Como posso reduzir o turnover da empresa?

 

O investimento de empresas em qualificação profissional tem muito mais efeito sobre o turnover do que se pode imaginar. No Brasil, houve um aumento de 82% na rotatividade de pessoal nos últimos anos.

Segundo especialistas, a facilidade em mudar de emprego se deve, na maioria das vezes, à falta de investimento no colaborador, que sente a necessidade de evoluir, pessoal e profissionalmente, e sai em busca de melhores propostas.

O índice de rotatividade equilibrado é um sinal de que a empresa consegue reter seus talentos, o que pode determinar o sucesso dos negócios.

Sendo assim, ao oferecer perspectiva para a sua equipe, a empresa investe em produtividade e qualidade, tornando-se mais competitiva.

 

Principais causas de turnover 

Para ter certeza do que a sua empresa precisa para reduzir a rotatividade de pessoal, destacaremos as principais causas de turnover e mostraremos de que forma elas influenciam na dinâmica de trabalho.

Segundo pesquisa realizada com funcionários de todo o Brasil, os principais motivos são:

 

  • Remuneração baixa e falta de reconhecimento (33%);
  • Desmotivação (30%);
  • Preocupação com o futuro (29%);
  • Falta de equilíbrio entre vida profissional e pessoal (26%).

 

Como podemos ver, grande parte dos motivos se deve a fatores internos, ou seja, que dizem respeito à percepção do próprio profissional acerca do seu trabalho.

Por isso, o caminho para obter uma equipe satisfeita e engajada é o investimento no capital humano.

O campo de treinamento e desenvolvimento de uma organização é responsável por uma grande fatia desse tipo de investimento, atuando em todos os motivos citados anteriormente.

Reconhecimento, motivação, perspectiva de futuro e jornada de trabalho são aspectos que podem ser modificados se houver oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional. Isso ocorre porque uma cultura de aprendizado traz inovação e modernização para a empresa.

A qualidade do trabalho torna os procedimentos mais assertivos, diminuindo desperdício de tempo e recursos. Assim, a empresa pode se concentrar na gestão de talentos.

 

Retendo talentos com qualificação profissional

Qualificação profissional é o resultado de um conjunto de fatores como conhecimento técnico, teórico, operacional, habilidades e, principalmente, capacidade de utilizar isso tudo na ação final.

Há muitas formas de investir em qualificação profissional, mas nem todas elas são capazes de reter os talentos da organização. Para saber se as ações da empresa terão impacto para os colaboradores, existem alguns caminhos mais garantidos para seguir.

Veja como investir em qualificação profissional da maneira certa e garantir a redução do turnover!

 

Implemente um plano de carreira que considere a capacitação profissional

Um bom plano de carreira deve ter critérios claros para o crescimento do colaborador. Além disso, deve ser, ao mesmo tempo, acessível e desafiador.

Portanto, um critério indispensável é a capacitação profissional, a qual está intimamente ligada às oportunidades que a empresa oferece.

Capacitação não é o mesmo que qualificação. Uma das mais recentes definições de capacitação consiste na ideia de que ela está ligada especificamente ao aprendizado em certos contextos, com objetivos claros e específicos.

Uma ação de capacitação profissional preenche as seguintes questões.

 

  • Para que?
  • Como?
  • Para quem?
  • Quando?

 

Estima-se que um profissional qualificado na sua área tenha assimilado determinados conteúdos e conheça bem seus objetivos, o que o torna capacitado para avançar para outros níveis.

 

Conheça as necessidades dos colaboradores

Além dos fatores técnicos ligados ao crescimento dentro da respectiva organização, há também a motivação dos colaboradores, que tem um papel fundamental no exercício da sua função e, como as estatísticas mostraram, na sua permanência na empresa.

Sabendo-se, então, que se trata de um fator interno, ou seja, que diz respeito ao que o colaborador precisa, há nas políticas organizacionais uma parcela de investimento destinada à satisfação dos colaboradores.

Por isso, conhecer as necessidades do colaborador é uma tarefa que ajudará a empresa a implementar estratégias assertivas e compatíveis com as expectativas da sua equipe. Até mesmo e, talvez, especialmente, aquelas ligadas à gestão de talentos.

 

Trabalhe com o desenvolvimento integral

Para fechar, um bom programa de qualificação profissional deve trabalhar com uma visão integral acerca de seus talentos.

Além de investir em capacitação por meio de treinamentos específicos, cursos e outras ferramentas de qualificação, é preciso aliar esse crescimento à dimensão pessoal.

Sabemos que o ser humano é um todo indivisível e que, dentro das empresas, há diferentes condutas atuando ao mesmo tempo. Portanto, a qualificação de pessoal deve ser capaz de extrair a melhor versão do colaborador, valorizando suas singularidades.

Isso é completamente diferente, por exemplo, de nivelar o pessoal com base nas mesmas características, pois em vez de moldar condutas, esse olhar canaliza o potencial individual de cada um para um crescimento global que inclua o colaborador e a empresa.

 

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Buscando um modelo para qualificar sua equipe

Existe um modelo ideal que possa ser seguido pelas empresas para obter a redução da rotatividade?

A resposta é: sim e não. Quer saber por quê? Continue a leitura!

 

Por que SIM?

Observa-se no mercado uma grande variedade de estratégias de qualificação profissional. A busca por um modelo ideal em treinamento e desenvolvimento é algo que vem sendo perseguido por muitas empresas.

Dessa forma, diante dessa busca incessante, é possível descartar, com uma grande margem de segurança, aquilo que não funciona no mundo contemporâneo.

Não haverá diminuição de rotatividade se as estratégias de qualificação forem:

 

  • Restritas aos cargos de liderança;
  • Demasiadamente rígidas;
  • Custosas ou trabalhosas para a equipe;
  • Insuficientemente compensatórias;
  • Distantes da realidade da empresa.

Diante dessas contraindicações, é possível afirmar, sim, que há caminhos mais adequados para promover uma qualificação que retenha os colaboradores. No entanto, é preciso ter cuidado, também, para não buscar fórmulas mágicas.

Entenda agora por que não podemos afirmar que existe uma fórmula ideal para todas as empresas.

 

Por que NÃO?

Não dá para afirmar que existe um modelo ideal para todos os negócios. Dificilmente o que serve para uma empresa servirá para todas as outras. Por motivos óbvios, cada uma possui características únicas que as diferem umas das outras.

Ao negligenciar as diferenças individuais, a instituição perde em riqueza intelectual, cultural e operacional, ignorando a própria história da organização e das pessoas que constroem sua trajetória.

O espaço para a inovação é uma lacuna que precisa sempre estar aberta para qualquer empresa, até mesmo para aquelas que acreditam que já alcançaram um alto grau de qualificação.

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