Contar histórias é uma maneira de prender a atenção de alguém. E nada mais interessante do que usar a magia do que chamamos de storytelling em treinamentos para propiciar um ambiente totalmente imersivo na aprendizagem.
Quando o storytelling é usado no contexto corporativo, ou seja, ele cumpre bem o papel de conectar, engajar e ensinar o colaborador por meio de uma narrativa criada especialmente para esta finalidade.
Entenda mais sobre o storytelling a seguir.
O que é storytelling?
Quando se quer ensinar algo a uma criança, geralmente o que os adultos fazem? Contam uma história, certo? Sabe por quê? Porque quando a história é bem contada ela consegue manter a atenção do espectador facilmente. O lúdico colabora para que haja associações e identificação com atividades da vida real.
O storytelling nada mais é do que o ato de contar histórias e transportar o outro para dentro delas. Quer melhor forma de conectar um aprendiz ao ensinamento do que essa?
Os benefícios do storytelling em treinamentos
Se você precisa oferecer cursos de treinamento e desenvolvimento, lembre-se que eles não têm quer ser monótonos. Esqueça aquela imagem de que capacitação precisa ser algo formal demais. Geralmente, os resultados efetivos são adquiridos justamente porque foram usados métodos mais dinâmicos e informais no ensino.
Baixo custo
O storytelling tem baixo custo. Para a realização dele não são necessários muitos recursos materiais e financeiros.
Boa receptividade
Sem contar que a receptividade de um treinamento feito com o uso do storytelling costuma ser muito positiva. Imagina, por exemplo, uma longa palestra que teria tudo para ser cansativa e monótona, mas é realizada de maneira descontraída, com o objetivo de estimular a participação dos colaboradores e aprimorar suas habilidades e conhecimentos. Muito melhor, não é mesmo?
Aplicação fácil
Quem trabalha com construção de treinamentos e desenvolvimentos sabe que o storytelling é mais fácil de se fazer do que se pensa. Não é preciso muito: uma boa história bem contada por um bom narrador.
Forte conexão com o aprendizado
O storytelling dá certo porque ele mexe com as emoções. Se a história é bem contada, partes do cérebro são ativadas liberando dopamina, o que torna mais forte a conexão e a associação com os ensinamentos.
O poder da identificação, de se reconhecer nas histórias, faz com que o processo de aprendizagem seja mais efetivo. Isso porque o stotytelling é capaz de envolver o lado cognitivo e o emocional.
Humaniza o treinamento
Um treinamento feito em storytelling oferece empatia. Por meio da narrativa, o colaborador pode se ver no lugar do cliente ou, dependendo do objetivo do curso, se reconhece em situações exemplificadas no contexto. Isso amplia a conexão e a compreensão do que se quer ensinar.
Storytelling no treinamento
É muito comum, quando se pensa em treinamento e desenvolvimento, apostar em tecnologia, uso de softwares e até mesmo antigos processos de aprendizagem. Mas, nesse sentido, é muito importante saber que para utilizar o storytelling em um treinamento, por exemplo, quanto mais recursos tecnológicos forem inseridos, mais eficaz e dinâmica esta técnica será.
Usar este método ajuda a realizar treinamentos cada vez menos maçantes, fugindo da mesmice.
Assista ao vídeo da nossa consultora de soluções educacionais Elaine Cristina sobre o uso do Storytelling em treinamentos corporativos:
Como desenvolver o storytelling
- Conheça seu público. Saiba para quem você está falando e o os objetivos que deseja alcançar com o treinamento.
- Adeque a linguagem de acordo com o seu público para que os colaboradores se identifiquem.
- Utilize metáforas, fábulas, arquétipos para facilitar a construção da história.
- Escolha o melhor formato para a situação (vídeo, infográfico, gamificação?)
- Sua história deve mexer sempre com os sentidos, use recursos visuais para fixar a mensagem que você deseja passar.
- Aposte em dados para gerar ainda mais confiança na sua história.
- Sua história deve ser bem estruturada, com começo, meio e fim.
- Construa uma história com clareza na mensagem.
- Simule situações rotineiras para exemplificar o que se que ensinar.
- Utilize gatilhos e use elementos que ajudem a conectar a sua história ao seu público.
Em síntese, o uso do storytelling na educação corporativa é um ótimo recurso para a aprendizagem. Ele proporciona identificação, reconhecimento, conexão e assimilação do conteúdo, além de ser econômico.
Se você se interessou por este formato, entre em contato conosco para ajudarmos a contar histórias no treinamento e desenvolvimento da sua empresa.