Desenvolver Programas de Treinamento Virtual
Em um cenário de mercado cada vez mais competitivo, é comum as empresas calcularem bem onde e como vão investir seus recursos. Uma das principais estratégias tem sido desenvolver treinamento virtual. Isso porque os gestores já entenderam que seu capital humano é o ativo mais importante que tem e é nele que se encontra o potencial transformador do negócio.
Mas, quando o assunto é implementar um programa de qualificação EAD, surgem muitas dúvidas. Por isso, preparamos este post para mostrar as principais ações necessárias para desenvolver um programa de treinamento corporativo para seus colaboradores. Confira!
Por que desenvolver treinamento virtual?
O modelo mais tradicional de treinamento corporativo é representado pela figura de um profissional interno ou convidado transmitindo instruções acerca de um processo, atividade, ou ferramenta, explicando como conseguir os melhores resultados. No entanto, a dinâmica desse treinamento presencial pode trazer alguns problemas.
Por exemplo: normalmente, exige-se que todos estejam reunidos simultaneamente no local para dedicar tempo ao treinamento. Dessa necessidade surgem problemas de disponibilidade dos colaboradores, além da estrutura física que deve ser preparada para a aprendizagem.
Por outro lado, o treinamento virtual vem como uma alternativa para otimizar os treinamentos e reduzir custos, além de poder ser utilizado como conteúdos de reforço da aprendizagem de treinamentos presenciais. Conheça algumas das diversas vantagens do treinamento digital, tais como:
- reduz a necessidade de materiais impressos, uma vez que todo o conteúdo é fornecido online para o participante;
- pode ser reutilizado para futuros colaboradores, já que todo o acervo de conteúdos fica sempre disponível na plataforma lms;
- seu conteúdo pode ser facilmente atualizável, podendo ser reutilizado diversas vezes;
- é mais flexível, pois os colaboradores podem escolher o melhor horário e lugar para realizar as aulas, não dependendo do espaço físico fornecido pela empresa;
- os conteúdos podem ser criados em diversos formatos, tais como: vídeos, pdf, quiz, animações gráficas, realidade virtual, dentre outros.
- tem um alcance maior, atingindo equipes de diversas filiais e setores ao mesmo tempo;
- suas características multimídia facilitam a retenção dos conhecimentos;
- as ferramentas de comunicação usadas contribuem a comunicação entre os participantes e os instrutores, por meio de chats online, fóruns, e-mails etc.
- os resultados são mais facilmente mensuráveis;
Tendo em vista tantos benefícios da modalidade online dos treinamentos corporativos, como desenvolvê-los na prática? Vamos ver!
O que fazer para implementar treinamentos virtuais?
Separamos, a seguir, 5 ações fundamentais que vão nortear você no momento de desenvolver treinamento online.
1. Entender as necessidades dos colaboradores
O planejamento do processo educativo é crucial para o sucesso do programa de treinamento. Essa fase inicial precisa levar em conta as necessidades, tanto do negócio quanto dos colaboradores. Para detectar esses pontos, os gestores podem organizar uma pesquisa de clima organizacional, que servirá como ferramenta para identificar falhas nos processos, insatisfações dos funcionários, reclamações de clientes, entre outros fatores.
Além disso, tendo uma visão ampla da situação real da empresa, é preciso entender o que se espera alcançar. É importante lembrar que o programa de treinamento corporativo funciona conforme a demanda do negócio em termos de desenvolvimento. Em outras palavras, o conteúdo da capacitação servirá para preencher lacunas nos processos da empresa.
Temos um material pra te ajudar nessa etapa, o Guia de Levantamento das Necessidades de Treinamentos!
2. Conhecer a melhor plataforma para a necessidade de sua empresa
Quando se fala em desenvolver treinamento virtual, nos referimos também ao uso de uma plataformas LMS (Learning Management System). Essas ferramentas disponibilizam o material online para gerenciar o aprendizado de modo continuado. É nesse ambiente virtual que serão feitos os uploads de vídeos, materiais de apoio, chats online, fóruns de discussões e realização de trabalhos e avaliações.
Por isso, é essencial escolher uma plataforma lms que melhor se encaixe aos colaboradores de sua empresa. Existem plataformas com diversas funcionalidades, preços e portes. Então, é necessário pensar em alguns fatores, como:
- o tamanho da sua empresa e o número de alunos que terá acesso a plataforma?
- quais conteúdos podem ser carregados na plataforma, vídeos, pdf, quiz, cursos?
- a plataforma irá ser hospedada nos servidores da sua empresa ou no servidor do fornecedor da plataforma lms?
- quem irá fazer a gestão da plataforma lms, o fornecedor ou minha empresa?
- quais relatórios de gerenciamento e análise das atividades a plataforma lms me oferece?
- quais as tecnologias suportadas, favorecendo a compatibilidade com HTML5, e dispositivos móveis?
- quais as funcionalidades adicionais da plataforma que geram maior engajamento dos colaboradores, como conferências, chats, quiz, rede social, gamificação e emissão de certificados?
3. Criar um cronograma e um planejamento a ser seguido
Nesse momento, é importante compreender como os conteúdos serão ministrados, planejando a estrutura do processo de treinamento. Por exemplo: os colaboradores precisam seguir um cronograma fixo de estudos, ou o processo vai ser mais flexível, em que cada um participa em seu próprio tempo?
Além disso, terá uma duração (geralmente em horas) específica a ser seguida em cada módulo? Nesse caso, quanto tempo será necessário para completar o curso completo? As respostas para essas questões devem ser concluídas ainda na fase de planejamento.
4. Definir métricas a serem acompanhadas
As métricas são importantes para avaliar a eficiência da estratégia de qualificação. Elas estão intimamente relacionadas aos objetivos levantados no planejamento, quando foram detectadas as necessidades dos colaboradores e do negócio.
Uma vez que desenvolver treinamento corporativo está ligado à correção de falhas e ao aperfeiçoamento de processos e do clima organizacional, é com base nisso que as métricas serão construídas e analisadas.
Outras métricas podem estar relacionadas ao processo de treinamento em si, tais como:
- taxa de adesão;
- taxa de abandono;
- avaliação de conhecimentos absorvidos;
- grau de satisfação dos colaboradores;
- retorno do investimento (ROI).
5. Analisar resultados e coletar feedbacks
Os treinamentos corporativos, virtuais ou não, são implementados com objetivo de trazer resultados positivos ao negócio. Assim, com base nas métricas levantadas e nas necessidades detectadas, avalie a efetividade da estratégia.
Boa parte desse retorno virá por meio dos feedbacks, oriundos de diversas fontes: clientes, fornecedores e colaboradores. Mas não espere que eles cheguem até você por iniciativa própria. Aplique avaliações de quem participou e de todos os envolvidos no processo.
Adicionalmente, monitore de perto a performance dos colaboradores após passarem pelo treinamento online. Por exemplo, o comportamento deles mudou, estão mais engajados e produtivos, são mais participativos em seus respectivos setores, o objetivo do treinamento foi alcançado?
Desenvolver treinamento virtual é um processo contínuo, uma vez que as necessidades do negócio e dos seus colaboradores podem mudar. Da mesma maneira, os resultados positivos também serão persistentes se o investimento em qualificação fizer parte da cultura organizacional.
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