Aprender pode ser muito mais prazeroso e divertido do que se imagina. E foi a partir deste pensamento que surgiu a palavra Edutainment ou Edutretenimento. Ela é o resultado da união de dois termos em inglês: education (educação) e entertainment (entretenimento).
Atualmente, a educação corporativa vem se adaptando às mudanças, às tecnologias e às ferramentas disponíveis para que o aprendizado seja cada vez mais eficiente.
Você, provavelmente, já se deparou com diversos formatos capazes de engajar os colaboradores em um treinamento: webséries, jogos, filmes e muito mais. Isso é o que chamamos de edutainment na educação corporativa. Quer saber mais? Fique conosco e continue a leitura.
Você sabe o que é Edutainment?
Já demos um spoiler na introdução sobre o que é edutainment, não é mesmo? Mas vamos aprofundar o conhecimento mais um pouquinho? Quando se fala em edutainment, ele representa uma forma de aprendizagem que pode ser aplicada com um único objetivo: aprender de forma divertida.
Atualmente, esse tipo de metodologia tem sido apontada por estudiosos como a tendência da educação digital. Não por acaso, em nosso webinar “Tendências de T&D para 2023”, o edutretenimento fez parte da lista das 10 tendências citadas durante o evento.
Mas, embora pareça ser um termo novo, o edutainment não surgiu agora. Na década de 40, Walt Disney já explorava os documentários educativos usando personagens infantis. O filme Tommy Tucker’s Tooth é um bom exemplo. A história era sobre dois meninos e a higiene dental. Um escovava os dentes e o outro não. O filme tinha como objetivo incentivar as pessoas sobre as boas práticas de saúde dental.
Do mesmo modo, nos aos 50, Walt Disney usou a palavra edutainment quando quis definir uma série de documentários de curta-metragem camada True-Life Adventures, com conteúdo educativo.
O principal objetivo do edutainment nada mais é do que engajar o aprendiz de forma que ele realmente aprenda o conteúdo. Mas, ainda melhor, que o conteúdo seja ensinado de maneira a proporcionar prazer, que o colaborador aprenda enquanto se diverte.
Podemos citar algumas premissas quanto a esta metodologia. Veja:
Engajamento – todas as soluções propostas no conteúdo dependem das tomadas de decisão do colaborador;
Foco – se o conteúdo, aliado ao entretenimento, realmente for bom, o colaborador não irá se distrair durante o seu treinamento;
Social Learning – significa que a troca de conhecimento é constante e motivada a ser compartilhada por meio de grupos, fóruns e muito mais;
Lazer – o ponto crucial para que a metodologia dê certo é que o ensino precisa ser divertido e não cansativo.
O que a ciência diz sobre o Edutainment?
No ramo da neurociência, o psiquiatra norte-americano William Glasser, explica o proceso de aprendizagem na sua sua “pirâmide de aprendizagem”. Ele diz que as pessoas absorvem 10% do conteúdo que leem, 20% do que ouvem, 30% do que observam, 50% do que veem e ouvem, 70% do que debatem com os outros, 80% do que escrevem e interpretam e 95% do que explicam para os outros.
Com esses dados não é difícil imaginar porquê o edutainment é capaz de enriquecer os processo de capacitação, certo? Afinal, as técnicas e recursos utilizados nesta metodologia fazem com que o aprendiz tenha a chance de ver, interagir, ouvir e ainda trocar conhecimento sobre o conteúdo com outras pessoas.
Edutainment na educação corporativa: como funciona?
Antes de se iniciar um programa de treinamento e desenvolvimento, as empresas devem fazer um levantamento das necessidades de treinamento (LNT). A partir disso, será apresentado um briefing sobre como este programa precisa ser, que dor o treinamento será capaz de sanar, o que será, de fato, trabalhado.
A metodologia do edutainment explora as competências dos colaboradores de forma direta, usando raciocínio lógico e técnicas como o storytelling, tornando o conteúdo engajador e atrativo.
Estimular a criatividade, o pensamento e a imaginação para solucionar as atividades propostas faem parte da metodologia. E tudo isso pode ser aplicado de forma simples. Veja:
Quizzes
Webéries
Filmes
Storytelling
Música
Jogos educativos
Benefícios do Edutainment na educaçao corporativa
Despertar o interesse do colaborador sobre determinado programa de treinamento e, assim, engajá-lo a se desenvolver. Este é, sem dúvidas, o principal objetivo da metodologia quando aplicada. E os benefícios vão desde a maior absorção do conhecimento à retenção da atenção dos colaboradores.
Atração e retenção da atenção
A metodologia é capaz de atrair e reter a atenção do colaborador que passa a aprender de forma mais didática e com dinamismo.
Acaba com treinamentos monótonos
Aquela aula cansativa e massante é substituída por um treinamento cheio de recursos capazes de motivar e engajar o colaborador. Neste caso, ele sente que o conteúdo pode ser mais interessante do que ele imagina. Sendo assim, ele consegue absorver melhor o que foi ensinado e ainda colocar em prática.
Otimiza o ensino
Um conteúdo muito importante e denso, que levaria horas para ser ensinado, pode ser desenvolvido e repassado por meio de um vídeo usando a estratégia do storytelling.
Promove maior absorção do conteúdo
Aprender de forma leve e descontraída ajuda na assimilação do conteúdo. Quando precisar colocar em prática o que foi aprendido, o colaborador fará conexões e associações ao que foi abordado durante o todo o processo de treinamento.
Conclusão
Agora que você já entendeu a importância e os benefícios de se usar o edutainment nos seus programas de treinamento e desenvolvimento, é só aplicar a metodologia para potencializar o aprendizado do seu colaborador.
Em síntese, a verdade é que, junto com o avanço da tecnologia e as novas formas de se aprender, estão inúmeras distrações do dia a dia que atrapalham o aprendizado. Portanto, quanto mais engajador for a forma de se estudar, melhor será a absorção do conhecimento.
Se você já entendeu que precisa aplicar a edutainment o quanto antes, não hesite em falar conosco. Temos as melhores soluções em treinamento e desenvolvimento para atender a sua empresa.