Vantagens de implementar uma Plataforma LMS em sua empresa

 

Entenda em nosso conteúdo como implementar uma Plataforma LMS para os treinamentos corporativos de sua empresa.

O acesso crescente à tecnologia e aos computadores, assim como o dinamismo brasileiro e a procura por qualificação, favorecem o crescimento do ensino a distância no Brasil. A plataforma LMS é uma forte tendência quando o assunto é qualificação, pois é por meio dela que é possível disponibilizar os cursos EAD, gerenciar acessos e medir os resultados dos alunos.

Para implantar uma plataforma LMS — que é um ambiente online que auxilia você a gerenciar e oferecer cursos pela Internet para sua empresa —  reunimos neste artigo 5 vantagens de implementar uma plataforma LMS, bem como os tipos de plataforma, requisitos para implantá-la e seus benefícios. Acompanhe:

 

1. Melhor gestão dos cursos com a plataforma LMS

 

Além de entregar conteúdos de treinamento, capacitação e orientar os alunos, por meio de um LMS com interface intuitiva e interativa, é possível fornecer muitos outros tipos de relatórios de performance e aprendizado.

Ou seja, uma plataforma LMS completa facilita a boa gestão dos cursos da sua empresa. Por isso, é preciso prestar bastante atenção quanto ao nível de qualidade da plataforma que você deseja contratar para não perder investimento e tempo.

 

2. Maior engajamento e diversidade de recursos

 

O êxito de um curso a distância depende muito da maneira como os alunos assimilam e interagem com o conteúdo oferecido pela empresa de educação EAD. Isso interfere de forma direta em quais funcionalidades o aluno vai poder ter acesso durante o seu processo de capacitação.

Tendo isso em vista, uma boa plataforma LMS permite o engajamento e interação com os alunos nos mais variados formatos, com o objetivo de motivar e fazer com que eles desenvolvam as competências necessárias esperadas ao ingressar no seu treinamento.

Assim, quando eles têm acesso a fóruns, videoaulas, chats, e outros recursos que foram bem estudados durante a escolha da plataforma LMS mais adequada ao perfil do negócio, são grandes as chances de o curso ser bem-sucedido.

No momento da escolha de uma plataforma LMS, portanto, é necessário especificar de forma correta as funções que sua empresa precisa por meio de uma RFI (Request for Information) e RFP (Request for Proposal). Dessa forma, você evita um dos principais motivos responsáveis por fazer projetos de LMS darem errado.

 

3. Segurança contra invasões 

 

Para cumprir o seu propósito, uma plataforma LMS deve ser segura. Com isso em mente, certifique-se de que a plataforma funciona em protocolos HTTPS e se possui as proteções esperadas contra invasores. Afinal, é fundamental zelar pela privacidade e conteúdo da plataforma.

Caso a conexão seja segura, o conteúdo será criptografado, dificultando as ações dos hackers.

 

4. Possibilidade de personalizar a plataforma e coletar dados

 

Uma vez que o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) permite que você personalize a interface da sua plataforma LMS, é importante que a AVA seja a cara da sua empresa, e claro, a do seu cliente também. Para isso, você conta com a vantagem de poder usar as cores do logo da empresa, customizando toda a identidade visual para que o aluno saiba que ele está na sua página.

Além disso, um bom ambiente virtual de aprendizagem deve favorecer a compreensão do consumo do seu conteúdo. Logo, considerando que é relevante saber se o aluno assiste ao vídeo até o final ou se o material disponibilizado está sendo baixado, você tem a possibilidade de usar os dados coletados pela plataforma LMS para verificar como aprimorar o atendimento aos alunos e mensurar seus resultados.

 

5. Otimização do tempo com a gestão online

 

No cotidiano, o seu contato com a plataforma LMS será bem focado na gestão: alunos, equipes, engajamento, entre outros. É por isso que, além dos requisitos técnicos, uma boa plataforma possibilita que você execute a manutenção dos seus conteúdos acadêmicos e a análise estratégica dos hábitos dos seus alunos.

Essa integração permite que você otimize seu tempo e se dedique mais ao conteúdo que quer oferecer. Assim, uma boa plataforma deve possibilitar que você veja o que falta para otimizar a assertividade do seu conteúdo, fazendo o alinhamento de acesso a cada pessoa da sua equipe enquanto também gerencia todos os aspectos importantes do curso.

 

 

Tipos de plataforma LMS

 

O LMS possui basicamente dois contextos de uso: educacional ou empresarial. No contexto educacional, a plataforma é utilizada por organizações de ensino, que fazem uso dela como ferramenta para viabilizar a operação e a oferta dos cursos para seus alunos ou como ferramenta de apoio a cursos presenciais.

Já nas empresas, a plataforma LMS é utilizada como plataforma para educação corporativa, sendo utilizada para capacitar colaboradores, clientes e parceiros. Assim, ela serve como ferramenta de desenvolvimento dos colaboradores e impacta positivamente os resultados da empresa contratante.

Fornecedores de LMS se especializaram em plataformas com funcionalidades mais específicas para atender instituições de ensino, visto que a educação EAD é uma forte tendência. Para as necessidades corporativas,  existem esforços para o atendimento das necessidades específicas da educação empresarial.

Algumas plataformas tentam atuar nos dois mundos: corporativo e educacional. Contudo, é preciso atenção, pois a linguagem e a abordagem são diferentes.

 

Requisitos para implantar uma plataforma LMS

 

Conteúdo e plataforma são ferramentas que você pode buscar em paralelo. Não é necessário fazer um e depois o outro para iniciar o processo de implantação de uma plataforma LMS. Você também não precisa ter todos os conteúdos prontos no dia do lançamento. Com efeito, evoluir a cada dia é a melhor maneira de implementar a sua plataforma LMS.

Tendo isso em mente, inicie uma plataforma LMS com treinandos cadastrados e poucos conteúdos iniciais (ou com um público seleto para homologação). Durante a realização desses conteúdos para os alunos, você e sua equipe podem desenvolver outros materiais e aproveitar a experiência adquirida com os primeiros cursos.

 

Os benefícios de uma plataforma LMS

 

Resumindo o que você viu ao longo deste conteúdo, uma plataforma LMS oferece dois benefícios em especial:

 

  • Oferece a otimização e a melhoria contínua de processos de gestão de conhecimento;
  • Promove a entrega de conteúdos em vários formatos, como games instrutivos, infográficos,  e-books, arquivo de leitura, peças educacionais curtas e rápidas (pílulas de conhecimento), vídeos, entre outros.

 

Se você gostou desse post sobre as vantagens de implementar uma plataforma LMS em sua empresa, vai gostar também do nosso Guia para calcular o ROI de treinamento em sua empresa! Baixe gratuitamente!

 

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *