Treinamento LGPD: veja como usar o EAD para fazê-lo!

6 minutos para ler

Conforme as novas tendências globais, priorizar segurança e zelar pelo uso correto dos dados tanto no ambiente online como no offline requer mudanças significativas. Assim, o treinamento em LGPD é essencial para adequar a sua empresa às diretrizes que asseguram privacidade e segurança ao processo de aprendizagem corporativa.

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) pode afetar diretamente o modo como as organizações captam, utilizam e armazenam dados e informações. Nessa perspectiva, vamos explicar como usar o EAD para fazer um treinamento de LGPD e preparar os seus colaboradores para otimizar a rotina corporativa de forma mais eficiente e segura.

Boa leitura!

 

Por que investir no treinamento online?

 

Atualmente, uma das maiores tendências do universo corporativo é a capacitação dos funcionários por meio do treinamento online. Independentemente do nicho de atuação, é fundamental entender a relevância de disponibilizar capacitações constantes para tornar a sua empresa mais preparada para enfrentar a concorrência.

Ainda no século XVIII, o economista e filósofo inglês Adam Smith — considerado o “pai da economia” — já defendia a ideia de que o empregador deve investir maciçamente em seu capital humano, um dos maiores bens da empresa. Ao preparar tecnicamente e capacitar quem trabalha com você, há mais chance de potencializar os negócios e alcançar seus principais objetivos.

Além de destacar a marca, aproveitar o cenário de pandemia para explorar a praticidade dos treinamentos EAD é crucial ao crescimento da organização. Além disso, ainda favorece o desenvolvimento profissional, o desempenho individual dos colaboradores e os deixa mais motivados para cumprir suas tarefas de rotina.

Logo, investir na capacitação online na empresa melhora a produtividade e ajuda a atingir as metas mais desafiadoras. Adotar essa prática também promove o alinhamento às estratégias organizacionais dentro do contexto da pandemia, pois é possível estimular o cumprimento dos protocolos sanitários de combate à Covid-19 e, ao mesmo tempo, flexibilizar ações favoráveis ao desenvolvimento corporativo.

 

Quais as vantagens de usar o EAD para treinamento LGPD?

 

O treinamento EAD é um dos meios mais estratégicos de trabalhar com educação corporativa à distância. No entanto, o gestor deve saber explorar os recursos tecnológicos disponíveis para obter resultados mais favoráveis às suas expectativas.

Diante disso, elencamos alguns dos mais importantes benefícios de investir no treinamento LGPD na modalidade EAD. Veja quais são!

 

Democratização do conhecimento

Promover a democratização do conhecimento e possibilitar o compartilhamento de informações é uma das principais vantagens do treinamento à distância. Poder contar com essa alternativa ajuda a promover maior engajamento dos colaboradores, promove a troca de conhecimento e propicia novas experiências.

 

Padronização dos treinamentos

Apostar no treinamento EAD possibilita a participação de mais colaboradores, mesmo estando em diferentes lugares. A chance de oferecer um curso à distância e deixá-lo acessível para os funcionários é um dos maiores benefícios desse tipo de treinamento. Padronizar treinamentos também permite avaliar o que está dando certo e o que precisa ser melhorado em relação à produtividade e engajamento do time.

 

Diminuição do turnover

Quando o treinamento à distância é eficaz, a tendência é que os colaboradores consigam desempenhar melhor as tarefas do cotidiano. Trabalhar mais motivado gera o engajamento suficiente para manter-se firme em sua função, sem precisar de rotatividade ou finalização do contrato de trabalho.

 

Como fazer um treinamento LGPD à distância?

 

Diferentemente dos treinamentos e cursos convencionais, que normalmente são realizados presencialmente e com a necessidade de reunir todos os envolvidos em um só local e horário, os encontros corporativos online garantem muito mais fluidez e eficácia. Além disso, a empresa pode oferecer o aperfeiçoamento profissional em LGPD com menos custos quando comparado à modalidade presencial.

Tendo isso em vista, listamos algumas práticas essenciais para o sucesso de um treinamento LGPD no formato EAD. Confira!

 

Defina o público-alvo

O público-alvo é o grupo de pessoas ao qual o treinamento LGPD será destinado. Definir esse público de forma clara é essencial para assegurar maior eficácia ao treinamento à distância. Logo, entender as necessidades de seu público-alvo e quais são os conteúdos que mais lhe serão úteis faz toda a diferença nesse processo.

 

Estabeleça o melhor formato

Após a definição do seu público-alvo, o passo seguinte é determinar o formato do conteúdo mais apropriado ao treinamento. Geralmente, as plataformas EAD oferecem suporte a variados tipos de conteúdo. Por tal razão, analise se o uso de vídeos, textos, áudios ou a combinação de ambos trará resultados mais satisfatórios.

 

Produza o conteúdo e o distribua

Caprichar na hora de criar o conteúdo do treinamento de LGPD à distância é um dos diferenciais que garantem o sucesso do aprendizado. Planejar, organizar e fazer um conteúdo dinâmico é fundamental para que a metodologia de ensino EAD funcione. Igualmente relevante é distribuir e divulgar o conteúdo disponível em diferentes canais de comunicação da empresa.

 

Como uma empresa experiente pode ajudar?

 

Tão relevante quanto a organização e a determinação do plano de conteúdos de LGPD é contar com uma empresa experiente e que ofereça uma plataforma EAD dinâmica e estável. Por isso, antes de elaborar o seu material, busque ajuda profissional e peça uma consultoria com empresas que podem impulsionar os resultados de seu treinamento.

Ainda que pareça simples, há muitos critérios a serem seguidos para que o treinamento online alcance seus objetivos. Além da qualidade exigida na elaboração do conteúdo, detalhes como a parte técnica — para garantir um suporte mais adequado às transmissões — não podem ser desconsiderados.

Convém ressaltar ainda que apenas a oferta de bons conteúdos não é suficiente para garantir um treinamento eficiente via EAD. Utilizar uma boa plataforma é extremamente relevante para armazenar dados, distribuir o material e auxiliar no monitoramento dos colaboradores quanto ao uso dos conteúdos disponíveis.

Pode-se concluir, por fim, que para alinhar os objetivos do treinamento LGPD à necessidade dos colaboradores e ao perfil do negócio, é preciso buscar o apoio de uma empresa experiente nesse nicho. Ter esse cuidado pode ser o diferencial para impulsionar o seu time ao conhecimento, avaliar os indicadores, melhorar a produtividade e destacar a sua marca.

Gostou deste artigo? Assine a nossa newsletter e receba mais conteúdos como este em sua caixa de entrada!

Você também pode gostar

Deixe um comentário