O que é employee experience e qual sua importância?

 

Você já ouviu falar de employee experience? O employee experience vem se tornando cada vez mais importante, pois os profissionais de RH perceberam que a experiência do colaborador é um fator fundamental para o sucesso de uma empresa. Quer entender mais sobre o assunto? Então, continue acompanhando o post de hoje.

Nele, você vai entender o que é employee experience, de que forma ela beneficia sua empresa e como construir um ambiente de trabalho com uma experiência positiva para os colaboradores. Confira!

 

O que é employee experience?

 

No ambiente de trabalho do século 21, os colaboradores querem mais do que um salário e recompensas. Eles veem tudo o que acontece nas empresas como uma experiência integrada, pois vivem a maior parte do tempo trabalhando. Desse modo, a vida pessoal e profissional se fundem.

Assim, tudo o que acontece em seu ambiente de trabalho afeta seu bem-estar físico, emocional, profissional e financeiro. Essa visão faz com que as empresas precisem adotar uma nova abordagem para se conectar com os colaboradores. É nesse contexto que surge a employee experience.

É um termo que significa colocar o colaborador no centro das decisões do setor de RH. Ou seja, o foco da employee experience é desenvolver ações que garantam o bem-estar da equipe e que permitam o seu crescimento dentro da empresa. Essa experiência deve ser pensada desde o primeiro contato — no processo seletivo — até seu desligamento.

Mas do que é feita essa experiência do colaborador? Para Jacob Morgan, autor de “The Employee Experience Advantage”, ela é composta por três ambientes: físico, tecnológico e cultural. No ambiente físico, a empresa deve proporcionar uma área de trabalho agradável, com móveis apropriados e refeições saudáveis.

Já no ambiente tecnológico, devem ser fornecidas ferramentas relevantes e modernas para que os colaboradores possam realizar o seu trabalho, como, por exemplo, plataformas de treinamento online. E no cultural, reflete-se no estilo de liderança, que influencia no modo de pensar, sentir e agir da equipe.

Dessa forma, podemos perceber que a experiência do colaborador está centrada na conexão das pessoas e no impacto das suas ações. Bem como na necessidade de entender o significado do que fez e, de ser reconhecido por suas contribuições.

Quando a empresa investe em employee experience, o que ela e os colaboradores ganham? Veja a seguir!

 

Quais são os principais benefícios do employee experience?

 

Os principais motivos para investir em employee experience são:

 

Maior engajamento e produtividade

 

Colaboradores que não se sentem bem ou satisfeitos com o seu trabalho tendem a não se esforçarem para realizarem suas tarefas. Também estão mais propícios a faltarem com mais frequência, sem justificativa. Tudo isso impacta diretamente no desempenho da empresa como um todo.

Mas quando você investe na experiência deles no ambiente de trabalho, um dos principais benefícios é o aumento na produtividade. Pois quando estão motivados dão o melhor de si e, com isso, buscam formas mais eficientes de executar suas tarefas, melhorando a qualidade e a quantidade dos resultados entregues.

 

Aumento na atração e retenção de talentos

 

Como vimos, a experiência do colaborador envolve todas as etapas de conexão com a empresa, antes mesmo de fazer parte do quadro de funcionários. Por isso, ela deve começar no processo de recrutamento e seleção. Quando isso acontece atrai os profissionais mais capacitados do mercado.

O próximo passo é melhorar a experiência no processo de integração dos novos colaboradores, de forma que o ajude a atingir o seu potencial rapidamente; isso os mantém na organização por mais tempo. A employee experience deve continuar a evoluir à medida que o colaborador está nela.

 

Melhoria na qualidade de vida do colaborador

 

Pensar na experiência do colaborador é mais do que oferecer um ambiente de trabalho com móveis adequados, alimentação saudável, ferramentas modernas, planos de carreiras ou diversos benefícios. É, além de tudo isso, preocupar-se com o que estão sentindo e entender quais problemas estão enfrentando.

Qualidade de vida também é descobrir qual o nível de satisfação em relação à empresa e sua atuação nela. Pois tudo contribui para desenvolver uma experiência significativa de trabalho. Quando todas as áreas estão equilibradas, há uma melhora na qualidade de vida do colaborador.

 

Aumento na satisfação do cliente

 

Sabia que é possível conquistar seus clientes por meio de funcionários satisfeitos? É isso mesmo que acontece quando você cria contextos onde as experiências físicas, emocionais, intelectuais e virtuais dos colaboradores são cuidadosamente planejadas. Mas como isso é possível?

Quando se cria uma cultura de experiências positivas, também está criando um círculo virtuoso. Quando os colaboradores estão felizes, atendem melhor os clientes, são proativos entre eles para entregar os pedidos dentro do prazo e oferecem um serviço adequado.

 

Como implementar o employee experience?

 

Compreender e melhorar a experiência do colaborador é um desafio fundamental para as empresas que desejam sobreviver no mercado e crescer. Por isso, confira como você pode começar a adotar esse conceito no seu RH.

 

Escute e conheça os seus colaboradores

 

Você já parou para ouvir os seus colaboradores? Sabe quais são as suas aspirações profissionais e pessoais? Como eles se sentem em relação à empresa? Quando precisam de algo do RH, como é a experiência hoje? Como deveria ser, idealmente?

Quando isso é feito, torna-se capaz de identificar o que pode ser melhorado para proporcionar experiências positivas. Então, faça pesquisas de satisfação, crie um sistema de feedback, use as entrevistas dos candidatos para descobrir lacunas no processo de recrutamento e seleção.

 

Alinhe os interesses dos colaboradores com os da empresa

 

Reconheça que a experiência do colaborador é essencial para o sucesso da sua empresa e transforme esse conceito como parte da sua cultura. Para tanto, alinhe os interesses da equipe com a missão e visão e remodele a estrutura organizacional.

Por exemplo, em um mundo em que todos gerenciam boa parte de sua vida nos smartphones, eles esperam que algumas experiências do seu ambiente de trabalho possam ser acessadas facilmente em seus dispositivos móveis, como apps de treinamento, de gerenciamento de desempenho e feedback.

 

Construa um ambiente de trabalho favorável

 

Considere experiências para toda a força de trabalho e em todos os aspectos. Pense nos novos e antigos colaboradores, focando nos aspectos físicos, tecnológicos e culturais. Conte com o apoio de executivos e de equipes de alto escalão, pois seu engajamento afeta diretamente o comportamento dos colaboradores.

Eles são os maiores responsáveis por sua experiência por meio de programas de metas e recompensas. Por fim, lembre-se de acompanhar as mudanças realizadas para verificar se a sua employee experience é eficaz.

O segredo da employee experience é tratar os colaboradores como seu melhor cliente e proporcionar a eles as mesmas experiências positivas. Com isso, alavancar o potencial das equipes e fazer a empresa crescer e se manter competitiva no mercado. E aí, você está pronto para investir na employee experience?

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