Como mostrar a importância dos Treinamentos para os Colaboradores?

 

Entenda a importância dos treinamentos para os colaboradores de sua empresa!

Para muitos gestores implantar um programa de treinamento na empresa é um grande desafio. Os motivos para isso são inúmeros, mas a falta de motivação dos colaboradores em participar desses processos é uma das principais barreiras encontradas.

Por essa razão, muitos empresários querem descobrir como fazer seus funcionários perceberem a importância dos treinamentos corporativos. Esse é o seu caso? Então, preparamos este artigo para ajudá-lo!

 

Como mostrar a importância dos Treinamentos para os Colaboradores?

 

Segundo o dicionário do Aurélio, “persuadir” significa “levar a acreditar ou a executar alguma coisa”. Sendo assim, o gestor precisa ser persuasivo para fazer seus trabalhadores desejarem aumentar seus conhecimentos por meio dos cursos internos.

Geralmente nos dedicamos a algo quando vemos os benefícios disso, do contrário, perdemos a motivação. No caso dos programas de capacitação, os profissionais precisam entender que retorno eles terão com esse processo.

Em vista disso, selecionamos algumas das vantagens que poderá apresentar para sua equipe a fim de estimulá-los a se especializarem ainda mais.

 

1. Diga que serão mais produtivos

 

Empresas no mundo todo desejam ter em seu time pessoas produtivas, e por isso os profissionais que possuem esse atributo saem na frente. Portanto, apresente essa realidade para seus funcionários e mostre como o treinamento é algo crucial para o desenvolvimento da capacidade produtiva deles.

Para reforçar essa afirmação, talvez seja necessário apresentar números que comprovem o aumento do desempenho dos participantes do último programa de aprendizagem da empresa.

Se não possuir esses dados, é muito importante que no próximo treinamento sejam elaborados indicadores de desempenho para avaliar os colaboradores participantes.

Poderá também usar referências renomadas na internet que abordem o impacto do programa de aprendizagem na produtividade dos profissionais.

 

2. Fale que serão profissionais com maior credibilidade

 

Outro benefício que pode apresentar para sua equipe é a credibilidade que um profissional em constante atualização desfruta no mundo corporativo.

Nenhuma instituição deseja contratar um trabalhador que concluiu a faculdade e nunca mais se aprofundou na profissão e, por isso, está desatualizado. Além disso, raciocine com eles que, se não aumentarem seus conhecimentos, sua longevidade na empresa será mais curta.

Faça-os imaginar o peso que seu currículo terá com a variedade de cursos de aperfeiçoamento feitos no decorrer dos anos e como essa fartura de informações poderá torná-los um profissional mais experiente.

 

3. Mostre que farão serviços de qualidade

 

O zelo nos serviços que realiza é uma qualidade que todo trabalhador deveria desenvolver. Fazendo isso, o profissional pode chegar à excelência em suas tarefas. No entanto, como seria possível atingir esse nível de diligência sem treinamento?

Use esse argumento com sua equipe, mostre como um aperfeiçoamento pode aprimorar a maneira como realizam as tarefas. O G1 alistou várias características que grandes empresas de recrutamento procuram nos candidatos a uma vaga de emprego, entre elas, encontra-se a capacidade do trabalhador de agregar valor no local onde trabalha.

Artigos com esse confirmam que ser perito na função que exerce é indispensável no mundo dos negócios. O que acha de apresentar matérias como essa para sua equipe?

 

4. Ressalte que o futuro profissional deles será melhor

 

Pergunte para os profissionais de sua instituição como eles imaginam sua carreira nos próximos anos e o que precisam fazer para alcançar suas metas. Durante os depoimentos, você escutará seus funcionários desenharem muitos projetos.

Após ouvir atentamente, demonstre como um contínuo programa de treinamento pode ajudá-los a galgar seus objetivos.

Por exemplo, digamos que um membro da sua equipe diga que tem como alvo ser gerente de RH. Aproveite e esclareça para ele os requisitos exigidos por sua organização para exercer esse cargo. Após isso, raciocine com o trabalhador que, sem um constante aperfeiçoamento profissional, ele nunca chegará lá e, por isso, precisa participar dos treinamentos internos.

Vá além: faça o profissional enxergar as exigências atuais e futuras do mercado de trabalho. Falando sobre as habilidades profissionais do futuro, o site O Globo revelou que o conhecimento de novas mídias será imprescindível para conseguir um emprego nos próximos anos.

Diante disso, o gestor poderá indagar do colaborador se é possível um profissional sobreviver a essas mudanças do mundo empresarial sem participar em programas de aprendizagem. Concorda que esse diálogo poderá convencê-lo sobre a importância dos treinamentos?

 

5. Aponte aonde sua carreira na empresa pode chegar

 

Na sua empresa, a participação em cursos internos de capacitação é um dos requisitos para a promoção de colaboradores? Se a resposta for sim, você tem um bom argumento para persuadir seus funcionários.

Para isso, talvez possa usar o exemplo dos profissionais que ocupam cargos de liderança na empresa, principalmente se algum deles fez carreira na instituição. Desse modo, poderá ressaltar os programas de treinamento que esse líder participou e como isso o ajudou a chegar à posição que ocupa.

Selecione as histórias mais inspiradoras e conte-as com empolgação. Fazendo dessa forma, você conseguirá instigar os membros da sua equipe a qualificarem-se rapidamente.

 

6. Apresente como esse conhecimento ajuda a companhia

 

Um dos fatores que mais motivam os funcionários é sentir-se útil na empresa e perceber que seus serviços são vistos, apreciados e necessários para o sucesso das demandas internas. Em vista disso, muitas empresas têm valorizado muito as opiniões de seus colaboradores.

Do mesmo modo, você pode mostrar para sua equipe que seu apoio é fundamental para o sucesso da instituição. Entretanto, os profissionais precisam ser treinados para que possam apresentar um serviço de qualidade para a companhia.

Além disso, dialogue sobre como participar de um programa de ensino vai torná-los mais inovadores e criativos. Essas características, por sua vez, serão muito apreciadas pela organização e elevará as chances de uma promoção.

 

7. Seja um exemplo

 

De nada adianta usar de muitos argumentos se a alta administração da empresa não der o exemplo em participar dos programas de treinamento. Na verdade, os líderes devem ser os primeiros a serem incluídos nesses cursos internos.

Com isso, os colaboradores serão motivados a ingressar nos processos de aprendizagem. Às vezes, essa atitude dos gestores dispensará outras argumentações e vai engajar de vez todos os profissionais na busca por mais conhecimentos.

Por isso, continue a promover e incentivar o ambiente de aprendizagem em sua empresa, pois essa é a chave para o crescimento do negócio!

O que achou do nosso artigo? Conseguimos ajudar você a convencer seus colaboradores sobre a importância dos treinamentos? Então, encontre mais informações no artigo Como aumentar o engajamento de funcionários em treinamentos empresariais

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