Saiba neste conteúdo tudo sobre treinamento para franquias.
A tecnologia está em constante evolução, e a área de treinamento e desenvolvimento das empresas devem sempre estar alinhadas com as novas tendencias e os novos métodos para capacitar suas equipes.
O treinamento EAD para franquias traz inúmeros benefícios para a organização e os colaboradores, principalmente pelo fato da dispersão geográfica.
Os treinamentos EAD são capazes de capacitar os colaboradores de forma igualitária, e podem ser acessados por dispositivos móveis como tablets e smartphones, facilitando o engajamento dos funcionários.
Além de respeitar o tempo de aprendizagem do colaborador o treinamento EAD reduz consideravelmente custos com treinamentos presenciais.
Confira alguns dos benefícios dessa modalidade para os treinamentos dos colaboradores de suas franquias.
A dificuldade do alinhamento da cultura
À medida que toda empresa, grupo ou franquia cresce, a dificuldade de homogeneizar o conhecimento e de se ter um melhor nível de alinhamento entre todos os colaboradores cresce junto.
Isto ocorre porque o vasto número de pessoas envolvidas começa a trazer para a instituição uma variedade cada vez maior de culturas, perfis e bagagens diferentes. Essa pluralidade é muito importante para que se tenham chances de encontrar soluções criativas para problemas vivenciados diariamente, mas, por outro lado, torna cada vez mais difícil um sincronismo de todo o know-how do negócio.
Além disso, temos que considerar a necessidade de formação de colaboradores bem orientados dentro da política de operação da franquia sem esquecermos da necessidade de mapeamento de dificuldades e de todo um trabalho de reciclagem.
A Accenture colheu dados de uma pesquisa feita com clientes insatisfeitos com o atendimento e serviços prestados de franquias, a pesquisa foi realizada com 24 mil pessoas de 33 países, incluindo 1.300 do Brasil, os resultados da pesquisa mostram que 86% dos consumidores brasileiros migraram ao concorrente da marca. Se bem atendidos, em 92% dos casos os clientes teriam ficado na empresa.
Um bom atendimento aos clientes é primordial para a boa imagem da rede e isso deve ser reforçado em treinamentos e avaliado em pesquisas de satisfação.
A necessidade de flexibilizar
Todo esse desafio envolve o desenvolvimento de um sistema que seja ágil o suficiente para conseguir receber novos parâmetros, mas que também seja robusto e abrangente o suficiente para dar conta de disseminar informações corretas para um grupo de colaboradores distantes entre si de maneira consistente e homogênea.
Como se pode ver, o desafio é bastante significativo e existe uma boa organização para que ele seja vencido. Se formos considerar um modelo tradicional de treinamentos, feito por instrutores de maneira presencial, o custo operacional é extremamente alto.
Formação de pessoal, especialmente considerando unidades de negócios distantes entre si, como uma franquia, acabam exigindo que sejam montadas turmas in loco, fazendo com que instrutores precisem fazer um deslocamento a cada uma dessas localidades.
Outra opção é o caminho inverso: trazer cada colaborador para uma estrutura comum onde o instrutor irá oferecer o treinamento designado para todo o grupo. De qualquer forma, ainda é preciso considerar o traslado de cada um desses funcionários, sem falar no investimento em um local para os treinamentos.
O cálculo da viabilidade
Esse tipo de alinhamento ainda tem uma peculiaridade que é a quantidade mínima de pessoas envolvidas para que se viabilize um evento, seja ele nas unidades da franquia ou em um centro de treinamentos.
Quando se tem um volume muito pequeno de pessoas a serem treinadas, ou se acaba pagando muito caro pela formação ou se termina esperando um tempo até que se tenha um grupo maior para dividir os custos. No último caso, é fácil de perceber que os vários colaboradores terão o seu treinamento atrasado, o que pode comprometer a qualidade do trabalho no primeiro momento.
Ainda a ser considerado, existe outro detalhe bastante relevante quanto ao modelo tradicional de treinamentos: normalmente não são feitos investimentos para a correção de pequenos erros ou a implantação de novas rotinas se, nesses casos, as novas orientações forem muito pouco significativas ou muito específicas ao ponto de tornar muito cara, ou mesmo inviável, a realização de um treinamento específico.
Esse tipo de situação resulta em uma falta de alinhamento completo entre as equipes da franquia e suas metodologias mais atualizadas.
As soluções proporcionadas pelo EAD
Olhando agora pelo lado de uma solução EAD, vamos considerar a forma com que ela trata cada um dos pontos destacados anteriormente.
Flexibilidade
Logo de início, temos uma vantagem que precisa ser sempre destacada: a possibilidade de cada um dos funcionários a serem treinados realizar a sua formação em um momento diferente dos demais.
Assim, não é necessário parar uma unidade da franquia total ou parcialmente para que seus colaboradores façam seus treinamentos. Na verdade, eles podem ocorrem em horários totalmente diferentes, o que não prejudica a operação normal da empresa. Pode-se, por exemplo, escolher fazer esses treinamentos de maneira alternada com os turnos de trabalho.
Ganho de escala
Tendo isso em mente, vamos rever os outros pontos discutidos anteriormente. Começando pela questão do número de colaboradores a ser treinado. No caso do EAD, quanto mais se aumenta o volume de alunos, menor é o investimento individual em cada um deles.
Esse ganho de economia devido à proporção deixa cada vez mais interessante o investimento. Contudo, deve-se ainda considerar a possibilidade de replicar o treinamento para um volume pequeno de pessoas quando necessário, evitando assim a espera para a montagem de grupos com um mínimo viável para a execução do treinamento. Assim, nenhum novo franqueado precisa perder tempo.
Homogeneidade do conteúdo
Outro ponto alto da metodologia é a ausência de distorções do conteúdo por uma interpretação particular ou tendenciosa de algum instrutor. Como o fluxo de informações segue exatamente o mesmo roteiro, sem variações de acordo com o interlocutor ou o ambiente em que a formação ocorre, a mensagem é disponibilizada de maneira totalmente padronizada, chegando a todos exatamente da mesma maneira.
Avaliação imparcial da absorção dos treinamentos
É também possível fazer, de maneira mais prática, automatizada e homogênea, um levantamento para conferir como anda a absorção do conteúdo por parte de todos os colaboradores. Assim como na distribuição do conhecimento, esse apanhado também não sofrerá variações em função do perfil e da presença do avaliador e nem do contexto em que é aplicada a avaliação dos alunos.
Agilidade
Utilizando uma plataforma EAD fica possível chegar a todos os colaboradores em uma velocidade extremamente mais rápida do que o modelo tradicional de treinamentos, fazendo com que a agilidade da metodologia consiga proporcionar um alinhamento muito mais rápido, eliminando desencontros de informação e a desatualização de conteúdos expostos.
Logicamente, há que se lembrar de que não haverá perda de tempo e nem gastos com o deslocamento de pessoal, seja por parte dos instrutores ou por parte dos alunos.
Praticidade e velocidade de disseminação de informações
Por último, mas igualmente importante, vale ressaltar que o EAD permite a edição e a disponibilização de conteúdos de tamanhos variados, o que permite que pequenos módulos de conhecimentos, como atualizações de processos, curtas reciclagens ou a revisão de itens pontuais seja viável para toda a franquia.
Tudo isto sem a necessidade de grandes dificuldades de operacionalização frente ao modelo tradicional de formação de pessoal.
Como se pode perceber, há várias vantagens em um treinamento EAD para rede de franquias. Para conhecer um pouco mais sobre soluções em treinamento EAD entre em contato conosco.