo que o conteúdo seja bem estruturado, ele ainda precisa ser apresentado em uma plataforma fácil de navegar para ter qualquer utilidade.

Ao investir em uma boa plataforma de LMS, você garante que o conteúdo dos cursos será mais fácil de absorver e de preparar, mesmo para colaboradores que não têm muita familiaridade com a tecnologia.

 

Melhor gestão dos cursos

 

Para que um programa de treinamentos seja efetivo, você precisa acompanhar quais pessoas precisam de capacitação, quais treinamentos devem estar acessíveis para quem e determinar acompanhar quem já os concluiu. São dados indispensáveis para mensurar seu progresso e estipular a efetividade do seu trabalho de capacitação.

Graças a isso, você pode planejar melhor todo o processo de treinamento e usar essa plataforma para gerenciar estas variáveis. Dessa forma, é mais fácil atribuir cada curso como uma tarefa e acompanhar o progresso de cada pessoa.

 

Maior segurança contra invasão

 

Utilizar sistemas mais abrangentes, como Google Drive e e-mails, para realizar treinamentos é uma possibilidade, mas também abre brechas de segurança em vários pontos. É muito mais fácil para algum criminoso virtual tentar acessar esses materiais e utilizá-los para infectar a empresa com vírus ou roubar senhas dos seus colaboradores.

Uma plataforma LMS tem uma estrutura bem mais robusta, o que ajuda a prevenir contra invasões e roubo de dados. Desde que suas equipes sejam bem orientadas com relação à segurança digital, os riscos são bem pequenos.

 

Otimização do tempo

 

Tempo é, de longe, o recurso mais importante em muitos negócios. Tanto que alguns gestores têm receio em dedicar uma parte do tempo e do espaço da empresa exclusivamente à realização de treinamentos. Por outro lado, a educação a distância oferece uma solução bem prática para isso, já que os horários de treinamentos podem ser estruturados de acordo com a rotina da empresa para utilizar melhor esse tempo disponível.

 

Redução nos custos de treinamentos

 

Outro ponto que mencionamos acima é o espaço. Para poder realizar um treinamento interno, é necessário separar uma sala que abrigue todos os participantes, reunir materiais, entre muitos outros preparos. Isso tudo enquanto as demais tarefas são colocadas em espera.

Um modelo EAD costuma ser bem mais eficiente nesse ponto, pois não requer um espaço específico. Basta que cada participante tenha acesso a um computador e boa conexão com a plataforma.

 

Melhorias para a tomada de decisão

 

Powered by Rock Convert

Ter uma plataforma LMS para mensurar o desempenho de seus treinamentos é a melhor forma de fazer estimativas e projetar o desenvolvimento da sua equipe. A longo prazo, isso te ajuda a tomar decisões melhores, corrigindo erros e aprimorando os métodos e conteúdos dos treinamentos.

 

Resultados mais expressivos para o processo de capacitação

 

Por fim, mas não menos importante, uma boa plataforma não só contribui com o preparo da sua equipe como também com seu aprimoramento. A longo prazo, esse investimento ajuda a manter o melhor desempenho e torna o processo de treinamento mais eficaz.

 

Como escolher uma Plataforma LMS?

 

Considerando os pontos acima, é bem fácil entender por que ter uma plataforma assim para sua empresa é vantajoso. Porém, para que ela gere o resultado que você busca, é necessário encontrar a ferramenta certa. Confira aqui alguns dos principais pontos a ter em mente:

 

1. Verifique a reputação do fornecedor

 

Verificar a reputação do fornecedor é um ponto muito importante, já que existem muitos fornecedores de softwares LMS no mercado, sendo preciso averiguar se eles realmente entregam o que prometem.

Além disso, é importante verificar se o fornecedor do seu LMS garantirá estabilidade do sistema, suporte e atualizações. Por isso, antes de contratar os serviços de uma plataforma LMS, observe:

 

  • Quais empresas esse fornecedor já atende?
  • Quais recursos essa Plataforma LMS oferece?
  • Como se dá o acesso a novas versões? Isso gera custo ou impacto para treinamentos já em andamento?
  • Quais serão as condições de suporte previstas em contrato, assim como a disponibilidade de atendimento, rapidez na resposta e solução?

 

2. Certifique-se de que a interface da Plataforma é de fácil manuseio

 

Plataforma LMS corporativa deve ser de fácil manuseio e ter interface amigável para garantir uma boa experiência por parte do usuário.

Ter usabilidade ruim requer mais necessidade de suporte e pode vir a prejudicar a aprendizagem, o que provavelmente vai gerar mais custos e menos resultados.

Daí a necessidade de a Plataforma ter navegação de fácil manuseio e intuitiva. O ideal é que também seja adaptável às novas mídias, tanto no computador quanto nos formatos responsivos, o que possibilita navegação em smartphones e tablets.

 

3. Verifique a segurança do software

 

Você não quer o seu curso sendo vendido na internet ou suas videoaulas fora do ar. Por isso, é necessário considerar a segurança e a qualidade da Plataforma LMS.

Para garantir a segurança do seu conteúdo de educação corporativa, verifique junto ao fornecedor onde estão localizados os servidores de hospedagem da Plataforma e se existe rotina de backup, plano de contingência e estrutura escalável.

Também é importante verificar a existência de controle de acesso por usuários, com relatórios de auditorias por perfis. Isso assegura melhor organização de todos os participantes do seu projeto EAD.

 

4. Certifique-se das funcionalidades que a Plataforma LMS oferece

 

O correto funcionamento da Plataforma EAD garante boa experiência para o colaborador no acesso ao conteúdo. Por isso, é importante observar quais recursos a Plataforma LMS oferece, além dos básicos, e quais os seus diferenciais, que podem ser processos automáticos, notificações e mensagens, fórum de discussão, chats para atendimento, sistema de pesquisa de feedback e serviço para hospedagem de vídeos. Todos esses recursos devem ser de fácil administração.

 

5. Veja se é possível customizar a Plataforma

 

Cada organização tem as suas particularidades, por isso é importante que a Plataforma LMS esteja pronta para abrigar projetos customizados de aprendizagem da empresa.

Se o fornecedor oferecer esses recursos, você deve verificar qual o nível de customização, ou seja, até onde é possível fazer alterações na Plataforma e se é preciso conhecimento especializado para isso. Outra questão a ser avaliada é se a Plataforma é integrável com sistemas da empresa, como marketing, vendas, entre outros.

 

6. Faça o levantamento dos investimentos

 

Para contratar uma Plataforma LMS é preciso verificar o custo-benefício. Quais resultados a empresa espera alcançar com os treinamentos?

Você deve avaliar, principalmente, qual fator é utilizado pelo fornecedor para determinar o preço a ser investido. Existem fornecedores que usam critérios como quantidade de usuários, uso de espaço em disco, alunos ativos, acesso a recursos, funcionalidades e quantidade de tutores como fatores determinantes para cobrança.

Caso os seus cursos sejam extensos e tenham conteúdos pesados, como videoaulas, não valerá a pena contratar uma plataforma que faça a cobrança dos serviços com base no espaço em disco utilizado.

Verifique também se existem custos adicionais após a entrega do projeto, como para acesso a versões atualizadas e taxa de suporte ou licenças.

Espero que tenha gostado de nosso conteúdo. A Plataforma LMS Next tem funcionalidades inovadoras para seus programas de treinamento, agende um tour guiado em nossa Plataforma LMS, e conheça todas as suas funcionalidades!

Quer tirar mais alguma dúvida sobre o tema? Então deixe um comentário no campo abaixo e logo responderemos.

 

 

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *