Entenda o que é o novo normal da Educação Corporativa e como se preparar para ele!

 

Como você já deve saber, a pandemia de COVID-19 trouxe à tona uma série de mudanças que já estavam se instaurando em diversos setores. Um exemplo disso é como foi instituído um novo normal na educação corporativa, mais adequado à situação atual e também às demandas de muitas organizações.

Alguns negócios já estavam devidamente preparados para isso, não passando por grandes perdas durante essa migração. Porém, para outros negócios, ainda é necessário fazer algumas mudanças para conseguir se encaixar nessa nova realidade. E mesmo as empresas mais conservadoras precisam seguir essa tendência para manterem sua relevância e desempenho no mercado.

Para te ajudar a entender melhor o assunto e mostrar como você pode se adaptar, vamos explicar um pouco mais sobre o novo normal da educação corporativa, o que ele representa e como você pode se adaptar a ele. Acompanhe.

 

Como a recente pandemia está impactando a educação nas empresas?

 

Muitos negócios tiveram que suspender atividades presenciais devido à pandemia. Como consequência, treinamentos presenciais também se tornaram inviáveis. Isso não é um grande problema para trabalhos que estão 100% suspensos, mas também pode comprometer os resultados obtidos nas atividades em home office. Algumas coisas podem ser ensinadas a distância, mas outras precisam de um pouco mais de acompanhamento.

 

Como a educação corporativa está se adaptando a isso?

 

Considerando todos os desafios que o cenário atual trouxe, é natural que as empresas busquem alternativas para manter suas atividades, incluindo a educação corporativa. Nesse contexto, a educação a distância acabou se tornando um forte componente de qualquer treinamento.

Mas a questão não é apenas o canal, mas sim a forma como ele é usado. Confira aqui alguns meios diferenciados de utilização dos métodos de EaD:

 

1. Maior ênfase na interatividade

 

Graças à tecnologia digital, é possível implementar várias formas de ensino que antes seriam impossíveis a distância. Um exemplo disso é a criação de atividades interativas, como quizes, responder a perguntas dos alunos, entre outras coisas. Esses benefícios também se aplicam ao seu negócio durante os treinamentos, pois permitem que você promova um aprendizado mais eficiente, mesmo com algumas limitações.

 

2. Pouco tempo para reuniões

 

Hoje em dia, com todas as complicações de ter que manter contato online, o tempo disponível para reuniões também diminuiu consideravelmente. Na verdade, muitos negócios estão eliminando o máximo possível de reuniões desnecessárias e dando ênfase na execução de tarefas no dia a dia. Em geral, é realizada apenas uma reunião de pauta por semana, na qual é reportado o progresso e são definidas as metas para os próximos dias.

 

3. Foco na autonomia

 

Quando alguém trabalha de casa, disciplina e autonomia são qualidades cada vez mais importantes. Porém, elas também dependem bastante do preparo que a empresa oferece aos seus colaboradores. Instruir sua equipe sobre como suas ferramentas funcionam, métodos de organização e, claro, oferecer os recursos necessários para tomar decisões no dia a dia. Sem algum suporte, nenhum profissional consegue agir com autonomia.

 

Como sua empresa pode se adaptar à educação a distância?

 

Powered by Rock Convert

Levando em conta os pontos acima, é bem claro que o novo normal da educação corporativa é utilizar a educação remota como base. Dessa forma, você economiza tempo e dinheiro que teria que ser usado para capacitar sua equipe, mas sem comprometer o preparo deles para atuar no dia a dia.

A dificuldade aqui é se adaptar a essa nova norma, especialmente se o seu negócio ainda se baseia em métodos antiquados de capacitação. Para te ajudar a saber por onde começar, trouxemos aqui alguns exemplos de como seu negócio pode se adaptar. Confira:

 

1. Investir em uma boa plataforma de EaD

 

Para poder implementar a educação a distância em sua educação corporativa com a devida qualidade, você vai precisar contar com uma plataforma adequada para o serviço. É possível fazer algumas coisas usando apostilas digitais e reuniões de vídeo, mas você precisará de ferramentas mais adequadas para garantir o melhor desempenho no longo prazo. Nesse ponto, escolher a plataforma de EaD certa, que dê suporte para o tipo de treinamento que você deseja promover, é indispensável.

 

2. Adotar novos métodos de ensino

 

Naturalmente, nem todos os métodos de treinamento e capacitação terão a mesma efetividade no novo normal da educação corporativa. Muitas coisas mudaram, desde o tipo de comportamento esperado até a forma como os conteúdos devem ser absorvidos pelos seus colaboradores.

Para se adaptar a essa realidade, é necessário implementar algumas mudanças internas em seus métodos de treinamento. O formato que você vai adotar, naturalmente, depende das suas demandas internas, mas é indispensável fazer essa análise e buscar novas opções.

 

3. Reorganizar sua agenda de treinamentos

 

Algo que certamente não sobreviveu ao isolamento social foi a agenda de todos os negócios. Mudanças na estrutura, nos métodos, nos canais, entre outras coisas, obrigam os gestores a mudarem seus planos e refazerem suas agendas.

Nesse ponto, não há muito que você possa fazer para evitar esse retrabalho. Insistir em sua agenda antiga certamente não será a melhor escolha, então é melhor dedicar algum tempo para se reorganizar e planejar melhor seus próximos treinamentos.

 

4. Busque auxílio profissional

 

Seja na adoção de novos métodos ou escolha da sua plataforma, ter um profissional em EaD acompanhando suas demandas é indispensável para garantir o melhor resultado. Ele pode te ajudar a fazer um planejamento adequado, entender quais métodos de ensino melhor se encaixam no que você precisa e escolher a plataforma de EaD ideal. Certamente, uma ótima adição para o novo normal da educação corporativa.

 

Como escolher a melhor plataforma EaD?

 

Já mencionamos que uma plataforma é muito útil para implementar a educação a distância. Porém, pode ser um pouco difícil para alguém sem experiência escolher uma. Para facilitar sua decisão, fique de olho nas seguintes qualidades:

 

  • variedade de ferramentas;
  • qualidade de atendimento;
  • relação entre custo e benefício dos planos;
  • avaliações de outros usuários.

 

E, com isso, você já está mais preparado para se adaptar ao novo normal da educação corporativa. Pode levar um tempo para ficar tudo em ordem, mas isso certamente te ajudará a obter melhores resultados a longo prazo.

Quer continuar acompanhando mais dicas? Então, assine nossa newsletter e receba tudo em primeira mão.

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *