Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas, qual sua importância?

 

O investimento em treinamento e desenvolvimento de pessoas é uma realidade em sua empresa? Muitos gestores ainda não enxergaram a importância de ações como essa para o crescimento da organização.

Neste artigo, vamos mostrar como a educação corporativa pode trazer diversos benefícios e se tornar um elemento-chave para se destacar no mercado corporativo.

Vamos falar também algumas estratégias que você pode usar para garantir que os treinamentos escolhidos darão o resultado esperado para sua empresa.

Continue a leitura e confira!

 

Por que sua empresa precisa desenvolver pessoas?

 

Existem diversos fatores que podem motivar a liderança de uma empresa a investir no treinamento e desenvolvimento de pessoas.

Separamos os principais motivos que um RH estratégico pode apresentar aos gestores da organização para motivar esse passo. Veja a seguir.

 

Valorizar os funcionários

 

Uma análise da Gartner mostrou que uma das três principais tendências para o RH em 2019 é o foco na employee experience.

Isso significa que deve existir uma maior preocupação para que os funcionários tenham uma experiência positiva na empresa, do momento de recrutamento até todo seu processo de integração e sua rotina como colaborador.

Uma das formas de melhorar essa experiência é fornecer mostras de valorização da empresa em relação aos profissionais. E abrir espaço para o treinamento e desenvolvimento de pessoas é uma excelente tática.

Essa valorização por meio do desenvolvimento mostra aos funcionários que a empresa não se preocupa apenas com os resultados que eles produzem, mas também com seu crescimento e bem-estar pessoal e profissional.

 

Aumentar a produtividade

 

É claro que um dos principais fatores que motivam gestores a investir em treinamento é o aumento da produtividade. Afinal, os profissionais estarão se aprimorando em suas áreas de atuação e conhecendo novas ferramentas e metodologias para produzir melhores resultados.

Contudo, se engana quem pensa que o aumento da produtividade está relacionado apenas a elevação do conhecimento técnico.

Funcionários podem se tornar mais produtivos também porque estarão mais motivados, realizados pessoalmente e engajados com os propósitos da empresa.

 

Reter talentos

 

Diminuir custos com a rotatividade de talentos é um dos maiores objetivos para um RH estratégico. Isso porque o impacto gerado por constantes desligamentos e novos processos seletivos vai além dos recursos financeiros gastos.

O RH gasta tempo nesses processos e os times ficam enfraquecidos com altas taxas de turnover. Por isso, gestores receberão de forma muito positiva o treinamento e desenvolvimento de pessoas, já que isso influenciará diretamente na retenção de talentos.

O motivo é claro: empresas que investem em pessoas são mais valorizadas pelos profissionais do mercado e pelos times internos.

 

Integrar colaboradores

 

Treinamentos e cursos também são estratégicos para a integração de novos colaboradores à empresa. As metodologias são úteis de diversas formas.

Elas podem ensinar o acesso às plataformas e ferramentas, podem atualizar em relação a normas e procedimentos ou mesmo podem apresentar de forma dinâmica e personalizada a cultura da empresa.

 

Reduzir a quantidade de erros cometidos

 

Treinamentos constantes são fundamentais se sua empresa precisa cortar ao máximo as chances de erros em processos.

A rotina pode, muitas vezes, tornar a realização de algumas atividades quase que automática pelos colaboradores. Isso aumenta a probabilidade de erros.

Os treinamentos têm o poder de atualizar os profissionais e mostrar formas mais eficientes para trabalhar, além de trazerem mais dinamismo à rotina.

 

Aumentar a qualidade do que é oferecido pela empresa

 

Se você quer que sua empresa ofereça produtos ou serviços de alta qualidade e que se destaquem no mercado, estratégias de treinamento e desenvolvimento de pessoas precisam ser implantadas com urgência!

Funcionários mais valorizados e engajados se tornam automaticamente mais produtivos. Unindo esses fatores às habilidades e competências que podem ser adquiridas por meio de treinamentos e cursos, o potencial para bons resultados certamente cresce!

 

treinamento e desenvolvimento de pessoas

 

Como escolher os treinamentos certos?

 

Agora que você já sabe como o treinamento e desenvolvimento de pessoas é importante para uma organização, queremos ajudar você a escolher a melhor forma de desenvolver profissionais.

 

Promover uma cultura de aprendizagem

 

Um dos pontos mais interessantes relacionados ao desenvolvimento de profissionais é o entendimento de que a empresa precisa fomentar uma cultura de aprendizagem. Isso muda tudo! Sabe por quê?

Em vez de cursos e treinamentos esporádicos, uma organização que mantém uma cultura de aprendizagem constante incentiva seus colaboradores a estarem sempre se aprimorando.

Essa cultura promove o desenvolvimento não apenas de competências técnicas, mas também de habilidades interpessoais, que são valiosas no ambiente corporativo.

 

Buscar entender as carências do time

 

Outra questão que merece a atenção do RH é o entendimento das carências do time. Assim será possível oferecer as capacitações que realmente farão a diferença.

É importante realizar um mapeamento para entender quais cursos e treinamentos podem surtir mais efeito para cada equipe. Os treinamentos também podem ser diferentes para cada geração de profissionais.

 

Desenvolver hard skills e soft skills

 

Focar apenas em desenvolver habilidades técnicas não é o ideal que sua empresa busca formar equipes de alta performance.

As soft skills tem sido extremamente requisitadas no mercado de trabalho atual, justamente porque estão relacionadas a fatores como inteligência emocional, comunicação e relacionamento interpessoal.

Desenvolver hard skills e soft skills paralelamente é a estratégia ideal para garantir um ambiente corporativo saudável e produtivo.

 

Usar a tecnologia

 

Por fim, se sua empresa se preocupa em desenvolver profissionais, existem diversas tecnologias que são grandes aliadas nesse processo.

As novas tecnologias no segmento de educação corporativa proporcionam mais dinamismo e eficácia aos cursos e treinamentos. Elas também possibilitam que o aprendizado faça parte do dia a dia dos funcionários, com conteúdos a um clique de distância.

Esperamos que este artigo tenha sido esclarecedor para você e possa ajudar sua empresa a avançar no treinamento e desenvolvimento de pessoas! Como vimos, essa é uma tendência para organizações que desejam se destacar no mercado e o RH tem um grande papel em conduzir essas ações.

Que tal compartilhar este conteúdo em suas redes sociais e mostrar a mais profissionais como o desenvolvimento de pessoas faz a diferença? Até a próxima!

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *