Com a chegada da tecnologia impactando todos os setores da sociedade, a área de Recursos Humanos não deixaria de ser também influenciada. O RH deve acompanhar as tendências para que seu objetivo seja alcançado. É neste sentido que surge o conceito de RH 4.0.
A quarta revolução industrial traz a tecnologia da informação atuando de forma mais inteligente nos processos produtivos. Isso significa a revolução digital do RH, ou seja, tarefas mais automatizadas e uso estratégico de recursos tecnológicos para atingir melhores resultados. Para entender melhor esse conceito e os pilares que o sustentam, continue a leitura.
O conceito de RH 4.0
Embora o uso das tecnologias no dia a dia seja algo característico do RH 4.0, o conceito vai muito além disso. Na verdade, a definição do RH 4.0 tem a ver com a mudança de mentalidade que coloca o setor numa posição mais estratégica dentro das empresas.
O uso da inteligência artificial atrelado aos bancos de dados gera análises mais profundas sobre os colaboradores, promovendo a inovação de forma mais rápida e eficiente.
Isso significa dizer que toda essa tecnologia impacta de alguma maneira as relações profissionais. Uma vez que o comportamento das pessoas mudou, as empresas precisam se adaptar a isso.
Os pilares do RH 4.0
Os pilares que sustentam o RH 4.0 são: a tecnologia, a estratégia, as pessoas e os processos. Vamos conferir cada um deles a seguir:
Tecnologia
A tecnologia exerce o papel de protagonista dentro do RH 4.O. Todos os recursos tecnológicos são usados com um único objetivo: facilitar os processos dentro da organização.
E quando falamos sobre o uso de tecnologia, a que nos referimos? Estamos falando sobre as ferramentas que podem trazer agilidade para se realizar uma boa administração, como: uso de aplicativos, programas de gestão de projetos e softwares avançados. Tudo isso de acordo com as necessidades da empresa. Há soluções para diversas áreas como a análise de perfil comportamental, processos seletivos digitais e automatizados, ligamento e desligamento de funcionários, registros de colaboradores, relatórios, horas extras, administração de performance e muito mais.
Sem contar as inúmeras possibilidades que atendem ao trabalho remoto, tão usual nos dias de hoje, como: computação em nuvem e programas de comunicação que permitem o home office dando mais flexibilidade ao processo.
Estratégia
A utilização da tecnologia precisa ser feita de forma pensada, ou seja, estratégica. Só assim ela será um fator competitivo. Sozinha, a tecnologia não agrega muito, ela precisa ser explorada.
Pessoas
A gestão com base nos perfis comportamentais, com uma significativa influência da psicologia, tem como objetivo conhecer as skills de cada profissional para desenvolvê-las e utilizá-las de forma mais assertiva.
Sabendo as características comportamentais dos colaboradores, fica mais fácil o processo de escolha para a realização de determinadas tarefas e ocupação de determinados cargos. Isso impacta diretamente, de maneira positiva, na produção e, inclusive, melhora o índice de satisfação do profissional.
É o que se conhece por uso do people analytics que mapeia as competências humanas do colaborador e norteia os gestores em suas decisões.
Processos
No RH 4.0 o foco do gestor de RH é a dedicação às estratégias da empresa. Por isso, é tão importante otimizar os processos burocráticos de maneira que se ganhe tempo e produtividade.
Benefícios do RH 4.0
Para as empresas que ainda não se adaptaram e não adotaram o RH 4.0, ainda é bastante difícil superar a mentalidade conservadora existente. E essa insegurança é totalmente normal e aceitável. Mas quando os benefícios e vantagens de um RH 4.0 são apresentados, fica muito mais fácil de encarar os obstáculos. Isso porque são vários os fatores positivos, como: aumento de produtividade, a comunicação fica muito melhor, a burocracia diminui e a empresa passa a ter um posicionamento mais estratégico. Confira cada um desses pontos positivos a seguir:
Redução de burocracia
Imagina poder realizar a rotina do RH, inclusive à distância, utilizando a tecnologia para reorganizar fluxos de trabalho e diminuindo as questões burocráticas. Com o RH 4.0 há o ganho de precisão e a diminuição de processos como estes.
Aumento de produtividade
Produzir mais em menos tempo. É isso que o uso da tecnologia proporciona com a adoção do RH 4.0. Todos os processos da empresa acabam passando por otimização e isso contribui consideravelmente para o alto desempenho dentro da empresa.
Melhoria na comunicação
O emprego de softwares dá dinamismo e possibilita uma melhor comunicação interna entre os colaboradores. Além disso, com os recursos tecnológicos, todos os funcionários ficam acessíveis durante o expediente.
Assertividade na contratação e melhoria na gestão de talentos
Se a tecnologia é utilizada para identificar os perfis comportamentais dos colaboradores, automaticamente há um ganho na gestão de talentos. Por quê? Porque a assertividade na contratação fica mais evidente, uma vez que o processo seletivo é também mais eficiente, focado no alinhamento de perfis que atendem às expectativas das empresas.
Uso de informações para tomada de decisões e posicionamento mais estratégico da empresa
Processos mais automatizados colaboram para a construção de dados e métricas que podem ser utilizadas para análises posteriores e, por conseguinte, melhor tomada de decisões. Isso torna possível um RH mais estratégico, com toda a equipe centrada em atingir as metas e objetivos principais da empresa.
O RH 4.0 e o uso da tecnologia
Falamos tanto da utilização da tecnologia pelo RH, mas como isso se dá? Quais são, de fato, as ferramentas e recursos adotados?
Gestão remota
Até pouco tempo atrás era muito difícil de se pensar em uma gestão remota. Não era uma realidade comum. Com a pandemia da Covid-19, quando muitas empresas se viram obrigadas a se adaptar e perceberam que o trabalho remoto é possível, houve também a necessidade de se implantar ferramentas de gestão remota para que os líderes conseguissem gerenciar suas equipes à distância. Com isso, é possível acompanhar a evolução das tarefas e organizar a distribuição das demandas.
Inteligência Artificial
O uso da automação nos processos seletivos já está sendo utilizado com um único objetivo: dar agilidade nos processos e demandar cada vez menos esforços de colaboradores em tarefas operacionais.
People Analytics
O people analytics comprova as informações com dados importantes. Esses dados ajudam a verificar desde o percentual de alinhamento, por exemplo, do candidato com a vaga em questão ao desempenho do profissional no dia a dia.
Soluções em nuvem
Está muito claro que o armazenamento de dados na nuvem trouxe benefícios para toda a empresa, principalmente no quesito: redução de custos. Porém, para o RH, o mais importante está no fato da acesso às informações. Com os dados na nuvem, o colaborador pode acessá-los de qualquer lugar e não, necessariamente, da empresa.
Software de gestão e LMS
Os softwares de gestão permitem a integração com diferentes ferramentas do setor e a gestão das pessoas, obviamente, fica muito mais eficiente.
As plataformas LMS permitem o treinamento e desenvolvimento de colaboradores ainda que à distância. É possível acompanhar a evolução do aprendizado, a frequência e o comprometimento dos colaboradores com o programa de capacitação, além de oferecer suporte e relatórios com dados importantes sobre o engajamento dos funcionários.
Conclusão
Não é fácil lidar com diferentes gerações ocupando os mesmos espaços nas organizações. Fato é que é para frente que se anda, certo? E é pensando nisso que as áreas de recursos humanos devem acompanhar a evolução dos processos a fim de que haja melhorias constantes.
O RH 4.0 não é o futuro. Ele já está acontecendo nas empresas. A automatização dos processos e a diminuição das burocracias não devem ser encarados como empecilhos ou até mesmo uma ameaça aos profissionais do setor. Muito pelo contrário. A tecnologia chega para valorizar e potencializar suas capacidades.
Com toda a explicação sobre o RH 4.0 neste artigo, talvez seja a hora de começar a implementar algumas mudanças na sua empresa, não? Conte com a gente e as nossas soluções para tornar o processo muito mais produtivo e alcançar resultados cada vez mais satisfatórios.