Como o RH pode ajudar no clima organizacional nas empresas

Um dos papéis do RH é conectar os desejos e expectativas dos colaboradores com a realidade da empresa. Tarefa com impacto direto em como cada profissional vê o local de trabalho e planeja a sua carreira.

Mas como conseguir que o nível de satisfação dos colaboradores seja o melhor possível? Confira como a otimização do clima organizacional nas empresas resolve essa questão e de que maneira o setor de RH pode atingir essa melhora através de ações. Boa leitura!

O que é clima organizacional?

 

Antes de partir para as dicas de ações que podem ser implementadas pelo RH, saiba o que é o clima organizacional e, porque ele é tão importante para as empresas.

O clima organizacional corresponde à visão que o público interno de um negócio, seus colaboradores, têm sobre ele.

Esse clima pode ser percebido de diferentes formas conforme a experiência e vivência de cada colaborador e se conecta com os seguintes fatores:

  • Sua relação com os seus colegas;
  • Como ele lida com as suas lideranças e os demais departamentos;
  • Sua motivação para atuar na empresa;
  • As condições de trabalho
  • A pressão a que ele é submetido e as recompensas que recebe.

Ou seja, o clima organizacional é formado pela satisfação dos colaboradores, quanto maior ela for, maior a produtividade e maior será a retenção de talentos por parte da empresa.

Ações implementadas pelo RH para ajudar no clima organizacional nas empresas

 

Manter o clima organizacional nas empresas é papel do RH, que pode atingi-lo através de diversas ações, confira alguma delas:

Disseminação da cultura da empresa

 

Se o profissional concordar com a cultura da empresa, ou seja, seus valores, crenças e toda filosofia que norteia o negócio, a sua atuação certamente será melhor e mais produtiva.

Para isso, é necessário disseminar a cultura da empresa entre os colaboradores, fazendo eles vestirem a camisa do negócio e defenderem também as pautas que a empresa representa, se sentindo parte de algo maior, não apenas cumprindo sua função como empregado.

Benefícios

 

Benefícios que se relacionam com o bem-estar pessoal do colaborador, e por consequência a sua boa atuação no trabalho, também melhoram a percepção e o clima interno.

Além do vale-alimentação e refeição, do vale-transporte e do plano de saúde, a empresa pode oferecer ao profissional planos que dão acesso a diversos centros de atividade física, psicólogos e outras vantagens como folga no dia do aniversário, horário de trabalho reduzido às sextas-feiras e um bom banco de horas.

Capacitação

 

A capacitação dos colaboradores impacta diretamente o clima organizacional. Cursos e palestras pagos pela empresa, além de serem vistos como um benefício, são uma ótima maneira de motivar os colaboradores, mas principalmente aumentar os seus conhecimentos.

Quanto mais conhecimentos o colaborador adquirir, mais confiante ele se sentirá para desempenhar o seu papel, além de aprender coisas novas de outras áreas, que agregarão no seu trabalho e em suas trocas com os colegas.

Reconhecimento

 

Diversas empresas apostam no reconhecimento como fonte de melhoria do clima organizacional, um exemplo clássico é a placa de funcionário do mês.

Esse reconhecimento pode vir com folgas, bônus em dinheiro e aquilo que o profissional que deseja crescer na carreira mais almeja, promoções.

Inovação e tecnologia

 

Encurtar os processos que podem ser burocráticos, otimizando o tempo do trabalhador, também garante uma visão melhor da empresa. Um exemplo disso é o relógio de ponto, que facilita a vida dos colaboradores e do RH.

Promoção de eventos

 

Empresas novas, ligadas principalmente ao setor de tecnologia, e startups também alavancando sua imagem interna a partir da promoção de eventos que reúnem os seus colaboradores em climas descontraídos.

Nesse caso a empresa organiza eventos que se conversam com o seu público interno, como a realização de happy-hours, shows e festas temáticas.

Investimento em um ambiente de trabalho saudável

 

Por fim, não se esqueça de que a empresa pode oferecer excelentes benefícios, mas o ambiente de trabalho saudável e a remuneração compatível ainda são os principais fatores na hora de medir o clima organizacional.

Para isso, é necessário também treinar as lideranças, para que o trabalho ocorra de maneira colaborativa e empática, considerando as opiniões e as percepções de cada colaborador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *