Levantamento das Necessidades de Treinamento 5 principais fatores que devem ser considerados

 

O levantamento das necessidades de treinamento é um processo que garante que sejam realizados treinamentos eficientes e de acordo com as necessidades da empresa. E para que isso ocorra é necessário observar quais são os principais fatores que devem ser considerados nesse processo.

Confira a seguir quais são eles, entenda a sua importância e como implementá-lo na sua empresa.

 

Qual a importância do levantamento das necessidades de treinamento?

 

O levantamento das necessidades de treinamento ou LNT é o processo que identifica as dificuldades e oportunidades de crescimento da equipe. Ou seja, a partir da aplicação correta desse processo é possível identificar quais são as habilidades e competências que precisam ser aprendidas.

Isso garante que os investimentos realizados em treinamentos gerem os melhores resultados possíveis. Basicamente, o LNT aponta as maiores necessidades de cada colaborador ou equipe, sejam elas do momento atual ou para o futuro e, dessa forma, podem ser tomadas medidas no médio, curto ou longo prazo para o desenvolvimento interno.

Para realizar o levantamento das necessidades de treinamento e aproveitar ao máximo os seus benefícios, é necessário compreender todo o processo, pois isso permite que ele seja feito da maneira correta.

 

Quais benefícios são esses?

 

Um levantamento de necessidades de treinamento adequado permite corrigir, alterar, eliminar ou incentivar comportamentos desejados pela empresa. Também aponta as carências do momento e ajuda na antecipação de problemas de desempenho que podem ocorrer.

Contribui ainda para criar processos de onboarding mais eficientes, qualificar os funcionários para que melhorem seu desempenho, reduzir os custos ao eliminar investimentos em treinamentos desnecessários, reduzir o turnover ao manter os colaboradores mais motivados com a possibilidade de crescer na carreira, entre outros.

 

 

5 principais fatores que devem ser considerados no LNT

 

1. Objetivos da empresa

 

Definir quais são os objetivos de sua empresa é o primeiro fator que deve ser considerado ao implementar o LNT. Eles são essenciais para ajudar na definição de metas, que servirão de base para acompanhar a evolução ou não dos resultados obtidos com os treinamentos realizados.

Para tanto, utilize a meta SMART para definir objetivos de maneira mais acertada. De acordo com esse método, para alcançar os objetivos traçados em uma meta eles devem ser específicos, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais.

 

2. Mudanças necessárias

 

Outro fator a ser considerado são as mudanças necessárias para atingir os objetivos que causam lacunas de conhecimento. Isso pode incluir mudanças na organização, nos recursos humanos, na estrutura de cargo e no treinamento.

Por exemplo, pode ser a necessidade de mais informação sobre os valores da empresa, treinar para novas tecnologias ou processos, aprender a trabalhar uma nova estrutura da equipe ou adotar uma nova abordagem de treinamento.

Essas informações sobre onde estão os problemas que precisam ser resolvidos podem ser obtidas por meio de avaliação de desempenho, questionários, entrevistas, análise de dados, entrevista de saída ou acompanhamento de processos.

 

3. Lacunas de conhecimento

 

Você já sabe que mudanças precisam acontecer para que haja melhorias em todo o processo. Mas o que é preciso para que elas ocorram? Suprir as lacunas de conhecimento existentes. Para tanto, identifique todas as habilidades e competências que a sua equipe tem atualmente.

Também análise quais são os saberes e habilidades práticas que a sua equipe precisa ter ou desenvolver. A partir dessas informações, monte uma planilha e pontue cada uma delas para as traçar prioridades nas necessidades de treinamento.

 

4. Indicadores de resultado

 

Os indicadores servem como parâmetro para apontar quando os treinamentos devem ser realizados. Isso é feito com base em necessidades futuras de treinamento ou situações e problemas que acontecem no cotidiano.

Alguns exemplos de indicadores são: expansão da empresa, adoção de novas tecnologias, comercialização de novos produtos, baixa produtividade da equipe, baixa qualidade dos serviços e mau atendimento ao cliente.

 

5. Método de treinamento e aprendizagem

 

Outro fator a ser considerado nesse processo é definir o método mais adequado para a realização dos treinamentos. Ele pode ser feito presencialmente, por meio de uma plataforma LMS, ou de forma mista. Até mesmo pode ser conduzido por um coaching.

Cabe salientar que a educação digital é uma das principais tendências em treinamentos corporativos. Ela oferece diversos formatos de educativos, como vídeos interativos, jogos, materiais didáticos e muito mais.

 

 

Como implementar o LNT nas empresas?

 

Depois de saber quais são os principais fatores que fazem parte do processo de análise de levantamento das necessidades de treinamento, está na hora da ação. Para a realização do LNT siga os seguintes passos:

 

  1. planeje-se com antecedência;
  2. identifique as necessidades;
  3. analise os dados coletados;
  4. priorize as mudanças mais importantes e urgentes;
  5. adote as tendências de treinamento;
  6. peça feedback aos colaboradores;
  7. revise os processos de treinamentos, sempre que necessário.

 

Parece fácil, não é mesmo? Mas existem alguns desafios encontrados dentro da própria empresa para a implementação do LNT. Por exemplo, a gestão da empresa pode dar pouca importância para esse processo. Nesse caso, para conseguir o apoio dos gestores seria ideal que, ao planejá-lo, sejam apresentados dados sólidos sobre a necessidade de realizá-lo.

Outro desafio a ser enfrentado é a resistência por parte dos colaboradores, que podem perceber que perderam tempo ao responder os questionários ou não estarem de acordo com a forma e com o conteúdo dos treinamentos que já vêm sendo realizados.

Isso acontece pela falta de planejamentos adequados ao perfil dos colaboradores ou por causa da ausência de uma cultura organizacional que valorize isso. Uma dessas causas nos leva ao próximo desafio que é o despreparo do setor de RH. Muitas vezes, as empresas não têm profissionais com conhecimentos suficientes do LNT.

Para solucionar isso, a dica é buscar por ajuda. Para tanto, faça parcerias com empresas especializadas em treinamentos corporativos. Além de terem o know-how para realizá-los, sabem aplicar as ferramentas e métodos mais adequados para a realidade das empresas.

A adoção do levantamento das necessidades de treinamento é muito importante para o sucesso das empresas, pois melhora o desempenho dos profissionais e, consequentemente, reflete nos resultados organizacionais de forma positiva.

Se sua empresa ainda não realiza esse procedimento, está perdendo muitas oportunidades. Então, adote o quanto antes o LNT. Que tal procurar um parceiro para que esse processo seja feito de maneira correta para aproveitar todos os seus benefícios? Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudar a sua empresa.

Baixe nosso E-Book abaixo e saiba mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *