Como fazer um Treinamento em Realidade Virtual?

 

A capacitação e o desenvolvimento dos colaboradores são fundamentais para garantir o sucesso dos negócios, já que profissionais mais aptos e motivados geram melhores resultados. A tecnologia pode ser aplicada para modernizar essas ações por meio de um treinamento elaborado em AR e VR, por exemplo.

Muitas empresas já utilizam essas duas tecnologias para que os colaboradores possam aprimorar as suas habilidades por meio da interação com objetos do mundo real e em ambientes virtuais. Essa possibilidade de visualizar os cenários facilita a absorção da aprendizagem.

Quer saber como isso é possível? Então, continue a leitura. Também descubra as principais formas de utilizar essas tecnologias nos treinamentos de sua empresa e saiba como elaborá-los.

 

Como a AR e VR contribui para o treinamento?

 

Primeiramente, você sabe o que é AR e VR? A AR ou realidade aumentada é uma tecnologia que permite misturar o mundo real com o virtual. Ela possibilita a criação de  ambientes específicos nos quais as pessoas podem realizar determinadas tarefas durante seus treinamentos.

Para isso, é necessária uma câmera e uma tela. Por exemplo, é possível utilizar aplicativos para smartphones e tablets que permitem apontar a câmera para um produto e visualizar informações sobre ele ou aprender a como fazer a manutenção de um equipamento.

Já a VR ou realidade virtual, gera uma experiência mais completa. Isso porque ao utilizar um equipamento, como softwares para óculos de VR, a pessoa tem a sensação de fazer parte do cenário. A imersão também pode ser parcial, como a projeção tridimensional de um projeto.

Afinal, como o treinamento em AR e VR contribui para o treinamento online? Em práticas tradicionais, alguns cenários são impossíveis de serem recriados. Mas com a realidade aumentada e a realidade virtual, a realização das atividades é mais efetiva.

Essas tecnologias também contribuem para um novo nível de treinamento, uma vez que não foca apenas na absorção de conteúdos por meio de livros, vídeos e apostilas. Com elas, os treinamentos práticos permitem maior assimilação da aprendizagem.

Além disso, um treinamento em AR e VR aumenta a participação dos colaboradores no treinamento. Isso é possível porque não há espaços para distrações externas, de modo que eles ficam mais engajados nas tarefas propostas.

 

Quais são as formas de utilizar o treinamento em AR e VR?

 

Existem muitas maneiras de utilizar a realidade aumentada e a realidade virtual nos treinamentos. Com isso, pode ser difícil descobrir por onde começar. Pensando nisso, separamos as principais formas de empregar essas tecnologias nos treinamentos online da sua empresa.

 

Simulações do treinamento

 

Os colaboradores podem utilizar a AR e a VR para colocar em prática os conteúdos dos treinamentos e-learning e presenciais. Confira abaixo algumas formas de utilizar essa tecnologia.

 

Demonstrações em primeira mão

 

Geralmente, quando a empresa apresenta um novo produto ou maquinário, faz isso por meio de vídeos ou imagens. Com o AR e VR, os profissionais têm a oportunidade de interagir melhor e explorar os recursos, observando não apenas os componentes, mas também seu funcionamento interno.

 

Cenários de preparação para emergências

 

Já vimos que é possível simular situações bem próximas da realidade. Então, aproveite essas tecnologias para testar a capacidade dos colaboradores de lidarem com episódios de estresse sem expô-los a fatalidades, ao mesmo tempo em que aprendem como agir diante de ocorrências caóticas, como incêndios.

 

Jogos dirigidos por erros

 

Como os treinamentos são online, é possível utilizar situações passadas em que foram cometidos procedimentos ou tomadas de decisões de maneira erradas. Com isso, pode-se extrair conhecimentos ao propor melhorias, evitando que tais falhas aconteçam novamente.

 

Exemplos e estudos de casos realistas

 

Também podem ser apresentados casos realistas de situações que ainda não aconteceram na empresa, mas que podem vir a acontecer e, assim, preparar os colaboradores para lidar com elas.

 

Tours virtuais no local de trabalho

 

A realidade virtual pode ser utilizada para realizar tours virtuais no ambiente de trabalho, principalmente quando há treinamentos específicos para a segurança dos trabalhadores. Nesse caso, podem ser mostradas as rotas de fugas para quando houver incêndios, ou qualquer tipo de acidente.

 

Visita a diversos lugares

 

As tecnologias também podem ser utilizadas para visitar lugares distantes. É possível projetar a área onde será construído um novo empreendimento e acompanhar o andamento das obras.

Já uma empresa de turismo, por exemplo, pode treinar seus colaboradores mostrando mapas tridimensionais e, assim, familiarizá-los com os locais de passeios oferecidos aos clientes.

 

 

Como fazer um treinamento em AR e VR realmente eficaz?

 

O primeiro passo para criar um treinamento altamente eficaz começa com o planejamento. Nessa etapa, é necessário identificar e entender o público a quem ele será direcionado. Para tanto, responda às seguintes perguntas:

 

  • Para quem será o treinamento?
  • Quais são as atividades desempenhadas por eles?
  • Quais são as dificuldades encontradas na realização dos processos e procedimentos?
  • Como um treinamento poderia ajudá-los?

 

Feito isso, é hora de fazer um levantamento minucioso sobre as necessidades de aprendizagem de acordo com as carências dos profissionais. Utilize pesquisas de clima, questionários, avaliação de desempenho e a opinião dos gestores nesse processo.

O segundo passo é, com base nas informações anteriores, traçar os objetivos específicos da capacitação, além de pensar nas melhores formas de utilizar os treinamentos em AR e VR e escolher uma boa plataforma LMS.

Também defina os temas e assuntos a serem abordados em cada módulo e quem é a pessoa ou o grupo que vai receber determinado curso. Monte um plano de aula completo e organizado, mensurando o tempo do treinamento e todos os custos envolvidos.

No terceiro passo, você já tem tudo pronto para executar o treinamento. Então, convoque os colaboradores e explique as atividades detalhadamente. Lembre-se de motivá-los a participarem efetivamente, mostrando a importância da capacitação para o seu crescimento pessoal e profissional.

Disponibilize instrutores ou tutores para orientar os colaboradores enquanto o treinamento estiver disponibilizado. Sempre avalie os resultados de cada etapa para promover melhorias nos próximos cursos.

Graças à evolução tecnológica, hoje é possível aplicar um treinamento mais prático, rápido e eficiente por meio da realidade aumentada e da realidade virtual. Você está pronto para treinar e desenvolver colaboradores para obter sucesso em seus negócios?

Então, invista em treinamento em AR e VR! Nós podemos ajudar você. Quer saber como? Entre em contato com a nossa equipe e veja as nossas opções de serviço! Será um prazer ajudar.

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *