Conheça o poder do endomarketing como estratégia de gestão de pessoas

 

Assim como o marketing externo, utilizado para cativar consumidores, o marketing interno, também conhecido como endomarketing, é muito importante para a empresa. Afinal, os seus colaboradores são os seus primeiros clientes e deles depende o sucesso de sua organização. Mas qual o real poder do endomarketing como estratégia de gestão de pessoas?

Muitos gestores de RH ainda têm dúvidas sobre esse assunto. Por isso, trouxemos neste artigo algumas questões para esclarecer, como o papel do endomarketing e ações a serem aplicadas e os seus benefícios. Continue conosco e descubra como essa ferramenta pode ajudá-lo a otimizar o seu departamento pessoal!

 

O que é o endomarketing?

 

O endomarketing se caracteriza por ser uma estratégia de comunicação e fortalecimento da relação entre o público interno e a empresa em que atuam. Ou seja, é um conjunto de ações de marketing da organização para os colaboradores, fornecedores e outros envolvidos nos processos internos.

O principal objetivo dele é aumentar o comprometimento dos funcionários com as metas da organização. Isso quer dizer que ele serve como um facilitador para que a companhia possa se destacar no mercado, melhorando a sua imagem. Para isso, a empresa compartilha seus objetivos, constrói lealdade entre os colaboradores, tornando-os verdadeiros aliados e não apenas uma força de trabalho remunerada.

Para o RH essa ferramenta é estratégica, pois ela consegue ajudar o setor a desenvolver melhor os profissionais. Treinamentos mais especializados, benefícios alinhados à realidade, ações de engajamento e motivação, entre outros. Tudo isso contribui para o crescimento e desenvolvimento do colaborador, que passa a contribuir mais com a empresa.

Para Bekin (2004), o endomarketing é um instrumento que completa o esforço de uma organização, mobiliza seu público interno e aprimora a cultura interna para prestar bom serviço.

 

Quais estratégias mais eficazes e o impacto delas no endomarketing?

 

Provavelmente, depois de ter lido nossa definição sobre o endomarketing, você deve ter ficado curioso a respeito das práticas mais eficazes para aplicá-lo. Confira a seguir algumas estratégias que podem ajudá-lo nesse sentido, e garanta um lugar de sucesso no mercado.

 

Estabelecimento de um plano de carreira

 

Não basta contratar os melhores talentos para a sua empresa, é preciso fazer com que eles continuem atuando nela por muito tempo. Afinal, se ele é talentoso, poderá contribuir com ideias inovadoras que otimizem os processos e contribua para o sucesso da organização.

Por isso, é fundamental ter um plano de carreira bem definido. Mas não é só isso, os colaboradores precisam saber como podem avançar dentro da empresa. A nossa sugestão aqui é que o setor de RH crie campanhas e ações lúdicas que prendam a atenção do colaborador. Isso pode ser por meio de material com design diferenciado, deixando clara a mensagem e as ações a serem tomadas para alcançar os benefícios.

Quando o colaborador tem clareza sobre o que precisa ser feito para avançar na carreira, ele tende a trabalhar com mais afinco, sabendo que será recompensado por seu esforço.

 

Investimento em canais de comunicação e interação

 

O relacionamento entre colaboradores é um fator que contribui bastante para a sua permanência dentro da empresa. Uma das ações para manter essa relação harmônica é estabelecer canais de comunicação que envolvam diferentes hierarquias da empresa.

Isso é importante, pois o colaborador passa a ter um sentimento de pertencimento maior. Ele poderá trocar experiências, resolver pendências com maior eficácia e ainda estabelecer um contato com seus pares.

Para isso o RH deve investir em canais de comunicações democráticos. Nesse sentido, uma rede social personalizada ou um intranet com design diferenciado são bastante eficazes. O engajamento pode ser obtido com campanhas que pontuem e premiem os funcionários que mais utilizarem os canais e incentive os outros a usá-los.

 

Desenvolvimento e incentivo à criatividade

 

Uma das maiores demandas das empresas na atualidade é por profissionais criativos. Afinal, em um mercado competitivo como o atual, aquela empresa que é capaz de
se diferenciar consegue obter maior sucesso nos negócios.

Estrategicamente o endomarketing pode ajudá-lo bastante nesse sentido. O fato é que para estimular o colaborador é preciso oferecer alguns incentivos. Uma das ações mais eficazes nesse quesito é dar bonificações financeiras para as equipes que apresentarem ideias e projetos que ajudem a empresa a crescer, diminuir custos ou atenda a outra necessidade latente do negócio.

Além disso, criar um centro de inovação no qual os colaboradores tenham a chance de se desenvolver por meio de treinamentos qualificados, bolsas de estudos, também é uma alternativa atrativa. Isso inclusive pode ser aplicado aos novos contratados, que já entram na empresa passando por um processo de qualificação e, consequentemente, terão a oportunidade de entender melhor os anseios da organização.

Construção de um ambiente motivador

 

O ambiente motivador também é uma estratégia de gestão de pessoas e deve ser trabalhado pelo RH. O modelo de trabalho mudou, assim como as gerações que atuam dentro de uma empresa. Tal como o marketing externo se preocupa em oferecer uma experiência diferenciada ao consumidor em um PDV (ponto de vendas), o endomarketing precisa atuar para cativar o colaborador.

Ambientes inovadores, com facilidades, design que proporcione sensação de bem-estar aos funcionários e que incentivem a criatividade estão entre as tendências mais fortes nesse sentido.

Isso vai desde os instrumentos utilizados no trabalho, móveis que privilegiem a saúde do colaborador e o deixem em contato mais próximo com seus pares, até mimos, como uma sala de jogos, local para descanso na hora do almoço, refeitórios que ofereçam alimentação balanceada.

Apesar de não parecer, tudo isso pode influenciar diretamente na produtividade do colaborador e no seu desenvolvimento pessoal. Por isso, o RH não pode negligenciar o seu PDV interno.

 

Treinamento de líderes

 

Outra questão muito importante quando se pensa estrategicamente no endomarketing é o treinamento de líderes. Estes profissionais precisam ser verdadeiros incentivadores dos colaboradores, terem capacidade comunicativa clara, bom relacionamento com o público, entre outros.

O líder deve ajudar na integração entre setores, visando um maior aproveitamento do trabalho da equipe. Além disso, deve incentivar a autonomia e a tomada de decisões, afinal, isso ajuda para que os processos transcorram com maior agilidade, o que traz benefícios para a empresa.

Como você pôde ver, o poder do endomarketing como estratégia de gestão de pessoas está embasado no relacionamento duradouro com o seu público interno. As ações que visam o aproveitamento máximo dos colaboradores são capazes de trazer resultados bastante positivos para a empresa.

Comunicação que flui, líderes motivadores, ambiente favorável e harmônico, bonificações são apenas alguns dos exemplos a serem aplicados pelo RH. Por isso, o setor deve estar em contato próximo ao público interno para poder atender às demandas dele, satisfazendo-o, tal como funciona no marketing externo.

Agora que você já sabe mais sobre o poder do endomarketing como estratégia de gestão de pessoas, aproveite para nos seguir nas redes sociais e continuar acompanhando as nossas novidades. Estamos no Facebook, LinkedinTwitter e Instagram!

 

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