Como aumentar a performance do time comercial por meio do E-learning?

A área de vendas das empresas geralmente requer uma atenção especial. Embora todos os departamentos sejam responsáveis pelo bom funcionamento do negócio e a conquista de resultados que possam sustentar a estrutura da melhor forma possível, é normal que todo comercial sofra um tipo de pressão diferente.

Com um perfil um pouco mais expansivo e que às vezes não tende muito a seguir todas as normas em seus menores detalhes, a área de vendas é um setor que tem contato tanto interno como externo, e isso é muito bom para que a empresa consiga perceber como anda pensando o mercado consumidor.

Para ajudar a desenvolver mais produtivamente esses profissionais e favorecer uma melhor performance, o e-learning para time comercial é uma opção interessante a ser considerada pela empresa. Contudo, é bom que se entenda como a dinâmica dessa ferramenta se adéqua a esse tipo de situação. Vamos lá!

 

O ritmo de cada um

Com uma agenda de trabalho que normalmente não segue exatamente o expediente comercial, horários de almoço fora de uma rotina e, dependendo do caso, muitas viagens para prospectar e atender clientes, um vendedor precisa desenvolver um ritmo de atuação que consiga conciliar as suas metas com a sua forma de organizar o tempo.

Além disso, é preciso lembrar que pode existir também uma distribuição geográfica que não ajude muito na hora de fazer um treinamento para toda a equipe ao mesmo tempo.

Como a prioridade é o cliente, ainda temos que considerar que, toda vez que o telefone toca, não tem como não atender, pois, por causa da concorrência, os clientes nem sempre oferecem uma segunda oportunidade.

E-learning para o comercial

Considerando tudo isso, o desenvolvimento de treinamentos para o time do comercial normalmente exige um pouco mais de atenção do que um departamento interno e apegado a uma rotina tradicional.

Sendo assim, a plataforma de e-learning é uma opção interessante de ser adotada, uma vez que permite que cada um dos alunos tenha a liberdade de montar a sua programação de estudos.

Seja ela mais condensada no final de semana ou à noite, para que se percorra toda a trilha de conhecimento em tranquilidade, ou fragmentada entre um cliente e outro e logo depois do horário de almoço, cabe ao aluno definir seus horários.

Aprendizado auditivo, visual e sinestésico

Geralmente tendo um nível de dinamismo mais elevado que a média dos outros colaboradores da empresa, a equipe do comercial demanda alguns estímulos de maneira mais frequente.

É muito importante que, ao se pensar em qualquer tipo de capacitação ou mesmo de reciclagem, seja considerado que as pessoas têm formas de aquisição e retenção de conhecimento distintas. Por isso é tão importante que a plataforma consiga abordar diferentes maneiras de transmitir o conhecimento.

A vantagem da plataforma de e-learning é que é possível atingir todos os tipos de aprendizagem.

Os auditivos

Os auditivos, que vão buscar um ambiente mais tranquilo, poderão utilizar fones e concentrar bastante a sua atenção em tudo que lhes é passado sempre com uma boa qualidade de som e com um texto bem estruturado.

Os visuais

Quanto aos visuais, estes terão muito mais prazer e facilidade em aprender com boas imagens, vídeos e esquemas que consigam traduzir o conteúdo em figuras e movimentos que não deixem de roubar a atenção. Além do apelo visual, quando falamos em e-learning, é bom lembrar que, por si só, as telas hoje em dia já roubam muito da nossa atenção diária, o que, neste caso, é ótimo.

Os sinestésicos

Para os sinestésicos, existem duas grandes potencialidades a serem exploradas. A primeira delas é o storytelling, que faz com que o aluno consiga ver projetada uma situação análoga ao seu contexto do dia a dia e que vai fazer com que ele possa entender como o conteúdo se aplica em sua rotina.

O segundo ponto é que ele também terá condições práticas de testar os novos conhecimentos e fazer as adaptações necessárias à medida que percebe como melhor funcionam os novos conhecimentos. Essa vivência ajuda a consolidar todo o aprendizado.

 

Gamificação e vida real

Assim como nos jogos, o vendedor tem uma carreira dividida em fases. Sendo iniciada novamente a cada mês e com algumas variações causadas pela sazonalidade da época, ele precisa sempre acumular pequenas vitórias para garantir resultados satisfatórios no final do período.

Dessa forma, pela própria natureza da função, o pessoal do comercial já se identifica muito com os sistemas de gamificação, mesmo que ainda não se dê tanta conta disso. De qualquer forma, conscientemente ou não, é muito fácil trabalhar a aquisição de novas competências e habilidades por meio dessa metodologia.

É uma maneira mais lúdica e suave de incentivar a competitividade, ainda que ela esteja voltada para fazer com que o profissional se volte a bater os próprios recordes em busca de uma meta maior.

Avanço gradual e correção de rotas

Um treinamento que tenha uma estrutura muito rígida e que seja realizado de forma corrida, intensiva, sem intervalos para o assentamento e digestão do conhecimento recebido, pode ser um pouco agressivo e rapidamente esquecido.

Pensando na fixação do conteúdo, é importante que haja tempo para o exercício de práticas que ajudem o aluno a assimilar e introjetar verdadeiramente os novos conceitos.

Além disso, uma estrutura rígida dificultará a mudança de rota com uma boa velocidade. Assim, quando possível, é bom que se monte treinamentos divididos em módulos. O tempo que se tem para a adequação de conteúdo e ajustes de linguagem é maior.

No caso do e-learning, um investimento na melhoria da formação dos alunos pode ser dividido em pequenos blocos (Microlearning), o que tanto torna mais barato todo o processo, como ajuda a criar uma cultura de aprendizado contínuo, que é algo que toda equipe de vendas precisa ter.

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