Já faz tempo que o desenvolvimento tecnológico tem ganhado espaço no dia a dia. Com a pandemia do Coronavírus, o uso da tecnologia na educação, por exemplo, cresceu. E se falarmos no contexto de tecnologia na educação corporativa, as empresas já perceberam a importância de se investir nesta área.
Sabendo disso, o mercado tem oferecido cada vez mais novos recursos e ferramentas que colaboram e facilitam as áreas de treinamento. Independentemente do setor, uma coisa é certa: o avanço tecnológico chegou para somar e proporcionar uma capacitação mais efetiva, com foco na produção e alcance de resultados sempre melhores.
Neste artigo, você vai entender, de fato, como a tecnologia contribui para a educação corporativa e como ela pode ser aplicada. Há inúmeros recursos que você pode utilizar. Não deixe de ler!
Tecnologia x Educação Corporativa
Cada vez mais as empresas precisam se destacar no mercado e isso promove um investimento grande em estratégias de educação corporativa.
Desenvolver e capacitar seus colaboradores é uma maneira que as empresas, por meio de um RH estratégico, encontram de valorizá-los, retendo esses talentos e gerando resultados muito mais satisfatórios.
Dentre algumas estratégias de educação corporativa está o uso da tecnologia como recurso diferencial. Atualmente, as empresas que não acompanham a evolução nas áreas de treinamento e desenvolvimento já estão para trás.
Investir em tecnologia na educação corporativa é se manter atualizado com as necessidades do mercado. Com isso, as novas gerações de colaboradores percebem que a empresa não está obsoleta, pelo contrário, ela entende a importância da adaptação ao meio tecnológico.
Gerações diferentes, aprendizados distintos
Cada geração tem suas características próprias e aprende de formas distintas. E, por isso, é necessário compreender cada época para oferecer o cenário ideal de aprendizagem. Entenda:
Geração X
Composta por pessoas que nasceram entre 1960 e 1980. Essa geração tem um comportamento mais tradicional no mercado de trabalho, muitas vezes, inclusive, passando a vida inteira em um único emprego. Essas pessoas viram a tecnologia começar a despontar, mas cresceram sob o conceito de que sucesso profissional era fazer carreira por muitos anos em uma mesma empresa.
Podemos definir como suas principais características de aprendizado:
A busca pela adaptação às tecnologias;
Consumo de informação tanto online quanto offline;
Aprendizagem colaborativa, compartilhando experiências.
Geração Y (Millenials)
Composta por pessoas que nasceram entre 1980 e 1995 e viram, literalmente, os computadores entrarem em suas casas durante a idade escolar. Essa geração conseguiu se adaptar às mudanças tecnológicas e tem a internet como aliada para o desenvolvimento, com cursos online e outras ferramentas. É a grande responsável pelo surgimento das primeiras startups.
Esta geração tem como características de aprendizado:
Consumo de informações com velocidade e facilidade;
Aptidão para realizar tarefas simultâneas;
Preferência pelo aprendizado informal.
Geração Z
Pessoas que nasceram a partir de 1995, já conectadas, engajadas politicamente e dão preferência às profissões do futuro. Costumam aliar trabalho com lazer, são gamers profissionais e influenciadores digitais.
Esta geração tem como características de aprendizado:
Preferência por conteúdos visuais: vídeos curtos, fotos e jogos;
Está sempre com um smartphone nas mãos;
Aprende de diversas maneiras e são multifocais;
É autoditada.
Diante das definições descritas acima, é fácil compreender que um colaborador da geração Z assimila de forma mais assertiva um conteúdo de um treinamento se este usar técnicas de gamificação, por exemplo. Pois este já é o seu habitat natural. Não há como aplicar o mesmo tipo de ensino para pessoas que hoje têm 40, 50 anos, aos jovens que estão entrando nas empresas aos 20. Se isso não for compreendido pelas organizações, não haverá resultado positivo no que for oferecido como treinamento e desenvolvimento.
Benefícios de se investir em tecnologia na educação corporativa
Sempre que uma empresa se mostra disposta a investir no desenvolvimento dos colaboradores, ela acaba por motivá-los e engajá-los.
Veja abaixo o que uma empresa ganha ao investir na educação corporativa:
Redução de custos com estrutura
Não é mais necessário investir em um lugar físico para realizar os treinamentos da empresa. Por meio de vídeos, jogos, plataformas digitais, enfim, os colaboradores podem ser capacitados de maneira eficaz. Uma gama de recursos tecnológicos possibilita o acompanhamento e avaliação dos treinamentos, como as próprias plataformas LMS.
Motivação
Se a empresa investe na capacitação do profissional ele se sente mais motivado e comprometido com os treinamentos. Por quê? Porque ele entende que está sendo valorizado e, com isso, deseja dar o seu melhor.
Volume de treinamento
O RH ou a área de T&D pode montar um programa de capacitação inicial com o uso de vídeos. Mas este pode ser apenas o start para desenvolver e utilizar muitos outros recursos as próprias estratégias gamificadas. Não importa o volume de demandas, pois há uma gama de ferramentas disponíveis que podem atendê-las. A tecnologia está aí para isso.
Aprendizagem mais eficaz
É claro que há necessidade de adequar os treinamentos à cada geração. Porém, o aprendizado em plataformas digitais oferece uma assimilação mais fácil do conhecimento. Com a criação de simulações e ambientes lúdicos, a teoria é exemplifica com a conhecimento prático.
Treinamentos personalizados
As plataformas de gestão de aprendizagem estão aí para mostrar que a customização dos treinamentos é um fator importante a ser considerado. Cada empresa e, principalmente, cada área tem suas necessidades. O que serve para um setor pode não servir para o outro. Personalizar os treinamentos é uma ótima maneira de atender cada demanda.
Tecnologias que podem ser aplicadas
Há várias opções disponíveis no mercado que podem facilitar a escolha da aplicação da tecnologia na educação corporativa da sua empresa.
Webséries
Você pode produzir uma série de vídeos impactantes para os seus colaboradores “maratonarem”, no melhor estilo Netflix. Veja este nosso case da Ford.
Lives
Com a pandemia e o isolamento social imposto no início dela, muitas empresas se viram obrigadas a adotar o sistema de trabalho home office. Além de uma série de mudanças nas atividades do dia a dia, uma das principais questões que surgiram foi como dar continuidade aos treinamentos corporativos presenciais.
Como solução temos a live, que nada mais é do que uma transmissão de conteúdo em vídeo ao vivo. Veja este outro case da Ford.
Vídeos interativos
Imagine um treinamento em vídeo, onde sua equipe possa interagir com o conteúdo que está sendo apresentado?
Isso é o vídeo interativo! Através deste formato, você pode construir treinamentos lúdicos e inovadores, onde você pode usar, por exemplo, um quiz interativo, no qual o apresentador faz perguntas sobre um determinado tema e o aprendiz responde, até a ramificação de uma história, na qual o aprendiz pode fazer as escolhas do caminho a ser seguido, ou atitudes corretas a serem tomadas.
E-learning
Usando recursos interativos para propor uma experiência de aprendizagem mais interessante e efetiva, é possível empregar diferentes metodologias ao curso on-line, como, por exemplo, Storytelling, Microlearning, Vídeos, Gamificação, Realidade Virtual, dentre várias outras.
Microlearning
O microlearning é um método de ensino que consiste em subdividir um conhecimento mais denso e profundo em pequenas doses curtas e mais concentradas. A gente tem, inclusive, um vídeo muito bacana sobre isso aqui.
Mobile learning
Através do Mobile-Learning é possível disponibilizar cursos e treinamentos em dispositivos móveis como smarthphone e tablets.
Gamificação
A Gamificação é uma metodologia que constitui em usar a dinâmica dos jogos como ferramenta de envolvimento e engajamento em programas de treinamento.
Realidade Virtual
A Realidade Virtual é uma tecnologia de interface capaz de simular o ambiente real em um ambiente virtual. Essa tecnologia se aplica em diversas áreas do mercado como na educação, turismo, arquitetura, medicina e muitas outras.
Pílulas do conhecimento
A Pílula do conhecimento é uma peça educacional de curta duração, ideal para transmissão impactante e envolvente de informações pontuais e relevantes. É muito usada para engajar o aluno em temas importantes.
Infográficos
O infográfico interativo é uma peça educacional capaz de facilitar o entendimento de conteúdos, transformando-os em um interessante desenho esquemático, geralmente animado em etapas, podendo ou não seguir uma sequência de apresentação linear.
Rapid Learning
A base deste método é inspirada em apresentações criadas no PowerPoint, com melhor distribuição dos textos e inserção de ilustrações e imagens com animações simples, que conduzem à aprendizagem de forma clara, objetiva e efetiva.
Podcast
O podcast em treinamentos pode ser utilizado como reforço de conteúdos passados presencialmente, disponibilização de áudios de palestras e workshops, áudios sobre temas relevantes para empresa, websérie em áudio sobre temas específicos, contar histórias, ou qualquer outra atividade que desenvolva o aprendizado auditivo de sua equipe.
E-book interativo
Muito semelhante a uma apostila eletrônica, esta peça oferece recursos que facilitam a navegação e a pesquisa, suprindo a necessidade de públicos que precisam acessar/consultar conteúdos para concluírem alguma tarefa rotineira em seu ambiente de trabalho.
3D
Os simuladores interativos enriquecem a aprendizagem, além de auxiliar no entendimento de determinados assuntos. São ideais para oferecer o entendimento mais detalhado de produtos, ou até mesmo para simular processos e situações reais em ambientes virtuais.
Conclusão
Agora que você já entendeu a importância da tecnologia na educação corporativa e as diferentes formas opções para aplica-la, que tal assinar nossa newsletter para receber conteúdos como este?
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