Como lidar com a entrada da Geração Y no mercado de trabalho?

 

Uma nova geração tem se incorporado ao mercado de trabalho. Trata-se da chamada geração Y, também conhecida como geração Millennial,  que tem as próprias peculiaridades e o gestor de empresas precisa estar bem preparado para lidar com ela e aproveitar todo o seu potencial.

Tem enfrentado contratempos para lidar com os contratados mais novos da organização em que trabalha? Veja um pouco mais sobre a geração Y e descubra as melhores formas de trabalhar com os profissionais que apresentam esse novo perfil!

 

As características da geração Y

 

A geração Y é formada por jovens que gostam de trabalhar, ainda que algumas pessoas pensem o contrário. Mas ela se sente motivada por coisas que vão além do simples ganho financeiro.

São profissionais que se caracterizam pela entrada no novo século e estão em busca de uma efetiva autorrealização. Eles nutrem um desejo elevado de mudar o mundo e estão sintonizados com a nova tecnologia, sempre dispostos a inovar e a fazer uso dos recursos digitais para otimizar seu trabalho.

É realmente necessário que as empresas se ajustem à nova geração para conquistar novos talentos e poder usufruir os benefícios de seu trabalho. É necessária essa mudança também porque o mercado está continuamente em transformação e, caso a empresa prefira permanecer enraizada em suas ideias ou metodologia ultrapassadas, será mais difícil manter um potencial competitivo e assegurar sua sobrevivência.

Pode-se classificar a geração Y como a geração da revolução digital, que busca soluções rápidas para os problemas e deseja se projetar de forma mais autônoma no mercado de trabalho.

 

As vantagens da geração Y

 

Os especialistas têm procurado identificar as maiores vantagens em trabalhar com a geração Y. Entre essas vantagens, podemos citar:

  • Otimismo;
  • Boa vontade para cumprir seu dever de cidadão;
  • Muito apego às amizades;
  • Sociabilidade;
  • Muita facilidade em aprender;
  • Interesse elevado na vida profissional;
  • Capacidade para trabalhar de forma coletiva;
  • Potencial para demonstrar muita tenacidade e até atos de heroísmo.

Os jovens da geração Y são questionadores e começaram a duvidar de certos valores que estavam arraigados em nossa sociedade. Essa é uma vantagem para as empresas que desejam inovar e se projetar no futuro.

Jovens com idade entre 20 e 35 anos lançam seus negócios antes de seus pais. Uma pesquisa mostra que os pais lançaram seus próprios negócios com a idade de 35 anos, em média, enquanto seus filhos reduziram em quase dez anos essa diferença, lançando seus negócios com uma idade média de 27 anos.

 

A preparação para trabalhar com os jovens da geração Y

 

Naturalmente, o salário será sempre um diferencial importante, mas não será o único. A fim de motivar a geração Y, será preciso investir em outros aspectos.

Por exemplo: é preciso oferecer novos desafios, como a possibilidade de trabalhar no exterior, de obter o equilíbrio ideal entre a vida pessoal e profissional e de se engajar em iniciativas de responsabilidade socioambiental.

De certo modo, esses jovens profissionais são mais exigentes, mas têm muito a oferecer. Para que eles se comprometam efetivamente com o trabalho e se mantenham como funcionários, a empresa precisará inovar, seguindo as novas tendências (principalmente as de natureza tecnológica). Sem estímulo, nenhum profissional se sente apto para trabalhar, mesmo que goze de boa saúde física.

É evidente que as exigências da geração Y também estão condicionadas à estrutura socioeconômica do país, ou seja, os jovens também deverão se ajustar a certas exigências e restrições para obter um emprego ou desenvolver um trabalho promissor como autônomos.

Conceitos como hierarquia tendem a mudar drasticamente. Os padrões hierárquicos, para a nova geração, não podem ser motivo para aumentar a burocracia profissional.

A transparência na comunicação é outro fator altamente relevante quando se trata de captar profissionais da geração Y. Habituados a um universo em que a comunicação flui de forma natural e concisa, mas bastante clara, esses jovens também valorizam uma comunicação clara nas relações de trabalho.

 

As melhores formas de motivar a geração Y dentro de uma empresa

 

Para o gestor que deseja captar e reter talentos da geração Y, seguem algumas dicas:

  • Investir em treinamentos, atualizações e outras maneiras de qualificação profissional;
  • Permitir o acesso direto aos líderes e a todos que ocupam cargos de chefia;
  • Encorajar o equilíbrio entre a vida social e a vida profissional;
  • Oferecer boas oportunidades de ajudar a comunidade;
  • Desenvolver boas relações de amizade no trabalho, o sentimento de familiaridade e de trabalho em equipe;
  • Oferecer um local seguro para a realização de suas atividades;
  • Deixar bem claro que o profissional é bem-vindo na empresa;
  • Fornecer um tratamento igualitário e de respeito, independentemente de cor, gênero, opção sexual, etnia, religião e assim por diante;
  • Os gestores e líderes devem apresentar capacidade para ouvir e ficar atento às novas demandas, portando-se com autenticidade em suas relações de trabalho;
  • Capacidade de inovar.

 

O jovem da geração Y deseja se sentir orgulhoso do trabalho que realiza e da empresa onde trabalha.

Muitas empresas que são especializadas em lidar com jovens da geração Y sugerem as seguintes práticas para captar e reter esses novos talentos: reconhecer os talentos e contribuir para potencializar o desempenho individual; nunca deixar de passar feedbacks sobre o seu trabalho; oferecer oportunidades de desenvolvimento (principalmente a chance de o jovem tornar-se um líder dentro da empresa); manter a mente sempre aberta para as novas sugestões; desenvolver o mútuo respeito nas relações; não dar valor exagerado à hierarquia; mostrar autenticidade, poder colaborativo e firmeza na comunicação; deixar bem claros quais são as diretrizes e os objetivos que devem ser cumpridos.

 

A geração X e a geração Y: trabalhando juntos

 

Os representantes da geração X (que é a geração imediatamente anterior à geração Y) podem trabalhar em parceria com a nova geração, a fim de obter melhores resultados no trabalho.

Os profissionais da geração X apresentam, em geral, melhores habilidades emocionais para se relacionar com as pessoas do que os jovens da geração Y. Essa característica pode contribuir para melhorar e complementar as relações de trabalho, ao invés de criar conflitos e desentendimentos desnecessários.

A geração X deve entender ainda que a geração millennial prefere sair do trabalho às 17 horas porque tem uma vida para viver lá fora (como em geral acontece com os jovens de qualquer geração).

Ou seja, não há somente diferenças a superar, mas incríveis semelhanças entre as pessoas. A geração Y também procura, como qualquer profissional antes dela e qualquer profissional que virá depois dela, um bom local de trabalho, onde seja possível manter relações de confiança e onde seja possível crescer profissional e financeiramente.

Como você tem lidado com o trabalho com a geração millennial? Se você gostou deste post, aproveite para compartilhá-lo nas suas redes sociais — assim, outros gestores poderão ler e trocar ideias sobre a nova geração que está ingressando no mercado de trabalho!

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