Ecossistema de aprendizagem: o que é e como desenvolver na empresa

 

Entenda em nosso artigo o que é um ecossistema de aprendizagem e como desenvolvê-lo em sua empresa!

A melhor forma de contar com profissionais qualificados em seu negócio, como você já deve saber, é treinar sua equipe internamente. Dessa forma, todos terão acesso às informações que precisam para fazer um bom trabalho. Porém, no mundo atual, métodos mais tradicionais de ensino podem não ser tão eficazes. Por isso é necessário buscar alternativas mais modernas, como, por exemplo, o ecossistema de aprendizado.

É possível que você já tenha ouvido falar desse termo, mas não tenha um entendimento tão esclarecido do que ele representa. Afinal, é uma ideia que está ganhando mais tração recentemente dentro das empresas. Porém, se você pretende aprimorar o desempenho dos seus treinamentos, então vale a pena levá-lo em conta.

Quer entender melhor do assunto? Então, acompanhe e descubra o que é, qual sua importância e como você pode promover esse ecossistema em sua empresa.

 

O que é um ecossistema de aprendizado?

 

A palavra “ecossistema” se refere a um grupo de organismos que interagem entre si. Na natureza e na biologia, isso diz respeito aos vários animais, plantas, insetos e até minerais que estão presentes em um determinado espaço e afetam seu equilíbrio. Dentro do meio empresarial, esse ecossistema pode ser entendido como a combinação de todos os colaboradores, gestores e as ferramentas que eles utilizam no dia a dia.

Diante disso, um ecossistema de aprendizado é um espaço onde todos esses fatores interagem com o objetivo de promover o conhecimento entre seus participantes, seja através de instruções providas por alguém mais experiente ou através de simples discussão de materiais.

Diferentemente de algo mais tradicional, como uma sala de aula, esse espaço segue um modelo muito mais livre, com conteúdos apontados por algum coordenador ou uma equipe, mas raramente envolvendo aulas expositivas.

 

Por que ele é importante para o meio corporativo?

 

Tudo isso é bem interessante na teoria, mas como um ecossistema de aprendizado pode ajudar a converter seus investimentos em maiores benefícios para seu negócio? Veja aqui alguns exemplos de sua importância na empresa:

 

1. Adaptação ao novo mercado

 

Como já mencionamos, o tipo de profissional exigido pelo público consumidor é bem diferente do que seria há alguns anos. E para conseguir atender a essas demandas, é importante também promover algumas mudanças internas que ajudam com a adequação da sua equipe.

Profissionais que seguem apenas um roteiro, sem preparo para se adaptar a diferentes cenários, não são ideais para um mercado cada vez mais dinâmico, especialmente no cenário atual. Se você quiser aumentar a longevidade da sua empresa, então precisa mudar a forma como sua equipe aprende.

 

2. Maior eficiência do aprendizado

 

Já é comprovado que os métodos tradicionais de ensino não são o suficiente para garantir um bom aprendizado. Aulas expositivas e repetição de conteúdos fazem sentido em alguns contextos, mas isso não garante um entendimento aprofundado sobre o tema. Utilizar metodologias mais modernas, focando em interação e prática, sempre mostra resultados mais expressivos de aprendizado.

 

3. Incentivar a criatividade e a inovação

 

Como já mencionamos, a flexibilidade é uma característica importante no mercado atual. Porém, junto com ela, também vem a necessidade de inovar, encontrando novas e melhores soluções para problemas antigos, ou simplesmente encontrando oportunidades onde elas não eram vistas.

Powered by Rock Convert

Ter um ecossistema que incentive a criatividade contribui bastante neste ponto. Afinal, essa é também uma habilidade que pode ser aprendida e exercitada no dia a dia. Se você quer ter profissionais mais criativos, vale a pena oferecer um espaço para que eles pratiquem.

 

Como desenvolver um ecossistema de aprendizado na sua empresa?

 

Levando em conta todos os benefícios que citamos, é fácil entender por que esse método de ensino é o mais adequado. A questão que fica é: como você pode colocar isso em prática? Afinal, trata-se de uma reestruturação profunda no seu sistema de treinamentos e capacitação.

Para te ajudar com isso, listamos aqui algumas dicas que vão te ajudar. Confira:

 

Promova a interação entre os participantes

 

Como já mencionamos, o que torna esse método tão efetivo é justamente o incentivo para que todos os participantes troquem experiências e transmitam conhecimento uns aos outros. Além de ser uma forma de tornar todo o processo mais descontraído, o ato de ensinar também é um modo de reter e consolidar essas informações. E quanto mais pessoal for essa interação, mais fácil será memorizá-la.

 

Foque no aprendizado prático

 

O aprendizado teórico é importante e deve ser mantido, mas a maioria das pessoas tende a absorver informações com mais qualidade quando são capazes de colocar esse conhecimento em prática. É como a diferença entre ler um livro de receitas e tentar cozinhar por conta própria. Há certas habilidades que só podem ser cultivadas propriamente através de exercícios práticos.

 

Incentive questionamentos

 

Nas salas de aula das escolas e até em algumas salas de treinamentos em empresas, fazer perguntas não é algo muito bem visto. Porém, mesmo a melhor das explicações pode não dar conta de alguns conteúdos. Sem mencionar que diferentes pessoas entendem certas coisas de formas diferentes. Para ter um entendimento produto de qualquer sistema, é importante questioná-lo.

 

Feedback rápido e frequente

 

Se uma ação leva muito tempo para gerar uma resposta, seja ela positiva ou negativa, fica mais difícil saber se ela foi bem sucedida ou não. Por isso que os profissionais atuais valorizam bastante um feedback rápido, preciso e eficaz. Dessa forma, qualquer erro pode ser corrigido rapidamente e os pontos de melhoria também podem ser identificados de imediato.

 

Faça uso amplo da tecnologia

 

Por fim, mas não menos importante, lembre-se de que um ecossistema de aprendizado deve aproveitar ao máximo os recursos que estiverem à sua disposição, especialmente a tecnologia digital. Plataformas de educação, por exemplo, são muito úteis para criar e coordenar esses espaços. O mesmo vale para bancos de dados, videochamadas e outros recursos de ensino.

Agora que você entende melhor por que e como investir em um ecossistema de aprendizado para seu negócio, é hora de começar a colocá-lo em prática. Mesmo que seja um investimento alto para sua empresa, ele certamente irá compensar a longo prazo.

Quer tirar mais alguma dúvida? Então, deixe um comentário abaixo e logo responderemos.

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *