Mobile Learning sua equipe precisa dessa Solução ?

 

Entenda como o Mobile Learning pode ajudar nas estratégias de treinamento de sua empresa!

Segundo dados do IBGE, 92,6% dos lares brasileiros possuem um dispositivo móvel. Realmente percebemos o quanto esses aparelhos já fazem parte do cotidiano das pessoas, em qualquer atividade que fazem, principalmente nas grandes cidades.

E por que não usá-los como ferramenta nos programas de treinamento nas empresas? É aí que surge o Mobile Learning. Entenda mais sobre essa tendência, quais benefícios pode trazer para o seu negócio e o que avaliar para saber se sua empresa precisa desse tipo de solução!

 

O que é Mobile Learning?

 

Aprendizagem móvel é a tradução livre para MLearning, ou Mobile Learning. Trata-se de um sistema educacional cujo canal principal de transmissão de conteúdos, interação e suporte são os dispositivos móveis. Isso permite um acesso livre, contínuo e continuado ao processo de aprendizagem.

Apesar da similaridade com a ideia de e-Learning, há algumas diferenças. As sessões de MLearning são geralmente mais reduzidas do que as de e-Learning, uma vez que se trata de um processo ministrado por meio de plataformas móveis. O público mobile learning tem geralmente menos tempo para acessar os conteúdos, de modo que materiais que podem ser consumidos em menos de 10 minutos são mais acessíveis.

Dessa forma, os colaboradores acessam as informações esporadicamente em pequenas sessões. Essa modalidade é muito eficiente, pois permite um bom fluxo de oportunidades para o profissional aprender, em qualquer lugar ou horário. Afinal, a aprendizagem ocorre sob demanda.

 

Como funciona essa ferramenta?

 

O Mobile Learning para treinamentos corporativos geralmente funciona por meio de plataformas online de gerenciamento do ensino a distância, conhecidas como LMS (Learning Management System). Uma necessidade específica é que esse site seja responsivo, ou seja, tenha uma interface adaptada para dispositivos móveis, que possuem telas menores.

Dessa forma, não é necessário aplicar comandos de pinça, dar zoom ou ficar movimentando a tela para ler o conteúdo. Esse recurso é uma das estratégias para melhorar a experiência do usuário na plataforma LMS.

A partir daí, o material do curso e os treinamentos são ministrados de maneira diferenciada. Tudo é preparado para que o conteúdo seja consumido em pequenos momentos, o que chamamos de Microlearning — vídeos curtos, questionários objetivos, ou qualquer outro método que permita ao colaborador acessar em seus minutos de sobra. Assim, o usuário não assume um compromisso com o tempo do curso.

Um outro método são os jogos de aprendizagem. Com eles, o usuário aprende e participa de games que concedem pontuações. Além de melhorar a mecânica do processo de ensino-aprendizagem, essa gamificação também atrai os profissionais e conquista mais visitas à plataforma.

 

 

Como pode ser utilizada?

 

A implementação do mLearning corporativo não é difícil e não requer altos investimentos. Afinal, o principal canal de comunicação praticamente todo mundo tem: um smartphone ou tablet.

Além disso, o sistema pode ser adotado aos poucos, uma vez que a lógica empregada é o Microlearning, ou seja, pequenos conteúdos — e tudo pode ser feito por etapas. Como é usada uma plataforma LMS, é muito fácil adicionar novos conteúdos e atualizar as informações.

O interessante é que a organização pode usar a aprendizagem móvel como complemento do programa de treinamento já definido, como uma forma de apoio ao processo de aprendizagem. Assim, pode ser usada de diversas formas para promover a formação e o treinamento continuado dos seus colaboradores. Veja alguma das melhores práticas adotadas.

 

Materiais educativos disponibilizados online

 

A forma mais prática de aplicar a aprendizagem móvel é disponibilizar materiais educativos em forma de áudios, vídeos e textos. São informações simples e de fácil consumo. Embora não permitam interatividade nas atividades, tornam-se um poderoso meio de estudo individual.

 

Powered by Rock Convert

Interação durante o curso

 

É possível obter um nível maior de interação pelo uso de dispositivos móveis durante o treinamento. Por exemplo, o tutor pode fazer perguntas e os colaboradores respondem do aparelho. Em seguida, já podem receber o feedback de imediato. Esse é um ótimo método para descartar de vez a papelada de todo o processo e agilizar a interação e a participação dos profissionais, principalmente em grandes grupos.

 

Aprendizagem simultânea

 

O Mobile Learning possibilita que os colaboradores recebam os feedbacks em qualquer lugar e hora. Além disso, enquanto fazem as atividades, mesmo em casa, podem interagir com os tutores, tudo na palma da mão.

 

Quais os benefícios desse tipo de solução para a empresa?

 

Mobilidade e flexibilidade

 

O colaborador pode assistir ao treinamento online no conforto do seu lar. E isso é vantajoso para a empresa porque não é necessário investir em infraestrutura física, como salas, quadros, TVs etc.
E mais, por não ser um curso programado em dias e horários específicos, é possível que o colaborador encaixe os momentos de aprendizagem nas brechas da sua agenda.

 

Maior comprometimento

 

Como você oferece aos colaboradores maior liberdade e permite que mantenham a rotina de compromissos sem afetar o treinamento, é mais fácil garantir o comprometimento com o curso. Essa formação continuada passa a ser encarada pelos colaboradores como uma forma de ascender profissionalmente, ou seja, investir na carreira.

Quanto mais o funcionário participa das atividades, dos jogos educativos (quizzes) e fóruns, mais forte fica seu engajamento com o programa de treinamento. Afinal, o processo não se restringe a um horário ou a algum lugar específico, mas está sempre acessível em suas mãos.

 

Facilidade de monitorar as atividades dos colaboradores

 

Quando a empresa adota um LMS, os gestores conseguem extrair relatórios em tempo real sobre o desempenho de cada colaborador. É possível também criar critérios de avaliação e aprendizado para servir de base para as avaliações.

Essas informações são úteis para ajudar a empresa a focar nas necessidades do seu time e criar ou reforçar certos tipos de atividades que atendam a deficiências específicas. Além disso, os feedbacks podem ser melhor direcionados.

 

Como avaliar se a empresa precisa desse tipo de ferramenta?

 

Talvez sua empresa já tenha um programa de treinamento e você se pergunte se é necessário incluir uma modalidade móvel de aprendizagem. Nesse caso, basta olhar para seus colaboradores e analisar os hábitos em relação à tecnologia móvel. Considere, por exemplo, alguns dados divulgados pelo Google:

  • 75% das pessoas afirmam que o smartphone ajuda a serem mais produtivas;
  • 60% dos usuários dizem que seus dispositivos móveis os deixam mais preparados e confiantes.

Adicionalmente, um estudo realizado pelo IBGE revelou que 77,3% dos domicílios brasileiros acessam a internet por meio da banda larga móvel (3G ou 4G), contra 71,4% da banda larga fixa. Ou seja, os dispositivos móveis são o principal canal de acesso à internet no Brasil.

Essas informações revelam que o comportamento das pessoas frente à internet e aos dispositivos móveis mudou radicalmente. Esses pequenos aparelhos se tornaram verdadeiros companheiros e o principal canal no consumo de conteúdos. E por que não aproveitar essa tendência inserindo nesse contexto o treinamento corporativo?

Não há dúvidas de que o MLearning é uma tendência irreversível. Essa modalidade de aprendizagem vai continuar evoluindo e tornando cada vez mais fácil o acesso a conteúdos personalizados, atrativos e ricos para a capacitação corporativa.

Quer saber mais como sua empresa pode adotar a aprendizagem móvel? Entre em contato conosco e daremos todos os detalhes!

 

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *