Como garantir o sucesso da Estratégia de Aprendizagem?

 

Saiba em nosso conteúdo como garantir o sucesso de uma estratégia de aprendizagem.

Com o mercado mais competitivo a cada dia, é indispensável desenvolver equipes cada vez mais capacitadas. Por isso, é fundamental garantir o sucesso da estratégia de aprendizagem da empresa em 2019.

Possuir uma estratégia de aprendizagem significa ter um diagnóstico do potencial de atuação dos integrantes da companhia e trabalhar com atenção ao mercado para promover uma rotina corporativa altamente qualificada, gerando colaboradores motivados. Com isso, a empresa conquista cada vez mais vantagens competitivas perante os concorrentes, e a organização cresce.

Neste artigo, vamos mostrar passos primordiais para ter sucesso na estratégia de aprendizagem. Quer aprender um pouco mais sobre isso? Então siga a leitura e confira!

 

Faça um planejamento

 

O primeiro passo para garantir o sucesso da estratégia de aprendizagem é fazer um planejamento. O planejamento é muito importante para aplicar os conteúdos com disciplina e criatividade, conquistando a adesão e combatendo o esquecimento dos profissionais.

Para planejar as estratégias de aprendizagem na corporação, é necessário que o gestor esteja ciente do que a organização busca desenvolver e melhorar em seus colaboradores. Assim, ele precisa criar métodos sobre os objetivos, estipulando as metas que se farão primordiais alcançar no percurso para atingir o objetivo final.

Logo, toda a metodologia deve ser previamente estudada e planejada a fim de ser aplicada de acordo com as necessidades da empresa e o perfil dos colaboradores. A metodologia deve ser estruturada para não gerar nenhum tipo de confusão ou de resistência ao aplicar os treinamentos corporativos.

 

Saiba por onde começar

 

Após o planejamento, é necessário saber por onde começar e aplicar a estratégia. O mais recomendável é começar pelos pontos de melhoria mais evidentes, pois ao estimular o aperfeiçoamento em assuntos nos quais os colaboradores estão se sentindo carentes, eles se tornarão mais interessados a aprender e aprofundar no tema.

Além disso, é necessário observar como as equipes se desenvolvem, que tipo de abordagem seria mais sincronizada ao perfil de cada time e como aplicar os treinamentos de modo a conquistar a atenção de todos os colaboradores.

Por exemplo, se a empresa possui uma equipe mais prática e outra mais teórica, é positivo direcionar as estratégias de aprendizagem de modo a corresponder esses perfis de atuação.

 

Providencie o diagnóstico da empresa

 

Para garantir o sucesso da estratégia de aprendizagem, é imprescindível providenciar o diagnóstico da empresa. Esse diagnóstico tem o intuito de avaliar quais são os pontos fortes e os pontos de melhoria do capital intelectual dos profissionais que atuam na corporação e, com isso, poder criar um plano de ação.

Para fazer esse diagnóstico, é necessário realizar uma avaliação de desempenho, pois dessa forma haverá um resultado mais preciso sobre as necessidades e os talentos dos colaboradores.

Com esse resultado, torna-se possível promover treinamentos que visam aperfeiçoar os conhecimentos que já estão dominados e estimular o aprendizado dos assuntos que ainda geram muitas dúvidas. Ou seja, com o treinamento adequado, as dúvidas são sanadas, as informações se tornam comuns a todos e as confusões de procedimento no dia a dia diminuem.

Powered by Rock Convert

 

 

Conheça soluções de aprendizado para dispositivos móveis

 

Existem muitas formas de promover o aprendizado, e um meio que está fazendo muito sucesso nas corporações é a metodologia eLearning. Essa ferramenta visa conceder o ensino à distância de maneira prática, acessível e dinâmica, facilitando a jornada de captação do conhecimento.

Além disso, essa tecnologia está disponível para dispositivos móveis. Nessa era em que os indivíduos estão sempre conectados a esse tipo de eletrônicos, viabilizar que os ensinamentos sejam passados por essa ferramenta é uma estratégia muito inteligente. Afinal, os colaboradores vão se sentir mais motivados e não precisarão se locomover para ter acesso ao conteúdo de que precisam.

Outro ponto positivo de usar soluções de aprendizado para dispositivos móveis é a acessibilidade e a possibilidade de obter as informações onde e quando quiser. Com essa disponibilidade, as rotinas dos profissionais não serão alteradas e seu tempo não se tornará escasso, pois não haverá necessidade de adicionar uma atividade que demande locomoção e rotina.

 

Observe as tendências

 

As metodologias de ensino estão sempre evoluindo e ganhando novas formas de aplicação. A cada dia são desenvolvidas plataformas mais modernas para a aprendizagem, novos cursos são criados e surgem novas maneiras de agir estrategicamente para garantir o aumento do capital intelectual dos profissionais.

Por isso, é indispensáveis que os gestores observem as tendências que vão surgindo e busquem aplicá-las em seu cotidiano. Ao observar essas tendências, é possível ter uma ideia de qual ferramenta teria sucesso ou não na companhia e aderir às metodologias mais eficazes para conquistar o objetivo almejado.

Estar atento ao que o mercado apresenta como soluções de desenvolvimento de aprendizagem é benéfico para aumentar a competitividade da empresa e de seus colaboradores. Além disso, auxilia na ampliação da criatividade e do dinamismo da equipe que estará sempre preparada a receber e a buscar novos conhecimentos em seu cotidiano.

 

Faça testes precisos

 

Por fim, é indispensável fazer testes precisos. A cada nova estratégia aplicada, se faz necessária uma avaliação do sucesso e da adesão do que está sendo proposto, pois isso impede que a empresa cometa erros e aplique uma metodologia que não condiz com o perfil de seus profissionais.

Além disso, ao conhecer melhor o que os colaboradores demandam e ao aprimorar os objetivos corporativos, os gestores desenvolvem uma visão sistêmica que pode contribuir para as demais estratégias da companhia.

Por isso, é muito importante testar se o que foi planejado está tendo sucesso e qual é o feedback dos colaboradores. É preciso avaliar como a estratégia utilizada contribui em produtividade, se está gerando adaptação dos funcionários e diversos outros aspectos que podem evidenciar se ela está sendo eficiente.

Como vimos, não é uma tarefa difícil garantir o sucesso da estratégia de aprendizagem, porém é importante seguir todos os passos com bastante disciplina para obter os resultados desejados. Para que 2019 seja um ano de mudanças positivas na estratégia de aprendizagem, é necessário ter foco e visar à melhoria contínua. Com isso, a empresa e seus profissionais vão se tornar cada vez mais competitivos e qualificados.

E então, gostou do nosso artigo? Leia também sobre aprendizagem adaptativa e expanda os seus conhecimentos!

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *