Como escolher uma empresa de treinamento corporativo?

 

Empresa de treinamento corporativo

 

Uma das principais tendências do mercado atual é o investimento no desenvolvimento dos colaboradores, por meio de práticas que otimizam o seu aprendizado e produtividade. Mas, para alcançar resultados realmente positivos, é importante saber selecionar uma empresa de treinamento corporativo.

Ela será responsável por desenvolver o conteúdo dos eventos de capacitação, as trilhas de aprendizado, aplataforma de ensino e toda a estratégia de educação corporativa, oferecendo serviços voltados às necessidades específicas da organização.

Pensando nisso, veremos neste artigo o que é necessário para escolher corretamente uma empresa de treinamento corporativo, e como tocar esse processo no seu negócio com eficiência. Acompanhe!

 

Por que se preocupar com a seleção da empresa de treinamento corporativo?

Os resultados obtidos com a aquisição de um produto ou serviço sempre variam conforme a qualidade dos materiais e das ferramentas utilizadas, além do conhecimento e do preparo dos profissionais envolvidos. Pois isso não é diferente para o desenvolvimento de estratégias de educação ou treinamentos corporativos.

Contratar empresas sem referência, por exemplo, ou profissionais incapacitados na área é um risco para o sucesso do investimento. Afinal, você não terá garantias de que os métodos e práticas contratados são realmente eficientes para atender às necessidades do seu negócio.

Então, para otimizar os resultados de um projeto de desenvolvimento dos colaboradores, é preciso selecionar uma empresa de treinamento corporativo que conte mesmo com um time de especialistas no assunto e, de preferência, que esteja atualizada quanto ao uso da tecnologia e das tendências do mercado.

 

 

O que considerar na hora dessa escolha?

Assim como qualquer outro fornecedor ou parceiro, é importante planejar-se para a escolha de uma empresa de treinamento corporativo, utilizando critérios de avaliação que otimizem esse processo e garantam uma decisão mais eficiente. Veja, a seguir, os 5 fatores que não podem ser esquecidos nessa atividade.

 

A estrutura dos cursos

O primeiro critério a ser considerado é a própria estrutura de cursos: quais são os formatos, métodos e processos de ensino oferecidos em cada opção de treinamento. Algumas empresas trabalham apenas com um formato padrão de palestras, enquanto outras contam com uma gama maior de opções, incluindo até o uso de ferramentas digitais — como uma plataforma LMS (Learning Management System).

Também é importante que essas estruturas de ensino sigam metodologias conhecidas e lógicas (com começo, meio e fim). Além disso, deve ser avaliada a possibilidade de personalizar e alterar conteúdos, módulos e ações de ensino. Isso garante que os treinamentos atenderão melhor às suas necessidades, gerando, consequentemente, melhores resultados.

 

Os tipos de treinamento

O modelo padrão de apresentação em PowerPoint em um ambiente físico já não é mais a única opção — nem a que oferece mais retorno — para treinamentos corporativos. Existe hoje uma variedade enorme de práticas e métodos no mercado que devem ser consideradas, como:

 

 

Existem também diversos formatos para que o conteúdo seja apresentado aos participantes do treinamento — como vídeos, e-books, infográficos, jogos e materiais em realidade virtual (VR) ou aumentada (AR). Nesse sentido, é muito importante avaliar se a empresa de treinamento corporativo está acompanhando essas inovações do mercado.

 

Clareza na comunicação

Outro fator que contribui para a avaliação do provedor de treinamentos é a clareza, a consistência da sua comunicação, especialmente no processo de negociação de uma possível parceria (considerando respostas de dúvidas e envio de materiais, por exemplo).

Analise como essa empresa se posiciona no mercado e quais são as informações disponíveis sobre ela na internet: no seu próprio site e em páginas de terceiros ou redes sociais. Em todos os casos, os dados devem ser claros, atualizados e bem organizados, atestando o conhecimento e a expertise em educação corporativa.

 

A qualificação do time e tutores

As pessoas envolvidas na produção e na entrega dos serviços que serão contratados também devem ser avaliadas pelo seu negócio antes dessa contratação. O ideal é que eles sejam profissionais bem qualificados, com experiência comprovada no papel que desempenham — ou seja, devem conhecer tendências e boas práticas do mercado e criar conteúdos didáticos, ricos e interessantes para os participantes.

Já os tutores precisam ser claros, dominando o assunto abordado, e ter ótima comunicação para manter a participação e facilitar o aprendizado dos seus colaboradores.

 

A reputação da empresa

Por fim, é fundamental avaliar a reputação da empresa de treinamento corporativo com que você está considerando firmar uma parceira. Afinal, contar com um parceiro de experiência de mercado e alto nível de satisfação entre os seus atuais e antigos clientes garante mais segurança para o seu investimento.

Aqui você também pode buscar avaliações em sites de terceiros e redes sociais da empresa, além de plataformas de reclamações ou mesmo processos legais em sua inscrição social. Analise dados que encontrar e converse com atuais clientes dessa empresa sobre a experiência deles.

 

Quais são os benefícios de optar por uma empresa de educação a distância?

Hoje, quando falamos em treinamentos corporativos, uma das melhores formas de investir nisso é optar por uma parceira que oferece um sistema de educação EaD, por meio de uma plataforma LMS. Essa opção garante benefícios únicos, como o aumento do alcance para o projeto — eliminando barreiras físicas, você permite que profissionais de qualquer localidade participem das ações de ensino.

O uso dos novos modelos de treinamento e conteúdo também é facilitado com o uso dessa tecnologia, permitindo que os projetos aproveitem as vantagens dessas tendências (como aumento do engajamento e interesse em trilhas de aprendizado). Sem contar no incentivo à personalização dos cursos, para atender com eficiência às necessidades de desenvolvimento dos seus colaboradores.

Por fim, uma solução EaD ainda minimiza os custos envolvidos com a elaboração de treinamentos físicos (como aluguel e infraestrutura), o transporte e hospedagem de colaboradores e a contratação de palestrantes. E, com o aumento do alcance e do engajamento dos profissionais, o seu retorno sobre o investimento (ROI) será muito maior.

Gostou da leitura? Agora que você já conhece a importância de contratar uma empresa de treinamento corporativo de qualidade, entre em contato com a EAD Skill, especialista em educação corporativa, e comece o seu projeto!

 

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *