Treinamento e Desenvolvimento de pessoas qual sua importância?

 

O conhecimento acerca da gestão de recursos humanos está em constante aperfeiçoamento, visto que o perfil dos funcionários também muda com frequência. Esse cenário pode dificultar a prática de treinamento e desenvolvimento de pessoas.

Por não entenderem essas mudanças e acompanharem as tendências, muitas companhias acabam falhando nesse quesito. Dessa forma, os investimentos são cortados pelas empresas que não compreendem a importância desse tipo de investimento.

Para te ajudar a melhorar a gestão de pessoas e a convencer seus superiores a realizarem a capacitação dos profissionais, listamos alguns benefícios que geram para a empresa. Confira!

Redução de custos

 

Ter um grupo capacitado para desempenhar o trabalho resulta em redução de custos. A retenção de talentos é um dos benefícios do treinamento e desenvolvimento, pois diminui os gastos oriundos da rotatividade e mantém os bons profissionais.

Além disso, a equipe se torna mais produtiva, os erros causados por tarefas mal executadas diminuem e os recursos são melhores alocados, reduzindo o desperdício.

Para abaixar ainda mais os custos, uma boa alternativa é optar pelo EAD. Esse método de ensino tem sido cada vez mais adotado devido a seus resultados e por apresentar vantagens como eliminar a necessidade de deslocamento e trazer maior autonomia e facilidade.

 

Ambiente de trabalho agradável

 

Outro benefício que o treinamento oferece é a motivação. A partir do momento em que os funcionários percebem o investimento por parte da empresa, adquirem novos conhecimentos e desenvolvem novas habilidades, a equipe se sente mais valorizada.

Os profissionais também se sentem mais seguros para realizarem suas funções e procuram retribuir para a organização a confiança depositada. Por fim, as oportunidades criam um ambiente de competição saudável e favorável para o crescimento do negócio.

 

 

Diminuição na rotatividade de pessoal

 

Qualquer organização que deseja reter seus talentos precisa criar um programa de benefícios consistente. A cultura do treinamento e desenvolvimento deve fazer parte desse projeto, que precisa ser rigorosamente cumprido.

Bons profissionais buscam constantemente o crescimento pessoal e o desenvolvimento das habilidades. Sendo assim, se sua empresa se preocupa em atender a essa necessidade, certamente conseguirá diminuir a rotatividade de pessoal.

Vale ressaltar que o turnover (ou rotatividade) representa um gasto para a companhia com os processos de demissão, admissão, contratação, integração etc. A capacidade produtiva também é fortemente afetada.

O bom gerenciamento financeiro é essencial para manter a competitividade. Sendo assim, é preciso reter talentos para evitar custos. Quando existe um dispêndio como esse, a força de investimento é reduzida e o capital é comprometido.

 

Entrosamento entre os funcionários

 

Quando os gestores utilizam do treinamento e desenvolvimento para fortalecer a cultura organizacional e reforçar os valores, a política e a filosofia interna, os funcionários conseguem trabalhar mais entrosados.

Powered by Rock Convert

É durante a capacitação que a equipe vai obter as informações importantes para a realização do trabalho. A partir do momento em que todos passam por esse processo, o grupo estará orientado para uma direção em comum, facilitando, assim, a interação.

Esse ponto leva ao reforço da necessidade de envolver todos os colaboradores na capacitação. Quando isso não acontece, os funcionários não conseguem trabalhar em sintonia, podendo ocasionar em conflitos e prejudicar o clima organizacional.

 

Empresa mais competitiva com o treinamento e desenvolvimento de pessoas

 

As novas experiências vivenciadas nos treinamentos permitem que os funcionários estejam mais abertos a mudanças e desenvolvem o pensamento inovador que é fundamental para manter a empresa competitiva.

Junto com a equipe, os próprios gestores aprimoram suas técnicas de gerenciamento, pois é preciso se adaptar aos recursos humanos e suas novas habilidades, além de se manter atualizado quanto as tendências do mercado.

 

Elevação da produtividade

 

O maior conhecimento, agilidade e preparo para trabalhar são resultados do preparo que cada um adquire com o processo de capacitação e aprimoramento — um funcionário bem-treinado será um profissional mais produtivo.

Com uma equipe mais eficiente, é possível reduzir o quadro de funcionários ou até mesmo criar funções para os colaboradores. Isso amplia significativamente a força competitiva da organização e mantém o grupo focado.

A partir do momento em que existe um preparo para desempenhar as tarefas, o funcionário consegue produzir mais em um intervalo de tempo menor sem precisar do retrabalho, que é aquela tarefa realizada novamente por falha de execução anterior.

Isso ocorre porque os funcionários aprendem a acertar somente quando cometem erros em vez de serem preparados como deveriam para utilizar os recursos de produção corretamente.

 

Melhor atendimento ao cliente

 

Um dos motivos que fazem o cliente não voltar a um estabelecimento é a má qualidade no atendimento. Esse problema pode ser resolvido com programas capacitação voltado para o crescimento contínuo e para a identificação de oportunidades.

Um funcionário precisa ser enfático no momento da abordagem e deve ser capaz de se comportar diante de cada perfil de consumidor. Porém, se não houver esse preparo, mais uma vez o grupo só aprenderá com o erro, prejudicando a imagem da empresa.

Outro ponto importante é a percepção de oportunidades de desenvolvimento de novos produtos ou serviços e a habilidade em criar um bem de qualidade. A segmentação do público e o treinamento da equipe permitem que o funcionário atinja esse nível.

Gerar valor para o que é oferecido, ter senso de inovação, conhecer bem o produto, garantir a satisfação do cliente, saber recuperar um consumidor quando necessário só pode ser possível quando os profissionais estão alinhados com a missão da empresa.

Como visto, existem diversos benefícios que a empresa pode desfrutar quando investe em seus recursos humanos. Qualquer setor e qualquer cargo de uma organização podem, e devem, passar por capacitação para atingir a qualidade total.

Para conseguir, de fato, o suporte de seus superiores para a realização do treinamento, é preciso fazer uma análise criteriosa dos indicadores da companhia e ter um planejamento bem-feito.

O processo só terá bons resultados quando for bem administrados e quando forem trabalhados os conteúdos essenciais para o crescimento do negócio e para a motivação da equipe.

Entendeu qual é a importância do treinamento e desenvolvimento de pessoas para uma empresa? Para ficar por dentro de mais posts como esse, assine agora mesmo nossa newsletter!

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *