Quais as vantagens do vídeo interativo em treinamento?

 

Em um mercado de trabalho cada vez mais diverso e sob constantes mudanças, tornam-se necessários profissionais com habilidades múltiplas e, mais do que isso, que estejam sempre dispostos a aprender. Nesse sentido, é fundamental a implementação e potencialização de uma cultura de aprendizagem que incentiva o desenvolvimento dos colaboradores de uma empresa.

Isso porque não basta elevar critérios de avaliação se não são dados meios eficazes para que os profissionais se aprimorem. Agir dessa maneira possibilita ter uma equipe ainda mais qualificada e melhorar, inclusive, seus resultados. O vídeo interativo em treinamento é uma ótima alternativa que beneficiará ambos os lados.

Continue a leitura para entender melhor o que são vídeos interativos e quais as vantagens de adotá-los na organização.

 

Como funcionam os vídeos interativos

 

Os vídeos por si só já são um tipo de material bastante consumido pelas pessoas em geral. Dessa maneira, o contato com eles não se apresenta como algo totalmente desconhecido e, quando usados na educação corporativa, não geram estranhamento. Pelo contrário, podem otimizar o interesse pelo conteúdo.

No entanto, sabe-se que uma atividade que requer participação tende a gerar mais engajamento e, consequentemente, otimizar o processo de aprendizagem. Os vídeos interativos surgem, então, como uma ótima ferramenta no e-learning.

Mas no que exatamente eles consistem? São materiais que seguem a lógica de vídeos comuns, mas que instigam o usuário a interagir com o conteúdo que é apresentado. Sendo assim, por meio de recursos tecnológicos, é possível clicar, arrastar, rolar a barra do vídeo, responder perguntas por meio de cliques e realizar ações que influenciarão de maneira positiva no andamento do conteúdo.

Confira algumas possibilidades de tornar essa interatividade uma realidade no seu e-learning.

 

Hotspots

 

São pontos clicáveis nos vídeos que apresentam materiais adicionais para o usuário. Ao clicar neles, é possível ter acesso a páginas relacionadas ao assunto abordado e, assim, incrementar o processo de aprendizagem. Pode-se complementar o assunto ou até mesmo instigar para a compra de um produto e-commerce, por exemplo.

 

Visão 360º

 

Esse é um tipo de interatividade que permite que o espectador tenha, à medida que se interesse, uma visão mais ampla da imagem apresentada. Sendo assim, ao mover o mouse, ele será capaz de ver o cenário ao redor, o que pode aguçar a curiosidade e incentivá-lo à interação com o vídeo.

 

Ramificações

 

Como o próprio nome diz, são vídeos que oferecem ramificações em que, dependendo do caminho escolhido pelo usuário, tem-se acesso a diferentes conteúdos. Trata-se de uma árvore de decisão que o torna capaz de oferecer feedbacks e até mesmo de guiar o próprio conhecimento e discernir sobre a ordem em que assistirá determinados conteúdos, por exemplo.

 

Input de dados

 

Os vídeos interativos permitem usar campos de aquisição de dados do usuário em que ele pode inserir suas informações, compartilhando nome, idade, profissão ou qualquer outra de interesse do produtor.

 

Quizzes

 

Os quizzes podem ser aplicados nos vídeos de treinamento de maneira a medirem o conhecimento adquirido pelo espectador à medida que o curso tem andamento. Essa é uma maneira de personalizar o conteúdo do vídeo e dar respostas customizadas para o usuário.

 

Vantagens do uso de vídeo interativo em treinamento

 

A versatilidade própria dos vídeos interativos em treinamento, conforme mostramos, proporciona diversas vantagens quando usados nas organizações. Veja abaixo algumas delas!

 

Estimulam o interesse

 

Um estudo recomendado pelo Google e realizado pela Provokers mostrou que, em cinco anos, o consumo de vídeos teve um aumento de 165% no Brasil. Esse dado mostra o quanto o interesse por materiais audiovisuais tem aumentado, o que reforça seu poder enquanto ferramenta de e-learning.

Como mencionamos, os vídeos já fazem parte da rotina de muitas pessoas e, por isso, quando usados nos treinamentos corporativos, são capazes de estimular o interesse dos colaboradores.

 

São acessíveis

 

Não são necessários grandes esforços para conceder a colaboradores o acesso a vídeos de treinamento. Para isso, basta ter os recursos tecnológicos necessários, implementar plataformas e ter acesso a uma conexão de internet.

Além disso, o próprio aprendizado é otimizado a partir do momento em que o vídeo interativo em treinamento possibilita pausar e retornar em trechos que possam ter gerado algum tipo de dúvida. Isso sem contar que pode ser assistido a partir de dispositivos móveis, aumentando a acessibilidade ao material.

 

Variedade de recursos

 

Lembra-se das possibilidades que mencionamos? Hotspots, visão 360º, Input de dados… elas consistem em uma variedade que foge à passividade de métodos tradicionais de treinamento. Isso gera engajamento ao convidar o usuário a participar da construção do storytelling dos vídeos, por exemplo.

 

Potencializa o storytelling

 

Por falar em storytelling, o vídeo interativo, como pudemos ver, não é engessado. Assim, por meio de botões e ferramentas, o usuário pode mudar o curso das atividades e promover até mesmo uma espécie de troca de papéis. É possibilitado a ele fazer uma inversão e ter, inclusive, o ponto de vista de um apresentador ou diretor do material.

Em um treinamento de vendas, por exemplo, esse recurso pode auxiliar o vendedor a assumir seu papel refutando objeções de clientes fictícios e também atuar como um cliente, entendendo de maneira ampla o processo de vendas como um todo.

 

Possibilidade de aplicação do microlearning

 

O microlearning é uma ferramenta usada para destrinchar um conteúdo muito extenso em materiais pontuais, otimizando o processo de aprendizagem e evitando o desinteresse dos funcionários. Ele permite que cursos sejam consumidos em ritmos variados e customizados de acordo com cada usuário.

 

Oportunidade de uso de gamificação

 

Materiais e treinamentos que envolvem princípios de gamificação tendem a gerar mais engajamento e, ao mesmo tempo, promover melhores resultados no processo de aprendizagem corporativa.

Os quizzes mencionados são bons exemplos disso. Com o uso de jogos, é possível estabelecer um sistema de pontuação e mostrar ao espectador seu desenvolvimento nos treinamentos. Por meio deles, pode-se montar rankings e ainda oferecer recompensas.

O vídeo interativo em treinamento oferece vantagens que fazem dele uma alternativa extremamente eficaz na potencialização de uma cultura de aprendizagem corporativa. Fazer uso dele é uma maneira de não só otimizar as habilidades e competências dos colaboradores, como também mantê-los engajados em aprimorar seus conhecimentos.

Além disso, contar com uma empresa que produza esse tipo de material, como a EADSKILL, é essencial para garantir conteúdos de qualidade e adaptados àquilo que sua organização precisa.

E você, já aplica vídeos interativos em treinamentos corporativos? Conte-nos sobre essa experiência na caixa de comentários abaixo!

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *