Por trás de toda profissional há uma mulher, com suas batalhas diárias, seus desafios e metas a cumprir. Ao longo da história, percebemos que a luta da mulher no mercado de trabalho é um tema que tem sido discutido por décadas e décadas. Aos poucos, a liderança feminina vai surgindo, ocupando os lugares com mérito.
Porém, no geral, as mulheres enfrentam muitas barreiras no sentido de buscar igualdade no ambiente corporativo, o que provoca um impacto significativo em suas carreiras e na economia como um todo. Aqui na EADSKILL temos orgulho em afirmar que mais de 50% dos colaboradores são mulheres, cada qual com sua responsabilidade e comprometimento.
Por isso, no mês da mulher, aproveitamos para apresentar as cinco líderes que inspiram a todos por aqui. Vamos conhecê-las?
Priscila Fernandes – Diretora Financeira
O que faz na EADSKILL: Responsável pela administração financeira da empresa, como emissão e controle de notas fiscais, controle de pagamento dos projetos e auxílio ao departamento pessoal.
Como você vê a atuação da mulher hoje no mercado de trabalho: “Acredito que é de grande importância, pois as mulheres são atenciosas, dedicadas e cumprem com maestria os papéis que lhes são designados.”
Maior desafio já enfrentado no mercado de trabalho por ser mulher: “Não me lembro de ter enfrentando um desafio no mercado de trabalho por ser mulher. Mas sabemos que há algumas desigualdades e isso não podemos negar. Porém, acredito que isso vem melhorando e a mulher tem mostrado o seu valor.”
O que te motiva na sua vida profissional e o que você ainda deseja para ela?: “Gosto muito do que faço e saber que a nossa empresa tem um insumo muito valioso em relação ao conhecimento das pessoas me deixa muito feliz. Desejo ser uma excelente profissional, capacitada para minhas funções do dia a dia e com o meu trabalho e dedicação conseguir colher frutos para dar uma vida confortavel a minha família.
Gabriella Trevisan – Gerente de Vendas
O que faz na EADSKILL: Como gerente de vendas, lidera uma equipe composta por pré-vendas, closer e farmer. Também colabora com o time de desenvolvimento, trabalhando em novos produtos e melhorias de processos, além de gerar, anaisar e controlar indicadores para garantir o sucesso da equipe e da empresa.
“Meu trabalho é o equilíbrio perfeito entre números e pessoas, duas paixões minhas! Sinto um prazer imenso pelo o que faço e estou sempre empenhada em apoiar a diretoria na precificação de soluções, garantindo que ofereçamos um valor justo e competititvo aos nossos clientes, além de buscar lucratividade para a empresa.”
Como você vê a atuação da mulher hoje no mercado de trabalho: “As mulheres têm alcançado um espaço cada vez mais significativo no mercado de trabalho. Contudo, ainda existem desafios significativos a serem enfrentados.
Em leitura recente de uma pesquisa do IBGE, fui surpreendida ao saber que, embora a desigualdade salarial tenha diminuídos nos últimos anos, em média, as mulheres recebem cerca de 21,5% menos do que os homens, mesmo possuindo uma formação mais elevada.“
Maior desafio já enfrentado no mercado de trabalho por ser mulher: “Graças a Deus nunca enfrentei um desafio no mercado de trabalho por ser mulher, mas sabemos que o preconceito na contratação de mulheres não é um caso isolado. Muitos recrutadores ainda consideram as atividades pessoais das mulheres, como cuidar da casa e dos filhos, como fatores negativos. Isso ocorre porque essas atividades não se alinham com o estereótipo de um profissional ‘excelente e dedicado’ que é esperado no ambiente workaholic atual.”
O que te motiva na sua vida profissional e o que você ainda deseja para ela?: “O que mais me motiva é trabalhar em um ambiente amigável e saudável, com pessoas respeitosas, que se ajudam e buscam crescer juntas! Além de receber direcionamentos claros e feedbacks sinceros que reconhecem e promovem o desenvolvimento contínuo. Para a minha vida profissional, tenho como objetivo alcançar um nível ainda maior de excelência na minha área de atuação e me tornar uma referência para os meus amigos e pares nos temas da minha área. Desejo ainda ser reconhecida como uma líder inspiradora, capaz de motivar minha equipe e alcançar resultados significativos e transformadores. Também busco oportunidades para me desenvolver continuamente e expandir minha área de conhecimento, contribuindo cada vez mais para o crescimento da empresa.”
Michely Passini – Supervisora de Vendas
O que faz na EADSKILL: Atua na área comercial em uma jornada que começou em 2016, como vendedora responsável pela captação de novos clientes. Em seguida, se especializou em educação corporativa para atuar como consultora educacional. Já atuou também como Key Account Manager, responsável pelo atendimento às contas estratégicas. Acaba de assumir, neste mês, o desafio “muito especial como supervisora comercial, com o objetivo de transformar a experiência como vendedora em contribuição para desenvolvimento do time e alcance de grandes resultados.” “Olhar esta jornada pelo retrovisor me enche de orgulho e gratidão, olhar através do ‘para-brisa’, para a frente, me enche de entusiasmo e empolgação! Para onde podemos chegar, 1% está feito!”
Como você vê a atuação da mulher hoje no mercado de trabalho: “Historicamente, somos a maioria nas escolas, somos a maioria nas faculdades, somos a maioria nos programas de estágio, a partir dos programas de trainees até a alta liderança ainda somos a menor fatia. O que explica a disparidade salarial mesmo com a PLS 88/2015. Mas NADA é mais forte do que a determinação de uma mulher comprometida com um propósito! Nada vai nos parar!”
Maior desafio já enfrentado no mercado de trabalho por ser mulher: “A dualidade Maternidade x Carreira já foi um desafio muito latente. Gosto de pensar que estamos, nós mulheres e o mercado, evoluindo para uma realidade de aceitação de que entre ser mãe e CEO eu posso os dois.”
O que te motiva na sua vida profissional e o que você ainda deseja para ela?: “O que me motiva é viver o propósito de influência e contribuição no crescimento e desenvolvimento de pessoas. E o que ainda desejo é viver o propósito de influência e contribuição no crescimento e desenvolvimento de MUITAS pessoas.”
Juliana Santão – Gerente de Projetos
O que faz na EADSKILL: Entrou na EADSKILL contratada para editar imagens e fazer diagramação de apostilas. Não havia processos tão definidos e nem uma estrutura robusta como atualmente. Tudo aconteceu de forma orgânica, passando a delegar algumas atividades para as demais pessoas da equipe. Em 2015, foi direcionada para a área EAD Multimídia, vivenciando mais de perto as atividades com o time que desenvolvia os treinamentos para os outros clientes da EADSKILL. Toda a experiência adquirida com a criação de diversos processos, metologias de trabalho junto à equipe de multimídia e outras áreas fez com que Juliana se envolvesse com a liderança e gestão de pessoas.
Como você vê a atuação da mulher hoje no mercado de trabalho: “É claro e sabido que é um processo demorado e árduo para muitas mulheres em cenários diversos, mas estamos cada vez mais atuando de forma mais evidente e ganhando espaço nas empresas. Hoje, já podemos ver na mídia nomes importantes de mulheres na liderança e com papéis importantes em empresas relevantes no país. No geral, o número de mulheres na liderança ainda não é equivalente ao dos homens, porém, sua participação vem sendo cada vez mais reconhecido devido a resultados adquiridos. Além disso, o empreendedorismo feminino no Brasil é muito forte. Muitas mulheres abrem seu próprio negócio e sustentam suas famílias.”
Maior desafio já enfrentado no mercado de trabalho por ser mulher: “Não enfrentei nenhum problema, minha maior experiência é aqui na EADSKILL e sempre fui muito bem recebida, nunca percebi nada de preconceito relacionado por ser mulher. Também nunca percebi de nenhum cliente uma tratativa diferente ou preconceito.”
O que te motiva na sua vida profissional e o que você ainda deseja para ela?: “Poder me desenvolver como líder e pessoa, além de poder conquistar minhas realizações pessoais. Desejo trabalhar com pessoas que contribuam com meu desenvolvimento, minha evolução e desejo fazer a diferença na vida das pessoas. Independente de onde eu estiver eu quero fazer parte do crescimento das pessoas e que elas percebam que são capazes de evoluir e que se dedicando elas conseguirão conquistar o espaço delas e realizar os sonhos pessoais.”
Luciani Grillo – Gerente de Soluções Educacionais
O que faz na EADSKILL: Atua atendendo o cliente Ford Brasil, sua responsabilidade é fazer a gestão dos projetos garantindo o entendimento do briefing, a qualidade da entrega e os prazos estabelecidos, além de fazer a gestão da equipe dedicada a exeutar as atividades operacionais no cliente.
Como você vê a atuação da mulher hoje no mercado de trabalho: “Acho que estamos no caminho de ganhar muito mais espaço, temos o apoio de muitas empresas privadas, da mídia, e temos que aproveitar todas as oportunidades para mostrar que somos competentes.”
Maior desafio já enfrentado no mercado de trabalho por ser mulher: “Nunca enfrentei um desafio por ser mulher. Sempre tive excelentes oportunidades. Inclusive atualmente, que entrei na faixa etária dos cinquentões..risos”
O que te motiva na sua vida profissional e o que você ainda deseja para ela?: “O que me motiva é trabalhar com educação, desenvolver projetos que desenvolvem as pessoas profissionalmente e pessoalmente. Nasci para ser educadora… E desejo continuar no mercado de trabalho, atuando com empresas que permitem a inovação e a criatividade para desenvolver pessoas.”
Conclusão
Ainda hoje, muitas mulheres enfrentam discriminação de gênero quando se candidatam a um emprego ou são sub-representadas em cargos de liderança.
Além disso, as mulheres são frequentemente subvalorizadas e recebem salários mais baixos. É o que indica um levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Segundo os dados, o rendimento médio mensal das mulheres brasileiras é 21% menor do que o dos homens. As informações levaram em conta a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (PnadC), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geogragia e Estatística (IBGE), nos últimos três meses de 2022.
Vale ressaltar que essa desigualdade salarial pode ter um impacto significativo no longo prazo. As mulheres são mais propensas a deixar o mercado de trabalho para cuidar da família ou de parentes idosos, o que pode afetar negativamente suas carreiras e oportunidades futuras.
Felizmente, há muitas iniciativas que estão trabalhando para mudar essa realidade. Aproveitamos este espaço para afirmar que temos orgulho das colaboradoras que fazem parte da EADSKILL, aqui representadas por essas cinco líderes inspiradoras. Todos os dias elas dão uma aula de motivação, engajamento e reconhecimento do esforço de suas equipes. Isso é liderança!