Como demonstrar os Resultados dos Treinamentos?

 

É muito usual algumas empresas terem a tendência de prestar mais atenção aos seus investimentos de cunho material. Na compra de novos equipamentos e até mesmo de softwares, estes são mais comumente valorizados.

Tanto é verdade que, em tempos mais difíceis, o budget para treinamentos e outros investimentos similares costuma sofrer alguma redução antes de outras rubricas.

Uma das formas de reduzir essa pressão que existe para a liberação de verba e até mesmo para proporcionar maior sensação de realização e dever cumprido quanto à sua programação é conseguir mensurar os resultados dos treinamentos.

 

Importância da medição de resultados de treinamentos

 

Antes de entrarmos diretamente em algumas formas de medir um treinamento (qualquer que seja ele), vale a pena ponderar algumas das vantagens dessa mensuração.

Logicamente, a primeira coisa a pensar quando se fala em mensuração dos resultados dos treinamentos é validar o investimento que foi feito, se foi um dinheiro bem aplicado ou não.

Nada mais justo que conseguir validar se os gastos de uma empresa têm oferecido o retorno apropriado. Do contrário, esse tipo de alocação de recursos realmente deve ser suspenso.

Em caso de treinamento realizado por pessoal interno ou aqueles de cursos on demand, que têm o seu escopo desenvolvido para um público e situação específicos, outro bom motivo de avaliar os seus resultados é aprimorar o próprio curso.

Assim, novas possíveis aplicações em casos similares poderão contar com um treinamento que possa oferecer resultados ainda melhores.

Da mesma maneira acontece com os professores. Uma vez que o treinamento  evolui, também pela própria repetição, seus instrutores acabam participando desse movimento de melhoria.

Um último ponto, tanto relevante como polêmico, é a ampliação do comprometimento dos alunos.

Embora algumas pessoas acreditem que promover algum tipo de teste ao final de um curso e avisar as turmas que haverá essa avaliação seja forçar um pouco, muitas atribuem maior concentração, menos faltas e mais empenho na absorção do conhecimento ao fato de os estudantes saberem que haverá uma prova no final.

 

Demonstração de resultados dos treinamentos

 

Levantadas algumas das principais vantagens da mensuração de resultados dos treinamentos, passemos agora às melhores formas de como realizá-la.

Uma boa prática quanto à mensuração de resultados, tanto para a contratação de cursos, workshops, palestras e outras atividades similares como qualquer outro tipo de investimentos, é identificar as formas de avaliação dos resultados atingidos antes de aplicar dinheiro em algum lugar. Se a sua empresa não tem adotado essa prática, vale a pena considerar.

Esse tipo de preocupação oferece duas grandes vantagens. A primeira delas é que, tendo acordado previamente a forma de mensuração, os responsáveis pelas áreas, os funcionários treinados e quem libera o recurso financeiro já terão uma referência a respeito do nível de percepção dos resultados que podem ser conseguidos.

Isso dará mais tranquilidade na hora de avaliar os resultados, uma vez que a metodologia já foi validada anteriormente.

 

Pré e pós-avaliações

 

A outra vantagem é que, se for necessário fazer algum tipo de levantamento prévio para a comparação posterior à formação do pessoal, você terá como colher os dados de que precisa de maneira isenta, sem a interferência do próprio impacto do treinamento, além de já ter um modelo comparativo estruturado para realizar a tabulação da avaliação pós-treinamento.

Ganha, assim, tempo e uma forma de avaliar os resultados muito mais objetiva e consistente.

 

Testes objetivos

 

Complementando a ideia anterior, além de utilizar medidores de desempenho (ainda vamos falar mais disso), você pode preparar um teste para a medição de conhecimentos objetivos antes do treinamento.

Aplique novamente essa avaliação depois e terá elementos suficientes para conseguir fornecer o resultado adquirido com o investimento.

Essa opção deve ser considerada, principalmente, em caso de curso ou atividade que tenha duração mais curta. Geralmente, esse tipo de mensuração é mais voltado para conhecimentos técnicos.

 

Entrevistas

 

No caso de treinamentos voltados para a área de desenvolvimento comportamental, aplicar provas e testes objetivos não é o melhor caminho. Por isso, se estiver tratando de investimentos com esse viés e quiser medir quais avanços foram possíveis, volte sua atenção para ações mais subjetivas.

Pode-se realizar entrevistas diretamente com os funcionários e também com superiores que tenham contato direto e que consigam oferecer uma visão a respeito de possíveis mudanças percebidas.

De toda maneira, se esse tipo de esforço estiver voltado para o desenvolvimento comportamental aplicado a equipes maiores e/ou fizer parte de um programa mais extenso, podemos considerar a mensuração por outros indicadores.

 

Comparações

 

O método científico utiliza a comparação de grupos de testes para avaliar os resultados conseguidos isolando uma variável, e você pode fazer a mesma coisa na sua empresa.

Imagine que tenha várias equipes que desempenham a mesma função. Aplicando treinamentos em uma delas e verificando se houve mudança significativa dos resultados conseguidos, é possível validar ou não o mesmo investimento para as outras.

Normalmente, a medição mais clara que se pode fazer para conferir os resultados dos treinamentos é avaliar se houve aumento do volume de tarefas realizadas, considerando o tipo de entrega (atendimentos, produtos fabricados, contratos fechados etc.) ou a melhoria na qualidade (menor número de reclamações ou devoluções, queda no índice de acidentes, diminuição de conflitos internos etc.).

 

Indicadores

 

Para cada tipo de treinamento, um indicador ou um grupo deles pode ser escolhido. Sendo assim, veja o que faz mais sentido e defina qual será a ferramenta de comparação.

Você pode escolher alguns indicadores que acabamos de mencionar ou qualquer outro que busque refletir diretamente a mudança de postura e rendimento do pessoal que recebeu o treinamento.

Por exemplo, nível de satisfação dos clientes, margem de lucratividade, variação do tempo de atendimento, tíquete médio por consumidor, horas extras trabalhadas, e por aí vai.

 

ROI

 

Diante de várias opções que você tem, uma que deve considerar em especial é o ROI (retorno sobre o investimento).

Como é muito conhecido pelas empresas e tem grande possibilidade de aplicação por conseguir se adaptar a vários tipos de mercado e situações, ele tem muita aceitação, podendo oferecer paralelos entre várias possibilidades de investimentos. Por isso, quando falamos da mensuração de pessoas, ele é uma das ferramentas mais eficientes.

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