Diante de um cenário econômico instável e da presença de uma grande competitividade no mundo dos negócios, muitas empresas optam por investir em uma cultura de aprendizado para ter um diferencial. Com isso, acredita-se que o futuro da educação corporativa nas empresas está cheio de possibilidades, sempre atrelado ao avanço tecnológico e seus recursos inovadores.
A tecnologia é, sem dúvida, uma grande parceira do conhecimento, aproximando cada vez mais pessoas e informações de qualidade. Tendo essa aproximação em vista, podemos destacar alguns aspectos sobre a realidade da educação corporativa e os possíveis caminhos para o futuro.
Quer saber qual é o futuro da educação corporativa nas empresas? Ele já está começando agora, veja por quê!
As empresas na era do conhecimento
Estamos vivendo uma intensa e constante transformação do conhecimento, marcada por uma incorporação acelerada desse conhecimento no comércio de bens e serviços. Tal forma de lidar com informações surge então como uma solução para o esgotamento de padrões anteriores, direcionando empresas para uma retomada.
Mas, afinal, o que é esse novo padrão? Como a era do conhecimento impacta a realidade das empresas? Bom, um primeiro impacto real dessa nova relação com o conhecimento é o que chamam de uma tendência à desmaterialização. Desmaterializar, em um contexto organizacional, é o mesmo que diminuir a importância da parte material na produção de serviços e produtos.
Nesse ponto, a área de Tecnologia da Informação tem um papel decisivo para tornar essa realidade concreta. Leia até o fim e entenda melhor o papel da tecnologia nas empresas.
Antes disso, porém, precisamos destacar aquilo que possibilitará a entrada de conhecimento de qualidade em uma organização, que é justamente o investimento em uma cultura de aprendizado, com o desenvolvimento de colaboradores.
Cultura de aprendizado
A cultura de aprendizado representa toda uma atmosfera propícia para o desenvolvimento contínuo de colaboradores. No entanto, para criar esse tipo de cultura, a empresa precisa dar a devida importância a esse desenvolvimento, oferecendo condições ideais à sua equipe.
Algumas das condições que estão associadas a uma cultura organizacional de aprendizado são:
- Liderança comprometida;
- Equipe motivada;
- Oportunidades de desenvolvimento;
- Recursos variados.
Quanto ao primeiro aspecto, que diz respeito ao papel de líderes na implementação de uma cultura de aprendizado, é preciso destacar que os líderes contribuem significativamente em qualquer cultura, sendo peça fundamental na sua disseminação.
Além disso, uma equipe motivada, oportunidades reais de desenvolvimento e recursos que promovam de fato esse desenvolvimento desejado são elementos indispensáveis na educação corporativa.
Vencendo barreiras econômicas com a tecnologia
Em uma realidade organizacional, quando se fala em recursos, automaticamente se pensa também em custos. Com efeito, muitas vezes, por acreditarem que investir em aprendizado contínuo pode custar caro, as empresas deixam de crescer e ficam defasadas por conta desse medo.
No entanto, diferente do que se costuma associar, inovação não requer necessariamente grandes investimentos. Assim, não só é possível como também é fundamental que empresas de todos os tamanhos e realidades econômicas aliem os benefícios da inovação às suas práticas.
Nesse sentido, a tecnologia tem mostrado que é possível vencer obstáculos financeiros e inovar nas empresas. Quando se trata da educação corporativa, por exemplo, as novas modalidades disponíveis no mercado tornam o conhecimento de qualidade acessível e adequado àquela realidade. É o caso da educação a distância — por meio de aplicativos, softwares e plataformas.
Confira melhor como elas funcionam nos próximos tópicos:
Big Data
O Big Data é um exemplo de recurso que está mudando a educação corporativa para melhor. Isso ocorre porque esse sistema de otimização de dados permite que se elaborem iniciativas de treinamento mais relevantes, que gerem impactos reais nos negócios.
Quanto ao treinamento e desenvolvimento, por meio desse recurso é possível realizar uma correlação entre Educação e Desempenho, tornando os treinamentos mais assertivos e melhorando a performance de colaboradores.
Machine Learning
A educação corporativa não se resume ao conhecimento humano. Isso porque as máquinas desempenham um papel fundamental quando se deseja trabalhar com um grande volume de dados. O machine learning — ou aprendizado de máquina —, por exemplo, é uma ferramenta capaz de desempenhar funções que normalmente não poderiam ser desempenhadas por pessoas. Como resultado, esse tipo de recurso traz um alto grau de eficiência para as empresas.
Com ele, é possível prever falhas de equipamentos, responder demandas de clientes imediatamente, analisar satisfação, anunciar produtos com base em interesses reais etc.
Resumindo, o aprendizado de máquina é utilizado para reproduzir padrões e conhecimentos adquiridos, aplicando-os em outros dados e, em seguida, aplicando novamente esse resultado em ações e decisões.
Deep Learning
O Deep Learning é o que há de mais moderno no aprendizado de máquina. Representa um conhecimento de máquina profundo que oferece a vantagem do aprendizado de um grande volume de dados de forma não-supervisionada.
Esse tipo de inteligência artificial tem sido utilizado para diferentes funções como a detecção de voz e processamento de linguagem natural, sendo a base para recursos como o Google translator.
Sobretudo, esses três conceitos acima, Big Data, Machine Learning e Deep Learning fazem parte de uma mesma lógica em que trabalham de forma complementar. O Big Data, por exemplo, utiliza em grande escala as técnicas de machine learning, analisando grandes quantidades de dados e extraindo conhecimento.
Benefícios dessas tendências para o futuro da educação corporativa nas empresas
A educação a distância pode disseminar o conhecimento em inovação entre os diferentes setores de uma organização de forma econômica e prática. Portanto, diante de toda essa inteligência em interpretar dados para a criação de treinamentos assertivos, já é possível substituir grande parte da educação presencial implementando o e-learning.
Os benefícios dessas tendências para o futuro da educação corporativa começam pela possibilidade de criar programas de desenvolvimento contínuos, resultando em produtos e serviços mais compatíveis com as necessidades do mundo real.
Além disso, outros benefícios específicos já podem ser vistos no mundo corporativo. Veja quais são:
- precisão na tomada de decisões;
- soluções rápidas para questões complexas;
- ampliação de conhecimentos;
- otimização de dados e recursos;
- expansão do potencial humano.
Todos esses benefícios tornam promissor o futuro da educação corporativa nas empresas, revolucionando a maneira pela qual lidam com o conhecimento. Sem dúvida, a tecnologia ultrapassa limites tradicionais, trazendo novos conceitos de qualidade e eficiência no meio organizacional.
Quer aprender mais sobre novas tendências da educação corporativa? Baixe então nosso e-book Microlearning: o que é e como pode ajudar a sua empresa!