Digital Influencer: como usar esta estratégia no T&D

Atualmente, o que as grandes marcas costumam fazer quando querem engajar e convencer o público de seus produtos? Contratam alguém que tenha influência sobre ele, certo? Hoje, com as redes sociais, o uso de um digital influencer (influenciador digital) como estratégia de engajamento está cada vez mais frequente. Por que não usar esse artifício nos seus programas de treinamento e desenvolvimento?

Continue a leitura.

 

O que é um digital influencer?       

    

Um digital influencer é uma pessoa que tem o poder de influenciar outras por meio de sua produção de conteúdo nas redes sociais. Você também pode ouvir o termo creators, que significa criador de conteúdo, já com sucesso conquistado e um público engajado e fiel.

E sim, ser um digital ingluencer já é considerado uma profissão, uma vez que é possível ganhar dinheiro justamente pelo o que fazem: impactar e influenciar as pessoas com seus pensamentos, ideias, opiniões.

Um digital influencer que costuma, por exemplo, visitar e falar sobre determinados restaurantes, incentiva, com o que opina, que outras pessoas conheçam tais lugares.

Um outro criador de conteúdo que costuma levar uma vida saudável, com prática de atividades físicas regulares e boa alimentação, incentiva seus seguidores a adotarem os mesmos hábitos de consumo, as mesmas ideias e comportamentos.

Entendeu a importância e o impacto que isso tem?

 

Digital influencer e o T&D

 

Ao considerarmos o poder de persuasão e impacto que um digital influencer tem na vida de outras pessoas, por que não adotar o trabalho dele como estratégia nos programas de treinamento e desenvolvimento?

Em nosso webinar “Tendências de T&D para 2023”, as palestrantes Mara Montes, da EADSKILL e Sílvia Mara, da Sólides, elencaram como uma das tendências exatamente o uso dos influenciadores digitais nos treinamentos.

Segundo elas, o “uso de um digital influencer gera identificação e aumenta a taxa de engajamento dos funcionários, podendo abordar diversos assuntos do mundo corporativo.”

Vale lembrar que investir em novos formatos de conteúdo é importante para acompanhar a evolução dos programas de educação corporativa que vêm sofrendo mudanças ao longo do tempo.

E como um digital influencer pode colaborar nos programas de treinamento? Ele pode abordar assuntos variados do meio corporativo, reforçar os valores da empresa, anunciar mudanças estratégicas e, até mesmo, falar sobre tendências e novidades dentro da área de T&D. O tema fica a critério das necessidades da empresa.

 

Benefícios de contratar um digital influencer para o seu programada de T&D

 

Diante do que já abordamos acima, nesse sentido não é difícil imaginar os benefícios de contratar um digital influencer para o seu programa de treinamento. Podemos listar três principais vantagens:

 

Autoridade

 

Contratar influenciadores digitais para seu programa de treinamento ajuda a gerar autoridade para a sua marca e transmite uma sensação de credibilidade.

 

Reconhecimento

 

O “pulo do gato” é contratar um digital influencer que fale com um público semellhante ao perfil de seu colaborador. Dessa maneira, há um maior reconhecimento e identificação entre os funcionários, o influenciador e o assunto abordado.

 

Maior engajamento

 

Um digital influencer humaniza o treinamento, cria conexão através de histórias e experiências compartilhadas. Saber como escolher digital influencer impacta diretamente na conexão do seu público com o objetivo do programa de treinamento.

 

Por onde começar?

 

Em primeiro lugar, é claro que é preciso elaborar um planejamento para o uso da estratégia de um digital influencer no progama de treinamento e desenvolvimento. Não basta simplesmente contratar qualquer um e pedir que fale qualquer coisa.

O ideal é realizar, inicialmente, um levantamento de necessidades de treinamento. Em seguida, identificar cada ponto a ser trabalhado e traçar uma estratégia cujo principal objetivo é gerar engajamento e retenção dos colaboradores ao programa.

Vamos supor, por exemplo, que sua empresa identificou a necessidade de um programa de treinamento no qual um dos pontos a serem abordados seja sobre diversidade. Um digital influencer envolvido com a causa tem tudo a ver, concorda? Seja como for, ainda assim há inúmeras formas de se aproveitar a influência dele. Veja três possibilidades:

 

Microlearning


O microlearning é uma forma mais simples e prática de passar conhecimento em blocos menores de conteúdos para facilitar a aprendizgem. Tal ferramenta está revolucionando o ensino online, principalmente porque é uma metodologia de fácil entendimento e centrada em um único objetivo: estimular o engajamento dos funcionários e motivá-los ao envolvimento com as estratégias de treinamento oferecidas pela organização.

Portanto, pensar em microlearning é pensar em conteúdos pequenos, destrinchados em “pílulas de conhecimento”, vídeos curtos, com a finalidade de gerar um aprendizado efetivo.

 

Webséries

 

É uma série de vídeos que pode ser dividida por episódios e temporadas, tal qual uma série comum de streaming ou de televisão. Seu principal objetivo dentro do contexto corporativo é informar e esclarecer determinados tópicos por meio do entretenimento.

 

Podcasts

 

Um podcast é um material, como uma aula, que é entregue na forma de áudio, como se fosse um programa de rádio. Porém, ao invés de ser transmitido ao vivo, ele é gravado para que o espectador possa ouví-lo quando achar melhor.

O podcast contribui com um conteúdo dinâmico, não depende de um local específico e tem um custo de produção reduzido.

 

Conclusão

 

Agora que você já ficou por dentro da importância de se contratar um digital influencer para seus programas de T&D não tem por que ficar em dúvida se vale ou não a pena. Em outras palavras, não deixe de levar em consideração essa estratégia se quiser inovar e acompanhar a evolução das formas de apredizagem.

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