Como o EAD pode ajudar no Treinamento dos Colaboradores?

 

A alta gestão das empresas sabe como a inovação é importante em momentos de crise. Talvez ela tenha se tornado o aspecto mais valioso das equipes modernas. Afinal, é a partir da capacidade de inovar da equipe que os profissionais são capazes de criar e implementar saídas criativas para dificuldades financeiras ou de mercado. Uma dessas inovações que vem se consolidando nas organizações é o uso da tecnologia de treinamentos online.

É provável que você já conheça o impacto do treinamento e desenvolvimento de funcionários na redução de custos, na melhoria do ambiente de trabalho, no aumento da produtividade e na diminuição da rotatividade. Agora, saiba mais sobre os avanços da tecnologia de treinamentos!

 

Os avanços da tecnologia na sociedade

 

Há algum tempo, nos primórdios dos esforços de capacitação da força de trabalho, o processo era predominantemente pelo modo clássico: apostilas, livros e aulas presenciais.

Com o decorrer da transformação da sociedade, os profissionais de Recursos Humanos e Treinamento tiveram que se adaptar à era da telinha. Então, popularizaram-se os telecursos e palestras por áudio e vídeo.

Naquela época, antes ou após seus expedientes, os colaboradores costumavam se reunir com os colegas em salas de multimídia, onde adquiriam conhecimentos.

Recentemente, vivenciamos a popularização dos computadores e a consolidação do uso da internet. Agora, a TV divide a atenção com computadores, tablets e celulares.

Esse fenômeno não está influenciando apenas a forma de as empresas se comunicarem e fazerem negócios com seus clientes. Os diversos setores de uma organização buscam usufruir das vantagens das novas tecnologias. Isso tornou-se praticamente uma obrigação no setor corporativo.

 

O desenvolvimento da tecnologia de treinamentos

 

A popularização do acesso aos equipamentos tecnológicos e à internet potencializou o aprendizado individual. Antes, a única alternativa às salas de aula para adquirir conhecimentos eram as apostilas e livros.

Hoje, as pessoas têm fácil acesso ao conhecimento. Não é mais preciso se deslocar para assistir a uma palestra em outro estado ou país, pois ela pode ser transmitida pela internet. Da mesma forma, um usuário pode cumprir um cronograma de estudos de acordo com o tempo que dispõe e com o seu ritmo de aprendizado.

Esse novo modelo tecnológico tem se propagado em todos os segmentos da sociedade, principalmente por ser mais barato e dar maior controle a quem se destina — desde pequenos cursinhos de informática, que substituíram suas turmas fechadas com instrutores por horários flexibilizados e cursos interativos, até os cursos de idiomas pela internet.

Sem falar nos grandes sites, que oferecem cursos de diversas áreas do conhecimento, e nas instituições tradicionais de ensino, que oferecem ensino técnico, graduação e cursos de especialização acadêmica a distância.

 

As principais dificuldades no treinamento de colaboradores

 

Quando você entende as facilidades do ensino a distância, é muito simples perceber os benefícios da tecnologia no treinamento dos seus colaboradores. Mas, para comprovar essas facilidades, é preciso apresentar as principais dificuldades no treinamento de colaboradores.

 

Barreiras geográficas

 

Imagine uma empresa que tem filiais em diversos estados. Essa mesma empresa precisa implementar novas estratégias e processos internos para adquirir uma certificação de qualidade para, assim, expandir sua carteira de clientes.

Para disseminar o conteúdo necessário e treinar todos os colaboradores conforme os novos padrões, a empresa precisa vencer as barreiras geográficas. E não importa se ela reunirá profissionais estratégicos em sua matriz ou levará o treinamento para cada filial, o custo com logística será expressivo.

 

Altos custos com logística

 

Como citado no exemplo anterior, o que mais encarece os treinamentos são os custos com logística. Isso não ocorre somente em organizações com diversas filiais. Se uma empresa tem limitações estruturais que a impede de reunir seus colaboradores no mesmo ambiente, ela terá que alugar um espaço para realizar os treinamentos.

Além disso, quando uma instituição importa conhecimento — ou seja, traz um profissional de outra cidade ou país para treinar seus colaboradores — o custo tende a ser muito mais alto devido à hospedagem e ao transporte.

 

Dependência de profissionais locais qualificados

 

Diga-se de passagem, a necessidade de importar conhecimento é um dos principais vilões das empresas que almejam imputar a inovação em suas equipes. Isso porque os profissionais e palestrantes de maior destaque estão principalmente nos grandes centros urbanos ou em outros países.

Portanto, a demanda por conhecimentos específicos ou inovadores, que proporcionam maior qualidade no aprendizado, tende a ser demasiadamente onerosa.

 

Falta de qualidade no aprendizado

 

Além da qualidade do conteúdo e do profissional que ministrará um treinamento, sabe-se que aquelas aulas expositivas do formato tradicional de ensino não proporcionam tanta qualidade no aprendizado.

Tal questão fica ainda mais destacada no treinamento de profissionais mais jovens, que costumam ser mais dinâmicos e muito apegados a tecnologias. Portanto, o antigo formato de educação é cada vez mais visto como ultrapassado e não aumenta o engajamento em treinamentos empresariais.

 

Incompatibilidade das agendas dos profissionais

 

Nas grandes empresas, a incompatibilidade das agendas dos profissionais talvez seja o ponto mais difícil. Alinhar a disponibilidade dos profissionais, principalmente os do alto escalão, é um martírio para qualquer equipe de treinamento.

Não é nada incomum empresas remarcarem cursos e palestras por incontáveis vezes. E, quando conseguem efetivá-los, o conteúdo já está ficando defasado.

 

A solução e-learning é o futuro do treinamento

 

Observando essas e todas as outras dificuldades na propagação de conhecimentos, o mercado desenvolveu uma tecnologia de treinamentos para resolver todas essas questões.

Inspiradas nas ferramentas de ensino a distância, aprimoraram a solução do e-learning para otimizar seus investimentos e aumentar a qualidade dos treinamentos internos.

As ferramentas de e-learning possibilitam a imersão dos profissionais no conhecimento proposto, oferecem recursos interativos, audiovisuais e utilizam metodologias modernas de ensino — como storytelling, learning map e estudos de casos — para envolver os colaboradores. Tudo isso promovendo uma transmissão de conhecimento muito mais densa e de qualidade.

 

Além de permitirem a adaptação do conteúdo à realidade das empresas, esses cursos online oferecem:

  • mobilidade: os usuários acessam as aulas de qualquer lugar que possua conexão com a internet, seja da própria empresa ou de casa;
  • redução de investimentos: não há necessidade de grande infraestrutura ou logística de profissionais;
  • autonomia de horários: os colaboradores podem fazer os cursos conforme a sua disponibilidade;
  • atualização de conteúdos: é fácil disponibilizar novas versões dos conteúdos, bastando atualizar as informações registradas na plataforma;
  • padronização da informação: já que todos têm acesso às mesmas informações, não há diferenças de qualidade de conteúdo;
  • qualidade do aprendizado: cada colaborador consegue desenvolver suas competências ao seu tempo;
  • avaliações mais eficientes: maior facilidade para analisar dados de acessos, tempo de curso, desempenho em testes e exercícios, e resultados dos treinamentos.

 

Como é possível observar, a tecnologia de treinamentos é uma facilitadora na propagação de conhecimento com a profissionalização da organização de treinamentos, tanto para pequenas como para grandes empresas.

É por meio do e-learning que uma organização consegue mais facilmente padronizar o conhecimento e gerar maior qualidade — muitas vezes, com um investimento menor em treinamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *