Como melhorar a experiência do usuário na Plataforma LMS?

 

A Plataforma LMS é um software que favorece um ambiente colaborativo em que o conhecimento é construído de forma eficiente.

Nos projetos de educação a distância, é muito importante avaliar onde os conteúdos serão publicados. Nesse contexto, com os recursos das plataformas LMS, o alcance do sucesso no aprendizado fica mais fácil.

Quer saber como? Então, continue a leitura para conferir como melhorar a experiência do usuário e ter bons resultados com os cursos e treinamentos online.

 

O que é uma Plataforma LMS?

 

A Plataforma LMS — ou Sistemas de Gestão de Aprendizagem — são plataformas de apoio à aprendizagem e surgiram para dar suporte à formação a distância realizada no ambiente virtual.

Tais ferramentas facilitam a disponibilização de diversos recursos que estimulam a aprendizagem colaborativa. Além disso, registram as atividades desempenhadas pelos alunos e, assim, permitem um acompanhamento mais efetivo da performance dos profissionais.

Com a plataforma LMS, o processo de aprendizagem se torna mais dinâmico, interativo e inovador. Isso contribui com a educação corporativa no processo de adoção de atitudes, habilidades e conhecimentos necessários à melhoria dos resultados organizacionais.

 

Quais são as vantagens desse tipo de ferramenta?

 

A seguir, destacamos as principais vantagens que a implementação da plataforma LMS pode trazer para um negócio. Acompanhe!

 

Melhora a gestão dos cursos

 

Por meio de uma plataforma LMS, o gerenciamento, o acompanhamento e a avaliação do desempenho dos alunos ficam mais eficientes e eficazes. Isso porque são gerados relatórios sobre a performance do estudante em cada atividade realizada.

Esse monitoramento permite identificar deficiências em determinadas áreas e, consequentemente, oferecer um suporte mais adequado para que tais necessidades sejam trabalhadas. Além do mais, o administrador da plataforma controla o acesso de cada pessoa, liberando os conteúdos conforme o perfil do usuário.

 

Permite um aprendizado consistente e profundo

 

O LMS permite o acesso a arquivos de diversos formatos (como textos, PDFs, vídeos, áudios, lições interativas e tarefas), facilitando a produção e a distribuição de conteúdo. Também são disponibilizados recursos que agilizam o compartilhamento de informações, como chats e fóruns.

Algumas plataformas tem a opção de baixar o conteúdo, para que ele possa ser visualizado off-line. Dessa forma, a experiência se torna ainda mais enriquecedora, pois a absorção do conteúdo é maior.

 

Economiza tempo, espaço e dinheiro

 

Quando o treinamento é oferecido no ambiente virtual, a empresa não precisa contar com um espaço exclusivo para isso ou alugar um local. Além disso, não haverá a dificuldade de definir uma data e um horário no qual todos os colaboradores estejam disponíveis.

O funcionário aprende conforme a disponibilidade de seu tempo e em qualquer lugar, utilizando um computador, tablet ou celular. Ele também dita seu próprio ritmo de estudo.

 

Aumenta o engajamento e melhora o desempenho do aluno

 

Com o LMS, há uma maior facilidade na produção e distribuição do conteúdo, além de mais simplicidade no uso ou no acesso aos recursos disponíveis o aluno se concentra mais em suas próprias necessidades.

Isso leva à satisfação do profissional — que se mostra mais engajado na realização do treinamento e, consequentemente, melhora seu desempenho.

 

 

Como melhorar a experiência do usuário na plataforma LMS?

 

1. Utilize todos os perfis da equipe

 

Para atender às diferentes necessidades de aprendizagem dos membros da equipe, crie diversos perfis na plataforma. Para tanto, divida os colaboradores, reunindo-os em grupos cujos integrantes tenham as mesmas necessidades.

Em seguida, elabore trilhas de aprendizagem para cada grupo e conceda o acesso conforme o perfil desenhado. Assim, haverá perfis de usuários que atendam às necessidades de todos os profissionais.

2. Garanta uma compatibilidade multiplataformas

Como a ideia da plataforma de cursos online é estar disponível para acessos a qualquer hora e de qualquer lugar, é muito importante que o ambiente de aprendizagem seja compatível com diversas ferramentas.

Trata-se da responsividade. Com ela, o conteúdo se adapta aos dispositivos — computadores, tablets e smartphones android ou iOS — em que a plataforma é acessada, o que facilita a assimilação do conteúdo.

 

3. Realize testes e recolha feedbacks

Antes de disponibilizar o curso ou treinamento para os colaboradores, é necessário realizar alguns testes com os alunos online. Encontre erros e recolha impressões gerais sobre o uso da plataforma. Após obter o feedback, promova alterações que venham a melhorar a experiência do usuário dentro da plataforma.

 

4. Faça atualizações do conteúdo

A plataforma LMS conta com a possibilidade de reutilizar os materiais por um longo período de tempo. Mas é fundamental manter os conteúdos atualizados, já que os conhecimentos de determinadas áreas estão em constante transformação.

Portanto, faça uma revisão periódica das alterações ou novidades sobre os temas trabalhados nos cursos ou treinamentos online e atualize os conteúdos.

 

5. Invista em gamificação

gamificação envolve o uso de recursos dos jogos para envolver os alunos e motivá-los a completar as tarefas. As atividades podem estar associadas aos sistemas de recompensas baseados em pontos, por exemplo. Assim, o usuário pontua a cada tarefa finalizada, sendo que os mais bem colocados são recompensados.

Outra opção é desenvolver desafios que visem à determinada ação para obter conhecimentos, habilidades ou atitudes.

 

6. Disponibilize tutoriais e recursos de suporte

Antes de liberar o acesso à plataforma LMS para os colaboradores, envie um vídeo com um tutorial de treinamento que explique como ir até a URL e fazer o login. Também apresente os pré-requisitos necessários para usar o software e os objetivos almejados.

No sistema, deve ser disponibilizado um passo a passo para a navegação e o acesso aos materiais. Não se esqueça dos canais de comunicação, que são úteis para dar suporte aos alunos sempre que necessário.

Como vimos, a adoção de uma plataforma LMS faz com que os colaboradores aumentem o engajamento em relação à empresa onde atuam, pois, tal ferramenta ajuda no desenvolvimento de suas habilidades.

Além do mais, os aspectos abordados anteriormente devem ser levados em consideração para melhorar a experiência durante a aprendizagem na plataforma LMS. Como consequência, serão obtidos os melhores resultados ao final do treinamento.

Conheça a nossa Plataforma LMS completa e inovadora para os treinamentos dos colaboradores de sua empresa, e ultrapasse seus resultados em treinamento e desenvolvimento de colaboradores.

 

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *