Na vida, contamos histórias o tempo todo, ainda que muitas vezes não nos demos conta disso. Conversando com amigos ou contando experiências em entrevistas de emprego, histórias são essenciais para o nosso desenvolvimento. Sabendo disso, gestores passaram a utilizar a técnica do storytelling para treinamento corporativo, que nada mais é do que contar histórias que promovem aprendizado, para engajar colaboradores.
Desenvolver essa capacidade é um diferencial que, aos poucos, muitas pessoas estão descobrindo, uma vez que seus efeitos no ambiente organizacional, principalmente em ações publicitárias e treinamentos, são surpreendentes.
Alguém que saiba contar histórias tem um poder maior de conquistar pessoas e engajá-las em suas ideias ou projetos. Mas não é só nesse aspecto que a técnica traz benefícios: o próprio praticante da storytelling se beneficia da prática, melhorando tanto a capacidade de comunicação quanto o ato específico de falar em público.
Descubra neste material o poder do storytelling em treinamentos corporativos e as vantagens que ele oferece!
O poder de contar histórias
Desde que o mundo é mundo, os contadores de história existem. A tradição de transmitir contos para outras pessoas é a forma primitiva da arte de dizer e, como uma prática que sobrevive a todas as épocas, ela tem o poder de ativar memórias e reunir pessoas dos mais variados perfis.
O resgate de saberes e a sua inserção no meio corporativo é uma tendência que complementa o senso prático do ambiente de trabalho, enriquecendo treinamentos e palestras com outros tipos de conhecimento.
De hospitais a multinacionais, a experiência de contadores revela que a arte da narrativa desenvolve a capacidade de abstração, a troca entre pessoas de igual para igual e a imaginação criativa, característica tão importantes para a criação de soluções no contexto organizacional.
Outro ganho na incorporação do storytelling é a assimilação de valores relevantes para a instituição, uma vez que torná-los acessíveis na forma de uma narrativa permite um alcance maior e mais significativo.
Características do storytelling
Utilizado em estratégias de marketing de conteúdo ou em diferentes modalidades de treinamento, a técnica tem características básicas que a definem, como estrutura, linguagem, temáticas específicas etc.
Veja o que é preciso para criar um excelente storytelling:
- estrutura narrativa com cenário, enredo, personagens, ponto de vista e desafio;
- linguagem adequada ao contexto;
- conteúdo relevante;
- caráter educativo;
- equilíbrio entre subjetividade e foco;
- aproximação com a realidade.
Todos esses aspectos são essenciais para criar uma história que transmita aprendizado, conquiste o público, oferecendo uma experiência prazerosa, e gere algum tipo de reflexão que possa ser aplicada na vida real.
Vantagens do storytelling para treinamento corporativo
Quem está interessado em inserir essa prática no treinamento da empresa quer inovação e, por isso, vai gostar de saber sobre as vantagens que essa técnica oferece quando somada à qualificação de equipes.
Acompanhe a seguir os benefícios de usar o storytelling em treinamentos:
1. É novidade para as pessoas
Embora todos já tenham tido algum tipo de experiência com histórias, não é muito comum encontrar esse tipo de estratégia em treinamentos de empresas. O mais comum é o foco em novas tecnologias, softwares ou, até mesmo, algumas dinâmicas que já não surpreendem mais a maioria das pessoas.
Logo, se a intenção é trazer alguma novidade para o treinamento, apostar em histórias interessantes é uma excelente estratégia. Além disso, não é preciso abrir mão de inovações tecnológicas para aplicá-la, o ideal é usá-las de forma conjunta.
2. É simples de aplicar
Quais são os recursos necessários para colocar o storytelling em prática? Uma boa história e um ótimo contador. Não é preciso mais nada para encantar as pessoas da sua equipe e envolvê-las num aprendizado prazeroso.
A maior parte do trabalho que se tem com planejamento e execução da técnica se dá no campo criativo e intelectual. Portanto, algumas dicas técnicas são:
- criar uma metáfora;
- dividir em episódios;
- pensar em personagens com perfis diferentes;
- montar um desafio;
- inserir exemplos negativos (do que não se deve fazer);
- mostrar consequências.
Finalize a história com uma saída para o desafio, que deve estar de acordo com o que se espera dos colaboradores.
3. Tem quase o mesmo efeito que a experiência
Imagine se precisássemos passar por todos os tipos de experiência para que pudéssemos aprendê-las? Isso não é possível nem necessário para criarmos uma percepção realista sobre as coisas.
Logicamente, as experiências ensinam com mais intensidade, mas não são só elas que têm esse poder: a literatura, o cinema, a dramaturgia, ou seja, as diferentes formas de compartilhar histórias cumprem esse papel nas nossas vidas.
Sendo assim, temos mais uma vantagem do ato de contar história: aprender sem precisar vivenciar a situação.
4. Acessa funções cognitivas e afetivas
O grande teórico da aprendizagem, Lev Vygotsky, contribuiu de forma significativa para a Educação ao destacar o papel do aspecto social no aprendizado. Segundo ele, é na interação com o outro que o conhecimento é assimilado e construído. Até aí, não há tanta novidade.
No entanto, ele não parou por aí, evoluindo para a dimensão afetiva que, de acordo com o pensador, é indissociável do processo de ensino-aprendizagem, sendo determinante para que ele ocorra.
Logo, em relação ao storytelling no treinamento, o ato de contar histórias envolve tanto lado o cognitivo quanto o emocional, sendo a melhor maneira de fazer a equipe internalizar profundamente determinado conhecimento.
5. É econômico
Os gastos com esse tipo de ação podem se resumir a zero, dependendo, é claro, da forma que será executada. Inserida em um contexto de treinamento, em que já há um investimento previsto, a prática não trará custos a mais para a empresa.
Veja um exemplo real da utilização do storytelling na rede mundial de hotéis de luxo Ritz-Carlton. Todas as segundas e sextas-feiras, em cada um dos hotéis da rede, os funcionários se reúnem para compartilhar histórias.
A prática, que já consiste em um programa interno, chamado “Histórias Uau”, serve para ilustrar e treinar funcionários sobre a ética de cuidados com os hóspedes, sendo um exemplo da aplicação do storytelling nas empresas.
Como você viu, o storytelling para treinamento corporativo é uma ferramenta econômica, eficiente e de fácil aplicação. Conheça nossa soluções para sua empresa!