Como calcular o ROI do Treinamento Corporativo?

 

Entenda como calcular o ROI do treinamento corporativo em nosso artigo.

O treinamento de colaboradores é uma das principais práticas em relação ao desenvolvimento dos recursos humanos. Afinal, o mercado é bastante competitivo e tornou-se necessário fornecer aos clientes sempre o melhor serviço disponível.

Entretanto, os impactos positivos dessa ação raramente são medidos, o que é um verdadeiro equívoco. Para evitar isso, falaremos sobre um indicador ideal: o ROI de treinamento.

O retorno sobre o investimento (ROI), acrônimo da expressão inglesa Return on Investment, é a medida dos benefícios monetários percebidos por uma organização como consequência de determinado investimento.

Sua fórmula é bem simples e a sua interpretação é bastante intuitiva. Por isso, essa é uma métrica que se tornou amplamente utilizada por diversos setores para avaliar os mais variados investimentos.

No entanto, saber como calcular custo de treinamento acaba sendo um grande desafio, pois muitas corporações não sabem como fazê-lo. Por isso, vamos expor nesse post como medir o ROI de treinamento. Confira a seguir.

 

Como calcular custo de treinamento?

 

Vejamos a seguir como medir o ROI de treinamento!

 

Avaliações de performance

 

O primeiro passo para seguir o ROI de treinamento é fazer avaliações de performance. Isso se explica pelo fato de que um dos principais objetivos do treinamento é aumentar a performance do colaborador.

Logo, quanto melhor a performance, mais o retorno do treinamento está sendo positivo.

 

Pesquisa de clima

 

O segundo passo é realizar uma pesquisa de clima. Uma equipe capacitada raramente se mostra desmotivada ou conflituosa. Por isso, a pesquisa de clima é um indicador relevante para analisar o ROI.

 

Avaliações financeiras

 

Obviamente, se o treinamento está surtindo resultados benéficos, a avaliação financeira da companhia também será positiva. Isso significa que esse é um indicador importante para realizar o cálculo do ROI.

 

Avaliações de rotatividade

 

Outro indicador relevante é a rotatividade. Se está havendo uma troca de colaboradores muito constante, chances são de que os investimentos não estão gerando o retorno esperado.

Afinal, os profissionais que estão cientes de suas atividades e contentes em seu ambiente de trabalho, fazem de tudo para se manter na companhia e agregar cada vez mais a ela. Logo, se há uma grande rotatividade, com certeza algum processo está  incorreto.

 

Entrevistas individuais

 

Por fim, nada melhor do que buscar o feedback dos colaboradores com entrevistas individuais. Dessa forma, é possível avaliar as demandas de seu público interno e trabalhá-las.

Além disso, os profissionais serão capazes de apontar pontos de melhoria da companhia de modo geral, permitindo aos gestores maior organização e avanço nas estratégias.

 

Qual é a fórmula de ouro para o cálculo do ROI?

 

O ROI é um indicador bem objetivo, por isso seus inputs deverão ser sempre monetizáveis. Alguns gestores buscam adaptá-lo para outros inputs, como aumento de produtividade e satisfação dos colaboradores.

Apesar de essa prática ser muito útil para algumas empresas, preferimos explicar aqui um indicador mais voltado para o lado financeiro. Aqui está a fórmula mais utilizada para o ROI:

ROI = (ganhos financeiros com o investimento – custo do investimento) / custo do investimento

 

Como aplicar a fórmula para avaliar o desempenho da empresa após o treinamento?

 

Por exemplo, você investiu R$ 40.000,00 em um programa e teve um crescimento de receitas estimado em R$ 80.000,00. Então, o seu ROI é:

ROI  (80.000,00 – 40.000,00) / 40.000,00 = 1 = 100%

Com isso foi possível cobrir o custo do treinamento e ainda lucrar R$ 40.000,00. Essa fórmula pode também ser extrapolada para outros níveis da empresa.

 

 

ROI individual

 

À medida que descemos de nível, os parâmetros para o ROI ficam mais complexos. Há diversas formas de calcular o retorno trazido por cada indivíduo para a

empresa. Contudo, o mais eficaz trata cada etapa da cadeia produtiva como um cliente interno e a etapa anterior como um produto.

 

  • Custo da hora de trabalho (HT): R$ 50,00.
  • Valor agregado pelo indivíduo aos produtos antes do treinamento (V0): R$ 100.000,00.
  • Valor agregado pelo indivíduo aos produtos depois do treinamento (V1): R$ 112.000,00.
  • Redução das horas gastas com retrabalhos (HR): 20.
  • Custo do trabalhador (CT): R$ 9.000,00.
  • Ganho financeiro com o treinamento: (V1 – V0) + (HT x HR) – CT = R$ 4.000,00.
  • Custo individual do treinamento: R$ 2.500,00.
  • Seu ROI será: ROI = (4.000 – 2.500) / 2.500 = 0,6

Esse dado será muito importante para avaliar se a ação foi efetiva em todos os participantes ou se houve alguém que não respondeu bem a ela. Assim, você poderá abordá-lo e pedir contribuições.

 

ROI das equipes 

 

Se você tiver calculado o ROI individual de todos os membros da equipe, essa etapa será bem mais simples. Você precisará somente tirar a média do ROI de todos eles.

Se quiser já iniciar sua análise a partir do nível das equipes, bastará usar os mesmos parâmetros do ROI individual, mas levando em consideração a equipe como um único fornecedor interno entregando um único produto para um único cliente interno.

 

Por que medir o ROI de treinamento? 

 

Os gestores investem em treinamento sem medir seus resultados

 

Uma famosa analista de investimento americana, Bettina Brown, escreveu um artigo intitulado “Retorno sobre investimento dos treinamentos: mitos e verdades“. Nele, ela disseca os principais comentários de gestores a respeito dessa ação.

A autora apresenta um estudo realizado em 15 países participantes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Ele demonstra que a maioria das empresas acredita cegamente nesses efeitos do treinamento: aumento de produtividade, maior flexibilidade da força de trabalho e eficiência no uso de materiais e de capital.

Além disso, Brown relaciona essa ação com qualidade maior do produto ou serviço e também com colaboradores mais motivados. Por outro lado, essas empresas não mediram esses benefícios em nenhum momento, nem sequer compararam se o retorno financeiro foi maior do que os custos.

 

O treinamento é replicado sem consciência corporativa

 

Então, o treinamento se torna uma verdadeira fórmula vazia, a qual os gestores seguem sem saber da sua efetividade. Não estamos dizendo, porém, que não se deve treinar os funcionários.

Essa é uma ação essencial e traz realmente muitos resultados positivos. Entretanto, queremos alertar que deve haver uma abordagem mais administrativa dessa ação e, para isso, é importante calcular o ROI.

Somente assim você poderá defender as ações de treinamento no futuro. Quando seus superiores quiserem cortar essa verba, você poderá intervir mostrando o resultado. Se um dos seus colaboradores contestar a eficácia, você terá dados para contradizê-lo.

 

Como calcular o custo de treinamento?

 

Vejamos a seguir as formas de calcular o custo de treinamento. Esses indicadores nos informam se o treinamento que está sendo aplicado, está realmente sendo compreendido e gerando resultados positivos na equipe.

 

Índice de prevenção de acidentes

 

O índice de prevenção de acidentes é interessante para perceber se os colaboradores estão sabendo utilizar os equipamentos de proteção individual e coletiva de maneira correta.

Se estão utilizando o uniforme ou seguindo as regras de vestimenta da empresa e se tem ciência sobre os locais seguros e perigosos da corporação.

É papel do setor de treinamento passar essas informações e proteger a equipe de possíveis acidentes.

 

Produtividade da equipe

 

A produtividade é um indicador que tem relação direta ao treinamento. Afinal, o colaborador precisa saber de todas as particularidades sobre seu setor e seu trabalho para conseguir se manter produtivo, sem cometer erros graves e sem possuir muitas dúvidas sobre sua atuação.

Logo, se a produtividade estiver positiva, significa que os treinamentos estão surtindo os efeitos esperados pela corporação.

 

Melhoria do clima organizacional

 

Por fim, podemos citar o clima organizacional, que é um indicador que mostra o nível de satisfação e harmonia entre os colaboradores.

Quando uma equipe está bem treinada, chances são de que se mostrem mais unidas e engajadas. Afinal, as informações estarão alinhadas e os erros serão mínimos.

Ou seja, os colaboradores vão atuar com mais companheirismo e satisfação para realizarem o melhor trabalho possível.

 

Quais são os benefícios reais do treinamento?

 

O ROI é um indicador que quantifica o impacto financeiro do treinamento, mas por trás desse número conseguimos extrapolar muitas informações sobre seus benefícios:

 

Maior conhecimento agregado dentro da empresa 

 

As investigações da gestão de conhecimento têm mostrado que o conhecimento adquirido por um funcionário melhora a qualidade dos processos internos da empresa. Ele traz novas ideias e novas soluções que se multiplicam em seus colegas de trabalho.

O treinamento coletivo traz esse benefício mais rapidamente. Além disso, o aprendizado será individual para cada um. Assim, em um mesmo processo de aprimoramento, cada um trará ideias diferentes. A redução de custo e o aumento de produtividade certamente refletirão em um ROI mais elevado.

 

Maior engajamento dos colaboradores 

 

À medida que os funcionários ficam mais tempo na mesma função, eles começam a se desmotivar. São sempre as mesmas atividades e tarefas, executadas roboticamente do mesmo modo.

O treinamento mostra a eles uma nova abordagem para seus antigos problemas. Desse modo, ganham nova motivação.

 

Maior retenção de talentos 

 

As empresas sabem que é difícil encontrar um colaborador talentoso. Então, investem pesado para retê-lo. Todavia, muitas delas gastam mais em bônus e aumentos que em treinamento para mantê-lo.

Na verdade, o que a maior parte dos talentos quer é o aprimoramento de suas habilidades. Eles são sedentos por conhecimento, então a capacitação dá uma sensação de crescimento pessoal que não pode ser fornecida pelo dinheiro. Afinal, são coisas que o dinheiro não compra, não é mesmo?

 

Inovação em processos e produtos 

 

As ações de aperfeiçoamento de pessoal devem ser constantes, em vez de pontuais.

A longo prazo, as habilidades adquiridas em treinamentos se incorporam ao cotidiano da empresa e se tornam rotina. Com isso, seu potencial de inovação é reduzido, pois não há novos inputs para enriquecer a criatividade dos funcionários.

Então, novos treinamentos trarão toda a energia necessária para elaborar processos, produtos e serviços diferenciados.

 

Melhoria da imagem corporativa da marca 

 

Hoje em dia, seus clientes estão buscando empresas com políticas de desenvolvimento sustentável. Um de seus pilares são as empresas com responsabilidade social. Assim, o cuidado com os recursos humanos agrega valor ao produto e diferencia a sua marca das dos concorrentes.

Além disso, todo cliente se informa muito antes de optar por um negócio. Caso você mostre sua equipe bem qualificada, ele ficará mais propenso a escolher você.

O ROI de treinamento é, portanto, a monetização desse benefício. Afinal, todos esses resultados podem estar presentes. Mas, no mundo dos negócios, é necessário saber o retorno financeiro de suas ações. Caso contrário, corremos o risco de fazer uma gestão desastrosa sob a aparência de alta eficiência.

Você deve ter percebido que os treinamentos precisam ser bem pensados e avaliados, não é? Caso contrário, não surtem os efeitos necessários.

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