Treinamento EAD: Como Implementar o EAD na Empresa?

 

Você ainda acha que a melhor forma de desenvolver profissionais é com treinamentos esporádicos em salas de reunião da empresa? Está na hora de entender como o treinamento EAD pode revolucionar o cenário de aprendizado em sua organização!

Neste post, falamos tudo que você precisa saber sobre educação à distância aplicada ao contexto organizacional. Continue a leitura e descubra como sua empresa pode implementar esse método!

 

O que é Treinamento EAD?

 

O treinamento EAD é uma forma estratégica de desenvolver profissionais com educação corporativa à distância.

Por muito tempo, a palavra treinamento foi associada a cursos esporádicos na empresa. No entanto, a nova tendência para esse segmento são as possibilidades de aprendizagem constante.

Os treinamentos à distância se beneficiam dos diversos avanços tecnológicos para serem mais dinâmicos e acessíveis a todo momento por meio de plataformas conectadas à internet.

 

Quais são as vantagens desse modelo?

 

As vantagens de um treinamento digital à distância são inúmeras! Para que você entenda melhor como sua empresa pode se beneficiar, separamos alguns pontos importantes.

 

Proporciona horários flexíveis

 

Sabemos que a rotina em uma organização é composta de diversas atividades e nem sempre sobra muito tempo disponível para os colaboradores. No entanto, isso não pode impedir o desenvolvimento dos profissionais!

Assim, um treinamento EAD permite flexibilidade no aprendizado, deixando que cada um escolha seu momento ideal para realizar um curso.

 

Estimula a autoaprendizagem

 

A autonomia dada por treinamentos EAD é outra vantagem do modelo. O profissional percebe a importância de se desenvolver e, mesmo sem cobranças externas, continuará motivado a aprender com os materiais oferecidos.

 

Garante acesso a métricas

 

Como saber se seu treinamento EAD está dando resultados? Uma das vantagens de um processo digital e sistematizado é o acesso às métricas, tanto por parte do profissional quanto por parte da empresa.

 

Alcança colaboradores de forma irrestrita

 

Usar um método de treinamento online é estratégico para equipes de pequena, média ou alta escala. Sem necessidade de espaços ou materiais físicos, a escalabilidade desse modelo é mais um atrativo para os gestores que querem reduzir custos e para empresas que têm sedes em diversos locais.

Gera valor

 

Desenvolver profissionais é um dos fatores que mais influencia o senso de valorização na empresa. É uma iniciativa que pode fazer parte da cultura organizacional e servir para atrair e reter talentos.

Como implementar um Treinamento EAD?

 

Agora que você entende os principais benefícios de um treinamento corporativo EAD, que tal saber quais são as principais etapas de implementação? Veja a seguir!

 

Identificar carências

 

Um mapeamento minucioso das carências dos profissionais da empresa é fundamental. Para isso, você deve colocar em prática o método de LNT — Levantamento das necessidades de treinamento.

A partir desse método você vai entender quais tipos de cursos e metodologias são mais adequadas para capacitar as equipes. Você pode começar identificando se os times precisam aprimorar soft skills ou hard skills.

 

treinamento ead

Escolher o formato ideal para um Treinamento EAD

 

Existem diversas modalidades de treinamento EAD e tecnologias que você pode agregar ao seu projeto para torná-lo mais dinâmico e eficaz. Entre elas estão o e-learning e o mobile learning.

Enquanto o e-learning usa ambientes online para plataformas acessíveis por computador, o mobile learning pode ter seu conteúdo acessado em dispositivos móveis como celulares e tablets. Excelente para uma geração cada vez mais conectada.

A técnica de gamificação em treinamentos usa elementos de jogos para compor o aprendizado, motivando os participantes e trazendo desafios.

Mais uma alternativa inovadora é o Microlearning. São pequenos fragmentos de informação distribuídos periodicamente aos profissionais e diretamente ligados à rotina deles.

Já um treinamento em Realidade Virtual, utilizar essa tecnologia traz uma experiência incrível para integrar o ambiente de trabalho com uma novidade. Ainda é uma excelente opção para empresas que trabalham com máquinas e equipamentos complexos.

É claro que você não precisa escolher só uma dessas opções nem usá-las todas de uma vez. O que queremos mostrar é que existem diversas possibilidades.

Para empresas que querem implementar um programa de educação corporativa a longo prazo, essa variedade é muito importante para que os treinamentos sejam sempre engajadores.

 

Produzir um conteúdo de qualidade

 

É fundamental que o material disponibilizado para sua equipe tenha qualidade comprovada para gerar aprendizado e desenvolvimento. Para isso, o segredo é unir as ferramentas digitais com o conhecimento de profissionais experientes.

O conteúdo pode ser disponibilizado de várias formas em sua plataforma de treinamento. Você pode produzir e-books, infográficos e usar um vídeo interativo para garantir a absorção das informações pelos participantes do treinamento.

Na hora de produzir o conteúdo do seu curso, é importante levar em conta o público-alvo. Afinal, acertar no tom da linguagem é um fator que vai influenciar a adesão aos cursos.

 

Divulgar e incentivar

 

Terminadas essas etapas, é hora de divulgar os treinamentos e, principalmente, incentivar os colaboradores a investirem em seu desenvolvimento pessoal e profissional.

É preciso mostrar às equipes como o treinamento em EAD pode ser usado para crescimento e destaque, tanto na empresa quanto no mercado de trabalho.

Funcionários mais capacitados se tornam mais motivados e engajados nos objetivos da organização. Consequentemente, eles são mais produtivos e satisfeitos com o trabalho realizado.

 

O que evitar em um Treinamento EAD?

 

Por fim, queremos mostrar algumas atitudes que você pode evitar ao implementar um treinamento EAD.

 

Planejamento inadequado

 

Uma delas é não se planejar adequadamente. A implementação de um programa de educação corporativa é uma parte importante da saúde da empresa, envolve recursos humanos e financeiros.

Por isso, avaliar bem as opções e o cenário é fundamental. Ainda no planejamento, não esqueça de estimar qual será o ROI de treinamento. Esse índice deve ser acompanhado para garantir que as metodologias estão dando resultados.

 

Escolher uma plataforma inadequada 

 

Outro erro que você não pode cometer é não investir em um bom Sistema de Gestão de Aprendizagem, ou Learning Management System (LMS). Essa plataforma é que irá nortear a eficiência do seu treinamento.

É no LMS que você poderá organizar e disponibilizar os conteúdos, implementar atividades e avaliar todos os profissionais. Assim, garantir uma boa plataforma influencia diretamente nos resultados.

Esperamos que este conteúdo ajude você a revolucionar a educação corporativa em sua empresa com a implementação de um treinamento EAD! Pronto para colher os benefícios de uma aprendizagem contínua e acessível?

A EADSKILL pode ajudar sua empresa a garantir os melhores resultados em treinamentos corporativos à distância. Oferecemos consultoria para todas as etapas do processo, usamos as melhores metodologias e contamos com uma plataforma incrível para sua estratégia. Entre em contato com nossa equipe e saiba mais!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *