Quais as 7 maiores vantagens do treinamento e-learning?

 

Treinamento E-learning

Investir em treinamento e-learning tem se tornado uma estratégia central em grandes empresas ao redor do mundo que desejam desenvolver suas equipes. De fato, esse tipo de metodologia que permite o aprendizado à distância por meio de plataformas digitais e essa flexibilidade é extremamente atrativa.

Enquanto, no passado, gestores se preocupavam em reservar salas e encontrar lugar na agenda para um treinamento corporativo, atualmente todo o material é disponibilizado no modelo sob demanda.

Mesmo que o termo e-learning esteja cada vez mais popularizado, muitos líderes ainda não conhecem seu verdadeiro potencial. Por esse motivo, separamos 7 grandes vantagens de capacitar pessoas na empresa usando esse método.

Quer descobrir quais são esses benefícios que sua organização pode usufruir? Então continue a leitura!

 

1. Formação de times de alta performance

 

Garantir profissionais atualizados e capacitados atuando nas equipes é um desafio para gestores. Afinal, a rotina empresarial costuma ser tomada de inúmeras tarefas e projetos para que as metas sejam alcançadas.

Porém é um erro deixar o desenvolvimento de lado no percurso do colaborador dentro das empresas. Funcionários mais capacitados têm potencial para produzir mais e com menos índice de erros. Além disso, oferecer a possibilidade de crescimento é um atrativo que mostra que a empresa valoriza as pessoas que trabalham naquele ambiente.

Por isso, o treinamento e-learning é um modo de driblar a rotina e oferecer um modelo de educação corporativaque é constante, flexível e, ainda assim, eficiente para formar times de alta performance.

 

2. Desenvolvimento de competências de forma eficaz

 

Um dos grandes alvos das corporações em destaque no mercado atual são profissionais que têm competências, além de técnicas, também socioemocionais. São as chamadas soft-skills, que garantem melhor performance na rotina empresarial e favorecem o melhor clima organizacional.

Entre as competências mais visadas pelos gestores estão liderança, inteligência emocional, proatividade, criatividade, facilidade de comunicação e de relacionamento interpessoal.

Apesar de as soft-skills serem características bastante individuais e naturais para determinados indivíduos, é possível desenvolvê-las. É nesse contexto que o treinamento e-learning se insere, possibilitando flexibilidade para diversos modelos de desenvolvimento profissional, sem a necessidade de focar apenas nas áreas técnicas.

 

3. Fortalecimento da cultura empresarial

 

Uma cultura organizacional sólida é formada por diversos pontos, como missão bem definida, valores relevantes, práticas corporativas, ambiente saudável para colaboradores e valorização de pessoas.

Para garantir que a cultura da empresa seja forte e vista de forma positiva, o investimento em desenvolvimento tem sido uma das estratégias adotadas pelos gestores. Isso porque incentivar o crescimento profissional é uma das maneiras de valorizar profissionais e fomentar um ambiente corporativo mais sadio.

O e-learning também é valioso nesse aspecto, porque sua flexibilidade permite que funcionários sintam que suas escolhas e seu tempo estão sendo valorizados pela gestão.

 

 

4. Aumento da motivação dos colaboradores

 

Outra vantagem do treinamento e-learning que ele é uma ferramenta potente para motivar pessoas. Vemos a todo momento a preocupação de líderes com equipes de baixo engajamento. Isso prejudica a produtividade e a imagem da empresa para novos talentos e para o público externo.

Acontece que a estagnação na carreira é um dos grandes motivos para que profissionais se sintam desanimados com o trabalho.

Combatendo isso, oferecer meios de desenvolvimento e capacitação faz com que funcionários se sintam em constante crescimento e estejam mais motivados a aplicar seus novos conhecimentos no trabalho diário e nos objetivos da empresa.

 

5. Incentivo à busca ativa por conhecimento e desenvolvimento

 

Autonomia é um dos conceitos centrais que aparecem quando pensamos em treinamento e-learning. Ao ter o conteúdo à disposição em uma plataforma digital, o colaborador pode escolher dia, hora e local para seu estudo.

Isso é extremamente positivo, pois coloca na mão do profissional o crescimento de sua carreira e a conquista de novas habilidades. Isso faz com que a busca por desenvolvimento seja motivada por vontade própria, de maneira ativa, e não por imposição da corporação.

 

6. Redução de custos com treinamentos na empresa

 

Com certeza uma das grandes vantagens de implementar um treinamento e-learning em sua organização é a redução de custos. Comparativamente com capacitações presenciais, existe um grande benefício para a gestão.

Em treinamentos presenciais, é preciso dispor de espaço, horário e um instrutor à disposição. Esse modelo também é limitado a apenas uma edição e precisaria ser replicado em mais um dia, horário e espaço caso algum funcionário perdesse ou se precisasse ser feito em outra sede da companhia.

Já com o método e-learning, o material fica à disposição para que cada profissional tenha acesso no momento mais adequado. Esse também é um método perfeitamente escalável, já que pode ser replicado para quantas pessoas for necessário, em lugares diversos e por quantas vezes a gestão desejar.

Ainda falando em redução de custos, podemos mencionar que a flexibilidade e a escalabilidade de treinamentos à distância maximiza o investimento feito em educação corporativa, cortando gastos desnecessários e fazendo com que os recursos investidos tenham o máximo retorno para a gestão.

 

7. Oferta de métodos de ensino alinhados com as tendências atuais

 

Mais um fator relevante na escolha de um treinamento e-learning é o alinhamento com as tendências atuais, principalmente as digitais.

Sabemos que o cotidiano atual é cercado por inúmeras tecnologias digitais, sistemas inteligentes e interativos. Trazer isso para o ambiente corporativo é fundamental se você deseja uma alta adesão ao projeto de educação corporativa de sua gestão.

Entre as ferramentas digitais que você pode usar em um treinamento corporativo à distância estão gamificação, simuladores, vídeos, podcasts, entre outros.

Em contraponto com uma plataforma de ensino personalizada e com conteúdo sob demanda, temos apostilas de papel, salas cheias com treinamentos demorados e, muitas vezes, maçantes. Qual cenário tem maior probabilidade de engajar sua equipe?

As vantagens de implementar um treinamento e-learning chamaram sua atenção? Esperamos que sim, afinal, sabemos do potencial que esse método de ensino corporativo tem para desenvolver pessoas. Capacitações à distância com o uso de tecnologias digitais são uma grande tendência no mercado corporativo e, quanto antes sua empresa investir nessa área, mais rápido os resultados virão.

Se você quer apostar nessa tendência, a EADSKILL pode ser sua grande aliada, fornecendo soluções de e-learning personalizadas para sua organização e sob medida para atrair e capacitar suas equipes. Quer saber mais? Entre em contato com nossa equipe e vamos conversar!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *