Tendências da Aprendizagem Móvel

 


O que você vai ler aqui:

  1. Experiência imersiva
  2. Aprendizagem autodirigida
  3. Plataforma LMS responsiva
  4. Compartilhamento de conteúdo
  5. Caminhos personalizados


Aprendizagem móvel

Em um mundo cada vez mais conectado por meio dos dispositivos móveis, integrar essa oportunidade à aprendizagem dos colaboradores tornou-se essencial para os treinamentos corporativos. Para tanto, o RH precisa estar sempre atento às tendências de aprendizagem móvel.

Esse aprendizado via dispositivos móveis proporciona muitas vantagens para as empresas, pois possibilita a aprendizagem em qualquer lugar e a qualquer momento, gera maiores chances de aprender por meio do ensino à distância e traz mais flexibilidade no acesso ao conteúdo didático.

Pensando nisso, listamos as maiores tendências de aprendizagem móvel que podem ser esperadas para o ano de 2019. Vamos conhecê-las? Então, continue acompanhando a leitura e confira!

 

Experiência imersiva

O método de aprendizagem imersiva permite que o colaborador aprenda de maneira interativa e prática. Isso porque se combina a dinâmica da gamificação, realidade aumentada, realidade virtual, vídeos interativos e storytelling para criar um ambiente que utilize os os cincos sentidos do ser humano durante o treinamento.

Basicamente, esse método permite criar e recriar cenários de aprendizagem digital. Isso faz com que os treinamentos tornem-se mais atrativos para os colaboradores do que textos escritos, o que leva a uma melhora na retenção do conteúdo didático.

Por exemplo, a gamificação e os vídeos interativos podem ser usados para desenvolver habilidades e verificar a assimilação do aprendizado por meio de questionários e avaliações. Já a realidade aumentada pode ser utilizada para recriar situações de perigo em um ambiente controlado ou simular treinamentos que colocariam em risco as pessoas, como os da área da medicina.

A realidade virtual pode ser uma ferramenta utilizada para recepcionar os novos profissionais. Por exemplo, por meio dela, eles podem fazer um tour pelo local de trabalho. A aprendizagem imersiva já é uma tendência nos cursos EAD e está tornando-se essencial para os usuários de dispositivos móveis.

 

Aprendizagem autodirigida

O mobile é o meio de comunicação que tem alterado a nossa capacidade de aprender. Ele permite que o aprendizado esteja nas nossas mãos. Com isso, possibilita a descoberta de novos saberes de maneira que incentive o colaborador a investir no próprio desenvolvimento.

Dessa forma, a aprendizagem autodirigida tem se tornado uma tendência nos treinamentos online. Sendo assim, além de propor o que deve ser aprendido pelos colaboradores, com base em um levantamento de necessidades de treinamentos, permita que eles tenham a liberdade de escolher o que desejam aprender.

Isso também dá a eles a oportunidade de aprender onde, como e quando desejarem. Mais do que isso, incentiva os colaboradores a desenvolverem as suas habilidades e aumenta o seu grau de motivação para continuar aprendendo cada vez mais.

Para tanto, oriente os colaboradores a encontrarem os formatos e metodologias de aprendizagem de acordo com o seu perfil, disponibilize diversos tipos de conteúdos em um plataforma de treinamento e estimule-os a criar trilhas de aprendizagem pessoais.

 

 

Plataforma LMS responsiva

Mais uma tendência da aprendizagem móvel é a plataforma LMS, ou sistema de gestão de treinamentos, em português. Também pode ser conhecida como plataforma de ensino à distância ou plataforma EAD.

Ela revolucionou os treinamentos corporativos ao transportar o ambiente educacional presencial para o espaço digital. Para além disso, o LMS permite criar conteúdos, avaliar o desempenho dos colaboradores, acompanhar os progressos por etapas e proporcionar uma maior interação entre colaborador e tutor.

Essa ferramenta continua a evoluir e a se adaptar às evoluções tecnológicas e aos desafios de aprendizagens, que vão desde a adoção de novos métodos de ensino como a gamificação e o microlearning até a adaptação da própria plataforma para ser acessada por meio dos dispositivos móveis, como tablets e smartphones.

Powered by Rock Convert

Utilize a plataforma LMS para disponibilizar conteúdos curtos ou extensos, realizar testes ou pesquisas, comunicar-se por meio de web conferências e chats, criar fóruns de discussão e emitir relatórios de desempenho individual.

 

Compartilhamento de conteúdo

Incentivar os colaboradores a compartilhar conteúdos (imagens, vídeos, documentos, PDFs e postagens) aumenta o envolvimento deles no processo de aprendizagem. Para que eles tornem-se mais ativos, você pode estimulá-los a produzirem seus próprios conteúdos e depois compartilhá-los.

Com os dispositivos móveis e o uso intenso das redes sociais, esse compartilhamento pode ser feito de maneira mais rápida e fácil. Também pode ser feito o upload para que possam ser lidos no modo offline.

Então, aproveite as mídias sociais para para criar espaços de conhecimento colaborativo em ambientes de aprendizagem interativos. Por exemplo, os profissionais podem trocar informações para solucionar problemas pontuais em enquetes criadas em grupos no Facebook.

Você também pode aumentar a transferência de aprendizado por meio de lives feitas pelos tutores. Outra dica é utilizar o YouTube para compartilhar vídeos ou, então, utilizar o WhatsApp como um canal de comunicação para que os colaboradores possam interagir com os tutores.

 

Caminhos personalizados

O e-learning permite gerar uma grande quantidade de dados que podem ser utilizados para avaliar o desempenho de cada profissional, seu nível de habilidades e interesses pessoais e profissionais e, com isso, mapear treinamentos cada vez mais eficientes.

Isso é possível porque, com as informações coletadas, são determinadas quais as experiências profissionais mais adequadas para cada colaborador ou equipe. Dessa forma, são traçados caminhos de aprendizagem personalizados.

Se você deseja melhorar o ambiente de aprendizagem, entender o nível de qualificação dos colaboradores, diversificar a experiência nos treinamentos e captar necessidades de aprendizagem que não forem percebidas, então invista na aprendizado personalizado.

Há muitas plataformas de treinamento que estão projetadas para o mobile, de forma a facilitar o rastreamento dos dados por meio do dispositivo móvel. Então, fique de olho nessa tendência também!

O processo de aprendizagem está se tornando cada vez mais aberto, dinâmico, ágil e conectado por causa das transformações digitais. Essa mudança é quase impossível de ser ignorada pelas empresas que desejam realizar treinamentos que gerem resultados mais eficientes.

Para percorrer essa jornada digital nos treinamentos corporativos, sempre acompanhe as novidades do mercado para o setor de recursos humanos. Como podemos observar, há muitas maneiras de explorar as tendências de aprendizagem móvel para 2019 em sua empresa. Por qual delas vocês vai começar?

Você gostou de conhecer essas novas possibilidades de aprendizagem móvel? Então, continue a visita ao nosso blog e descubra agora quais são as 7 principais tendências da educação corporativa para 2019!

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *