Como elaborar um planejamento de qualificação por setores na empresa

 

O planejamento de qualificação por setores atua identificando falhas de conhecimento e promovendo a qualificação dos profissionais em temas específicos inerentes a cada departamento.

Por meio dos processos de treinamento e desenvolvimento, os colaboradores podem adquirir novos conhecimentos, habilidades e atitudes, que alteram seus hábitos e comportamentos para torná-los mais eficientes naquilo que fazem, promovendo, assim, a sustentabilidade do negócio para o qual trabalham.

Para elaborar um bom planejamento de treinamento e desenvolvimento para os setores, é fundamental ter atenção para a apuração de necessidades de demandas específicas. É a partir disso que você poderá desenvolver um planejamento de qualificação por setores que facilitará os processos de execução.

Cada setor apresenta necessidades diferentes de qualificação. Por isso, é importante ficar atento e ter a liderança dos setores como aliada!

Separamos para você 4 dicas de como elaborar um planejamento de qualificação por setores na empresa. Acompanhe:

 

1. Identifique as necessidades de treinamento e desenvolvimento por setor

 

O levantamento de necessidades de treinamento por setor é o primeiro passo para um processo de diagnóstico. Nele, os líderes e a equipe de treinamento e desenvolvimento olham para a empresa e procuram responder às seguintes perguntas:

 

  • Quais questões no setor devem ser eliminadas por meio de treinamento?
  • Quais são as metas do setor em curto, médio e longo prazo?
  • Quais são as principais competências a serem desenvolvidas por setor?
  • Quais são os resultados esperados por setor?

 

É importante saber diferenciar os tipos de necessidade de cada setor e ficar atento, observando bem as demandas do mercado e da empresa.

No levantamento de necessidades de treinamento, a equipe de treinamento e desenvolvimento precisa observar o clima organizacional e procurar interagir com gestores, colaboradores, fornecedores e até mesmo clientes.

Também é preciso avaliar indicadores da empresa, tanto os quantitativos quanto os qualitativos. Com essas informações, você consegue especificar quais são os gaps a serem preenchidos e as capacidades que os setores precisam aprimorar ou desenvolver.

 

2. Desenvolva um bom planejamento

 

É fundamental pensar quais são os objetivos do planejamento de qualificação por setores e as razões da sua realização, para formar ações que realmente alcancem as metas esperadas.

Esta etapa pode ser entendida como o esboço do plano de capacitação, que visa atender às necessidades identificadas.

No planejamento de qualificação por setor, é preciso pensar em como estruturar o processo de ensino. Para isso, é importante considerar os melhores métodos (seminários, aulas, palestras, cursos online, grupos de estudos, entre outros), a logística (se possível, ofereça na empresa e em horário de trabalho) e quem vai conduzir o treinamento.

Você deve planejar também os prazos, pensando no início e término dos treinamentos. Nesse sentido, considere qual será o investimento da empresa. Avalie o orçamento da organização e procure estruturar um processo de qualidade.

Seja cuidadoso e minucioso no seu planejamento. Para facilitar o desenvolvimento de um bom planejamento de qualificação por setores, acompanhe a checklist:

 

  • Quem vai ensinar? A pessoa é referência para o setor? — Seleção de instrutores;
  • Quais temas devem ser abordados? — Conteúdo do treinamento;
  • Por que esse tema deve ser trabalhado para o setor? — Diagnóstico problema;
  • Quais serão as pessoas selecionadas para os treinamentos? — Pessoas que necessitam eliminar falhas de competências;
  • Como se deve ensinar? — Métodos e recursos instrucionais;
  • Onde as aulas acontecerão? — Local e equipamentos necessários;
  • Quando? — Data ou período ideal;
  • Qual o investimento? — Orçamento para o plano de capacitação.

 

3. Coloque o planejamento em prática

 

Após estruturar bem o levantamento de necessidades e planejamento de qualificação por setores, é preciso agir!

Quanto mais tempo você tiver empregado no desenvolvimento do planejamento, mais preparado estará para colocá-lo em prática.

 

Aqui devem ser realizadas as seguintes ações:

 

  • delegação das responsabilidades de execução e avaliação;
  • apresentação do plano aos executores;
  • divulgação do programa de treinamento;
  • programação dos locais para o treinamento e reserva dos equipamentos;
  • avaliação dos métodos de ensino;
  • avaliação pós-treinamento.

 

Contudo, situações que não estavam planejadas podem surgir. Se isso acontecer, não se desespere. É apenas mais uma dificuldade a ser enfrentada.

 

Procure antecipar estratégias para lidar com as questões que possam surgir no meio do caminho.

 

4. Avalie os resultados

 

O treinamento pode ter sido executado da melhor forma possível, mas isso não quer dizer que ele tenha trazido soluções para a empresa. Para fazer a avaliação da qualificação por setores, você precisa considerar dois pontos importantes:

 

  • o treinamento teve o efeito desejado no comportamento das pessoas do setor?
  • o treinamento produziu os resultados que a empresa esperava?

 

Você pode fazer isso de várias formas. O ideal é usar mais de uma estratégia para garantir uma visão mais completa do desdobramento dos treinamentos.

Veja abaixo as formas mais comuns de avaliar o treinamento e o desenvolvimento:

 

1. Avaliação conteúdos

 

Fazer avaliações de conteúdo pode ser ótimo se o treinamento envolve ganho de conhecimento técnico. Por meio das respostas obtidas, você vai perceber se o conteúdo foi bem assimilado pela equipe dos setores.

 

2. Feedbacks

 

Procure saber a opinião dos colaboradores sobre os treinamentos. Ouça as sugestões e, se tiver alguma dificuldade, fale com a equipe sobre possíveis soluções.

Caso perceba que os colaboradores estão receosos em se expressar, é possível oferecer questionários sem identificação.

 

3. Compare os indicadores da empresa

 

E primeiro lugar, veja as questões que levaram à necessidade de realizar capacitações. Observe se houve melhorias ou se novas questões surgiram. Veja com atenção as posturas dos funcionários após cada treinamento.

O desenvolvimento das competências comportamentais e técnicas faz parte do processo, mas tem mais um caráter de longo prazo. Não será em apenas um treinamento que o colaborador vai aprender tudo.

Com avaliações em longo prazo, você vai observar melhor os efeitos da realização dos treinamentos nos setores.

Por último, mas não menos importante, é necessário avaliar os resultados do treinamento e do desenvolvimento, mensurando o ganho de conhecimentos que agregaram valor competitivo para a empresa e para o colaborador.

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