Como usar Vídeos para a Integração de Funcionários?

 

Entenda como usar os Vídeos para a Integração de Funcionários em sua Empresa

 

A integração de funcionários no momento de sua admissão é uma etapa essencial para que eles se sintam acolhidos e peça importante na organização. Contudo, para que essa fase tenha a eficácia esperada, são necessários recursos cada vez mais inovadores e envolventes, pois nos primeiros dias de trabalho a sobrecarga de informações pode ser cansativa e desmotivadora.

Para otimizar essa etapa as equipes dtreinamento e desenvolvimento das empresas têm utilizado vídeos em muitos estágios da integração, obtendo resultados efetivos e maior aderência dos novos colaboradores. Essa medida reduz o tempo nos treinamentos e dinamiza o processo, além de ter um baixo custo para a empresa.

Neste texto, você vai entender com detalhes como utilizar os vídeos na integração de funcionários e algumas dicas sobre assuntos a serem abordados na ferramenta. Continue a leitura e confira!

 

Como funciona o processo de integração?

Após a contratação de novos colaboradores, são necessários alguns dias para que eles se sintam parte da empresa e de sua equipe de trabalho. Para ajudar nesse processo, o RH oferece o suporte apresentando todas as áreas e equipes da organização, explicando com mais detalhes suas atividades e reforçando sua cultura, missão e valores.

Integrar o novo colaborador é necessário para que ele se sinta motivado e importante, o que gera um talento mais engajado, produtivo e feliz, favorecendo o aumento do clima organizacional.

 

 

Quais são as vantagens do uso de vídeos nessa etapa?

Os vídeos são importantes, pois não deixam que nenhuma informação se perca e permitem que essa etapa seja mais dinâmica, informal e menos maçante, oferecendo ao novo contratado tudo o que ele precisa para conhecer a empresa.

Para a equipe de treinamento as vantagens são ainda melhores! Entenda.

 

Durabilidade

A empresa pode criar o vídeo e só modificá-lo caso necessário. Essa é uma observação importante, pois mesmo que o profissional de RH esteja acostumado com as informações, talvez deixe alguma passar. Com o uso do vídeo não existe este risco e ele poderá ser útil por tempo indeterminado.

 

Abrangência

Mesmo em empresas com alto volume de funcionários e muitas filiais, os treinamentos serão aplicados a todos, não dependendo da presença física do profissional de RH para fazê-lo. Essa medida é importante para que o setor tenha controle sobre a eficiência da etapa.

 

Personalização

O novo profissional costuma ter a mente aberta para tudo o que a empresa oferece e aliado a isso, presta mais atenção aos detalhes. Os vídeos personalizados podem ser criados de acordo com o setor da empresa e os profissionais poderão acessá-los sempre que tiverem dúvidas.

A instituição que adere a esse tipo de estratégia aumenta sua marca empregadora, pois é bem vista pelos colaboradores por sua transparência e dedicação.

 

Padronização

Vídeos de integração são ótimos para que o RH tenha o controle de que todos os novos funcionários estão recebendo a mesma informação. Essa padronização favorece o acompanhamento da evolução do talento durante sua carreira na companhia.

Além disso, a uniformização de conteúdo é importante para analisar a eficácia do que está sendo transmitido, a fim de melhorar o que não está produzindo resultado.

 

Baixo custo

Com essa ferramenta o custo dos treinamentos diminui consideravelmente, pois não será necessário deslocar um profissional da área, ou todos os novos funcionários para um mesmo espaço para aplicar o treinamento.

 

Segurança

Ao criar os vídeos você transmite todas as informações importantes para esse canal. Com isso, as pessoas treinadas receberão de forma integral o que a empresa precisa passar. Um bom exemplo são os vídeos de segurança do trabalho, pois com tantos detalhes a serem assimilados, nem sempre uma pessoa conseguirá informá-los de forma completa.

 

 

Como aplicar os vídeos na integração de funcionários?

Existem muitas formas de incluir os novos profissionais por meio de vídeos, essa abrangência favorece a dinâmica da equipe de treinamento, que pode explorar cada vez mais áreas e temas, inovando essa etapa fundamental na admissão do funcionário.

 

Vídeo institucional

Mesmo sendo o mais comum ele não pode ser ignorado, principalmente em grandes empresas e com filiais. O vídeo faz a apresentação da organização como um todo: sua história, missão, valores e cultura.

É importante que o RH inclua mensagens de boas vindas dos principais líderes e dos proprietários, o que o torna menos informal e deixa o novo talento mais à vontade.

 

Powered by Rock Convert

Demonstração de produtos e serviços

Para que os novos talentos sejam multiplicadores da empresa, um vídeo detalhado sobre seu produto ou serviço é fundamental para seu engajamento e retenção. Ao explicar sobre seu “carro-chefe”, a empresa fornece ao colaborador a forma ideal de como fazê-lo.

Exemplo: uma empresa de produção poderá criar um vídeo de como é o processo, mostrando a atuação dos colaboradores. Dessa forma, eles observarão o uso das vestimentas e os equipamentos de proteção. Em uma empresa de atendimento, a abordagem ao cliente, a linguagem, a entonação e a postura.

Essas informações através de vídeo são assimiladas com mais facilidade do que em uma apresentação tradicional feita por slides, além de serem mais rápidas e objetivas.

 

Vídeo estrutural de ambientação

Gravar um vídeo apresentando os setores da empresa e como chegar até eles, ajuda o colaborador a não se sentir tão perdido, além disso, ele não se sentirá constrangido, pois não precisará perguntar várias vezes onde fica a sala do RH, por exemplo, é só ele acessar as imagens.

 

Normas e procedimentos

Em algumas empresas ainda são utilizados métodos antigos para a ambientação dos novos contratados — excesso de formulários, agendamento de salas e o tempo disponível do profissional de RH para explicar como funciona a parte burocrática da empresa.

Através do vídeo é possível disponibilizar essas informações de forma efetiva. Essa estratégia economiza tempo e custo e o colaborador se sente confortável, pois poderá acessar a ferramenta sempre que tiver alguma dúvida.

 

Trabalho em equipe

Conhecer os membros de sua equipe de trabalho e como funciona a rotina do setor antes mesmo de se incorporar facilita muito na integração, na comunicação e no clima corporativo.

A equipe de treinamento pode filmar o dia a dia do setor e apresentar ao novo membro. Uma atitude inovadora que não deixa o processo mecanizado, como muitos podem achar, mas sim prepara os novos talentos e a equipe para que as dificuldades iniciais sejam minimizadas.

 

Mensagens exclusivas

Com o intuito de melhorar a comunicação e a transparência entre empresa e funcionários, vídeos com mensagens exclusivas dos principais líderes da empresa para o colaborador podem ser criados para estreitar os laços entre as partes.

Essa medida desperta o sentimento de pertencimento no profissional, deixando-o mais feliz e confortável em seu novo ambiente, o que favorece seu engajamento, sua motivação e é capaz de reduzir a rotatividade tão comum quando a empresa não se preocupa com a integração de seus novos talentos.

Para que os vídeos de integração de funcionários atinjam o objetivo esperado é importante contar com uma empresa especializada em soluções de vídeo para cursos corporativos em diversos canais e tecnologias.

Seus profissionais são capacitados para oferecer um serviço personalizado de acordo com as necessidades da organização e, com isso, proporcionar as melhores experiências com vídeos de integração de funcionários.

Para conhecer ainda mais nossos serviços e como podemos ajudá-lo, entre em nosso site e encontre uma solução sob medida para o RH da sua empresa!

Baixe nosso E-Book abaixo e saiba como criar Treinamentos Corporativos engajadores!

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *