Como transformar treinamento digital criado no Flash para HTML5?

 

Nos primórdios da internet, foi o flash que trouxe novas possibilidades para páginas da web, jogos e conteúdos multimídia. Sua capacidade de gerar interatividade e de suportar diversos formatos era única — até que o HTML5 surgiu. Em uma espécie de evolução do HTML, ele veio para apresentar os defeitos da tecnologia original e até para torná-la obsoleta. No ambiente corporativo, isso pode ter impacto direto no treinamento digital.

Afinal, muitos recursos de aprendizado a distância foram elaborados em flash, que, agora, será descontinuado. A conversão entre formatos não é apenas indispensável, como também traz diversas vantagens.

A seguir, veja como transformar um treinamento digital criado em flash para HTML5 e conheça a importância do processo!

 

Como fazer a mudança de um treinamento criado no flash?

 

Ciente do encerramento dos lançamentos e das atualizações do flash, é hora de pensar em como converter os materiais criados com essa tecnologia. A princípio, surgiram algumas ferramentas que faziam o processo automaticamente: bastava adicionar o arquivo em flash para ter a versão em HTML5.

No entanto, as principais soluções do tipo foram descontinuadas. Agora, há duas possibilidades. A primeira é usar um conversor de apoio e, então, retrabalhar em cima do código obtido, como se fosse uma base. Isso exige mais tempo e pode não gerar algo fiel ao original.

A segunda alternativa é utilizar recursos da própria Adobe, como sua ferramenta para animações. Nesse caso, é possível importar um treinamento digital em flash e exportá-lo em HTML5. O processo, entretanto, pode ser longo e, dependendo da quantidade de arquivos, pode representar meses de assinatura do serviço.

No geral, não existe um processo único e automático para fazer a conversão e cada caso precisa ser analisado de maneira estruturada.

 

Quais são as vantagens de realizar a conversão?

 

Ainda que os conteúdos permaneçam acessíveis em flash até Dezembro de 2020, é interessante considerar a conversão pelas vantagens que esse processo oferece. Como a intenção é garantir mais alcance e engajamento por parte do público a ser treinado, esse é o processo ideal para chegar a esse desempenho. Veja alguns dos seus benefícios!

 

Melhor desempenho de exibição

 

Por definição, o flash tem um grande consumo de memória, o que torna a exibição dos seus conteúdos mais pesada e complicada. Por causa disso, é comum que a experiência do usuário seja prejudicada.

Com o HTML5, por outro lado, o acesso às informações fica mais leve e rápido. Para o ensino a distância, isso é essencial e melhora a participação dos usuários envolvidos com o treinamento digital.

 

Maior responsividade do material

 

Outro ponto essencial é que o flash foi descontinuado nos aparelhos móveis e nos navegadores mais modernos. Então, o conteúdo pode até ser acessível na plataforma via computador, mas os usuários ficam limitados a esse meio.

A conversão abre espaço para a responsividade e adaptação aos diferentes ambientes. Assim, é possível conferir o conteúdo via dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Há, portanto, mais possibilidades para quem assiste às aulas.

 

Aumento do alcance dos treinamentos

 

Já que as pessoas podem acessar de diferentes dispositivos e encontram menos dificuldades ou incompatibilidades, o alcance também se torna maior. Com essa simples mudança, já é possível fazer com que o treinamento digital chegue a mais usuários.

Powered by Rock Convert

Na prática, é uma excelente maneira de aumentar o retorno sobre o investimento e o alcance de objetivos, em geral. Assim, o seu negócio consegue aumentar a efetividade de atuação.

 

Favorecimento da indexação

 

Com o flash, é impossível que um algoritmo saiba do que se trata o conteúdo, por mais interativo que seja. Por outro lado, o HTML5 resolve esse problema por utilizar texto em seu código.

Isso transforma a capacidade de indexação e permite que o conteúdo seja entendido de forma mais completa. Como consequência, é possível melhorar o nível de organização da biblioteca de treinamentos corporativos, por exemplo.

Além desses benefícios, a conversão do treinamento digital em flash para HTML5 é importante por outras razões. Veja quais são os pontos essenciais!

 

Consumo facilitado do material

 

A incompatibilidade do flash com diversos dispositivos é um grande entrave para o consumo de materiais desenvolvidos com essa tecnologia. Além disso, o alto consumo de memória e a experiência cada vez mais prejudicada torna o processo muito mais difícil.

No caso do treinamento digital, isso pode levar à desistência por parte do profissional que passa pela capacitação. A conversão vem para solucionar isso e permite que o relacionamento com o material seja melhor.

 

Manutenção do conteúdo no ar

 

Ainda que o treinamento permaneça acessível, o encerramento das atualizações e dos lançamentos do flash pode inviabilizar o seu uso. Afinal, a expectativa é que softwares e hardwares evoluam e, com isso, não sejam compatíveis com certas tecnologias anteriores.

Fazer a conversão nesse momento evita que o conteúdo se torne indisponível ou mesmo que se perca de forma definitiva. Em vez disso, é possível deixá-lo atualizado e em sintonia com o que tem sido utilizado atualmente.

 

Simplificação para atualização do material

 

Além de tudo, é preciso considerar que a conversão garante que a atualização do conteúdo seja mais simples. Em vez de ter que desenvolver tudo em flash, é possível usar os recursos do HTML5, que costumam ser mais acessíveis e simples.

A conversão também é um bom momento para reavaliar informações, encontrar lacunas e aproveitar oportunidades com o aprendizado desse tipo. Como consequência, o treinamento digital pode se tornar ainda mais relevante e alinhado ao seu objetivo de capacitação.

 

A EADSKILL pode te ajudar nessa mudança

 

Como visto, a conversão de um conteúdo desenvolvido em flash para HTML5 não é tão simples e pode exigir algumas horas de retrabalho. Mesmo com a ferramenta da Adobe, isso pode representar semanas ou meses com atuação focada apenas nessa mudança.

Em vez disso, é possível ter o apoio especializado para concluir a tarefa — e é nesse sentido que entra a EADSKILL. Com o nosso time de profissionais, você poderá ter os seus treinamentos convertidos de forma completa e com qualidade e fidelidade ao conteúdo original.

Principalmente, é uma maneira de reforçar a sua capacidade interna de realizar o procedimento, com mais produtividade e eficiência. Em troca, é possível direcionar esforços para outras atividades com maior impacto, o que melhora o aproveitamento geral.

A conversão de um treinamento digital criado no flash para HTML5 se mostra cada vez mais necessária, tanto para melhorar a experiência do usuário quanto para atingir objetivos estratégicos. Com o apoio de um time especializado, o processo se torna mais eficiente e entrega mais resultados. Entre em contato conosco para saber mais!

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *