Entendendo a importância do trabalho em equipe

 

A maioria das empresas sabe da importância do trabalho em equipe. Mas é válido entender qual é o real impacto em um time bem alinhado. Uma vez que, quando você mensura a quantidade de benefícios que um bom trabalho em equipe pode trazer, consegue valorizar mais esses profissionais. 

Ao passo que, quando listamos os malefícios que um time desalinhado pode gerar, é provável que você se empenhe mais em encontrar soluções para problemas que, nem sempre, parecem estar relacionados à falta de interação.

Por isso, é importante saber sobre como manter os seus colaboradores ajustados entre si, para que, assim, possam desempenhar um trabalho com melhores resultados. Continue a leitura deste post e entenda mais sobre o tema.  

 

A importância do trabalho em equipe nas empresas

 

Sabemos que quem compõe a empresa são os funcionários. Ainda que divididos em times, squads, setores, líderes e liderados, são pessoas que precisam trabalhar juntas

Entretanto, é possível que algumas profissões ou projetos específicos permitam a um profissional ser um “lobo solitário” em seu cargo. Mas, na maioria das vezes, existem vários indivíduos, cada um com suas habilidades, envolvidos no objetivo de fazer a empresa funcionar.

Porém, certamente, fazer uma organização funcionar não é o suficiente. O objetivo de todo negócio é crescer, desenvolver e evoluir dia após dia. Mas isso não acontece quando seus funcionários não trabalham em conjunto. 

Nesse sentido, podemos notar alguns benefícios em times que trabalham de forma coesa:

 

  • clima organizacional positivo.
  • agilidade nos processos e projetos;
  • diminuição ou eliminação de grandes falhas; 
  • melhoria na produtividade;
  • melhor qualidade de vida no trabalho.

 

Por outro lado, um grupo de pessoas desalinhadas, pode gerar consequências muito negativas, como:

 

  • conflitos internos;
  • atraso nas entregas;
  • baixa energia dos colaboradores;
  • aumento do nível de estresse;
  • pouco engajamento. 

 

Com esses exemplos, é possível perceber  a importância do trabalho em equipe e como ele impacta na saúde da empresa em diversos aspectos. 

Mas ter um time coeso, não significa que seus colaboradores precisam ser todos iguais, com pensamentos idênticos, pelo contrário, a diversidade faz com que a instituição se fortaleça e evolua, porém, o propósito geral do time deve ser comum a todos.

 

As principais habilidades para trabalhar bem em equipe

 

Atualmente, existem muitas estratégias que levam a um aprimoramento da interação dos times. Abaixo, estão alguns desses métodos que, quando bem praticados pelos líderes, gestores de pessoas e funcionários de modo geral, contribuem muito para que os profissionais caminhem juntos e alcancem grandes feitos. Confira!

 

Conhecimento dos membros da equipe

 

Um conselho de ouro para ter sucesso no trabalho em equipe é conhecer as pessoas. Especialmente para os gestores de RH, informar-se sobre o indivíduo com o qual está lidando dá direção para resolver uma série de desafios comportamentais.

Entretanto, essa dica não é apenas para líderes e gerentes, e sim para todos os membros da equipe. Isso porque, quando você conhece o profissional com quem trabalha, o relacionamento fica mais pessoal, passa-se a ter mais liberdade de dar um feedback, de esclarecer dúvidas, compartilhar dificuldades do trabalho no dia a dia etc.  

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Respeito às diferenças 

 

Como citado anteriormente, ter pessoas com diferentes experiências, com crenças variadas e diversas visões de mundo é muito benéfico para a empresa. Mas essa diversidade precisa ser respeitada

Esse é um tópico muito falado, defendido nas mídias, bastante discutido e, claro, precisamos realmente conversar sobre esse tema. Mas esse respeito tanto mencionado, também precisa ser colocado em prática dentro das empresas e das equipes

Definitivamente, a consideração e a valorização das pessoas, independentemente das suas aparentes diferenças, é algo que leva um setor a ser mais humano e mais unido.

 

Gerenciamento de conflitos

 

É certo que, em algum momento, surgirão situações tensas, conflitos, divergências de opinião que podem gerar discussões sérias e, nessa hora, o gestor de pessoas ou líder de equipe precisa manter a calma e mediar, com coerência e imparcialidade, aquela divergência.

O ideal é que os conflitos sejam administrados por profissionais de RH, mas na falta deles, mesmo sendo um colega de equipe, é válido tentar amenizar a situação, fazendo os envolvidos se acalmarem, para não levar nenhuma questão a uma desavença mais séria.

 

Boa comunicação 

 

A comunicação interpessoal é uma forte aliada quando o assunto é trabalho em equipe. Sem uma comunicação eficiente, é impossível cultivar relacionamentos saudáveis, especialmente dentro de uma organização

Embora seja um assunto recorrente nas palestras organizacionais e nas reuniões de alinhamento, essa não é uma missão fácil. Na verdade, é necessário que o time encontre um modo funcional ou, até mesmo, uma ferramenta de comunicação, para que essa conversa aconteça de forma fluida e efetiva.

 

Proatividade 

 

Outro traço que promove um bom trabalho em equipe é a proatividade. Pessoas que se prontificam a assumir responsabilidades e que se mostram dispostas a ajudar tendem a ter um ótimo desempenho nas relações corporativas. Isso ocorre, pois, elas antecipam as necessidades do time e estão prontas a serem suporte para sua equipe.

 

Confiança e transparência

 

Dois conceitos que andam juntos e não podem faltar para um bom trabalho em equipe: confiança e transparência. É por meio deles que a relação das pessoas se fortalecem, por isso, seja transparente com os seus colegas e confie neles. Afinal, vocês estão juntos na missão de realizar um trabalho produtivo.

 

Como os perfis comportamentais podem ajudar a criar um time de alta performance

 

Uma ótima ferramenta para um gestor de pessoas, com o objetivo de entender sua equipe e trabalhar para que ela traga melhores resultados, é o perfil comportamental. Por meio dele, você consegue identificar qual é o processo de cada colaborador e, com isso, desenvolver estratégias para que suas habilidades comportamentais impulsionem o seu crescimento.

Uma vez que você conhece o seu colaborador, sabe quais são os seus pontos fortes e fracos, entende qual é a melhor forma de valorizá-lo, é possível traçar caminhos para que ele cresça no trabalho, sinta-se satisfeito, desenvolva suas habilidades e trabalhe suas dificuldades. Assim, automaticamente, ele vai influenciar seus colegas de time e proporcionar um ambiente favorável para a realização de um bom trabalho em equipe.

Agora que você entendeu a importância do trabalho em equipe, leu sobre algumas táticas para melhorar esse aspecto na sua empresa e conheceu uma ferramenta para auxiliar nesse processo, que tal se aprofundar mais no assunto? 

Continue por aqui e leia mais dicas sobre como o seu time pode conquistar resultados incríveis trabalhando juntos.

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