Como funciona o formato websérie em treinamento corporativo + Case

 

Hoje em dia, a educação corporativa é uma das estratégias mais utilizadas para ajudar uma empresa a crescer. Afinal, o conhecimento dos colaboradores é uma das peças fundamentais para a engrenagem de qualquer organização. Somente por meio dele é possível envolver e conquistar o cliente e, com isso, conseguir um posicionamento de destaque no mercado, que, por sua vez, está cada vez mais competitivo.

Por isso, apostar em diferenciais tecnológicos é a melhor alternativa para implementar treinamentos e cursos de capacitação. Os profissionais também precisam se mostrar engajados nesse aprendizado, portanto, nada melhor do que se fazer presente onde eles demonstram interesse.

Diante desse cenário, utilizar o formato websérie em treinamento corporativo tem sido uma das mais eficientes tendências para se colocar em prática. Quer saber um pouco mais sobre como ela pode ser feita? Continue a leitura deste artigo!

 

Por que é importante diversificar os canais para educação corporativa?

 

Palestras, workshops e treinamentos tradicionais têm a sua importância no cenário corporativo, sem dúvidas. Eventualmente, eles serão necessários e mostrarão ótimos resultados se bem planejados. Porém, é muito importante que as empresas diversifiquem seus canais para educação corporativa.

Assim como o público externo, o público interno também passa por mudanças ao longo do tempo. Seus interesses mudam e as exigências do mercado também pedem que eles se mantenham sempre atualizados, e nem sempre uma ferramenta mais engessada dá conta do recado.

Em um mundo onde a informação precisa ser rápida, mas também consistente, é fundamental inovar. E é aí que a websérie em treinamento entra em cena, já que abrange essas duas características principais e ainda agrega outras facilidades e benefícios.

 

Como funciona a websérie em treinamento corporativo?

 

A websérie é uma série de vídeos que pode ser dividida por episódios e temporadas, tal qual uma série comum de streaming ou de televisão. Seu principal objetivo dentro do contexto corporativo é informar e esclarecer determinados tópicos por meio do entretenimento.

A empresa deve, então, definir qual é o objetivo a ser alcançado por esse meio. Pode ser um treinamento a respeito de um novo produto, um curso de estratégia de vendas ou um informativo acerca de mudanças internas, por exemplo.

O conteúdo absorvido, porém, deve refletir na atenção do consumidor final. Isso porque os vendedores e colaboradores deverão demonstrar a absorção desse conteúdo na prática, de modo a revertê-lo em vendas ou em metas pré-determinadas pela empresa.

 

Como aplicá-lo na prática?

 

Esse é um método que deve ter o auxílio de uma empresa especializada em educação corporativa para ser realizado, porque não basta apenas filmar um tutor dando alguma explicação: é preciso investir em roteiros criativos, que aproximem os espectadores de sua realidade.

É importante também realizar algumas pesquisas nesse momento, tanto para descobrir a respeito do público que assistirá o conteúdo, quanto para definir o que ele deve absorver com excelência. Somente dessa maneira a websérie servirá para um treinamento consistente, com aplicações reais na jornada de trabalho.

É possível usar humor, suspense e drama através da interpretação de atores profissionais, para garantir que os colaboradores realmente se envolvam no conteúdo, inclusive quando simulações e escolhas forem apresentadas. A websérie pode ser apresentada dentro de uma plataforma própria da empresa ou mesmo em ferramentas de acesso mais amplo, como o YouTube.

 

Quais são seus principais benefícios?

 

Utilizar a websérie em treinamento corporativo ainda agrega uma série de benefícios importantes para a empresa, além de fortalecer o setor de educação corporativa. Aqui estão alguns deles:

 

Atratividade

 

Esse formato é bastante atrativo, uma vez que é desenvolvido para captar atenção e aumentar o engajamento do colaborador. Por ser contínuo, ele é mais poderoso do que uma palestra única e muito menos cansativo do que um período intenso de treinamentos presenciais.

 

Padronização

 

Investir em webséries é uma maneira de padronizar o ensino e a distribuição das informações. Colaboradores de diversas unidades pelo Brasil e pelo mundo receberão o mesmo conteúdo, o que ajuda a potencializar os resultados e a unificar o atendimento prestado.

 

Inovação

 

A websérie ainda permite inovar. É possível dividir os assuntos de diversas maneiras, aproveitar recursos interativos e visar diferentes finalidades, sem nunca cair em repetição.

 

Qual case de sucesso pode exemplificar o sucesso desse conteúdo?

 

A EADSKILL esteve envolvida em um dos principais cases de sucesso para websérie em treinamento. Tudo começou quando a Ford Brasil precisava capacitar sua força de vendas no país antes que seu novo veículo, o Ranger 2020, chegasse às concessionárias.

 

Desenvolvimento

 

Assim que os primeiros modelos chegaram, a EADSKILL teve acesso a três versões diferentes para produzir, durante duas semanas, imagens dos veículos na estrada e no off-road.

Dessa maneira, todas as novidades estéticas e tecnológicas foram capturadas, enquanto especialistas da marca foram entrevistados para falar sobre outras características importantes para os vendedores: dirigibilidade, engenharia avançada, estratégia de vendas e mais.

 

Entrega e ações de continuidade

 

A partir disso, o conteúdo foi dividido em 14 episódios e três temporadas, da mesma maneira que a Netflix. Os vendedores devoraram o conteúdo em tempo recorde e todos os que tiveram um desempenho excepcional no EAD participaram de um treinamento presencial com palestras, prêmios e test-drive.

Para garantir o sucesso da estratégia educacional, a EADSKILLL também preparou ações pós-treinamento e de continuidade. Entre elas reforço do conteúdo, materiais de apoio, compartilhamento de vídeos, entre outros. Tudo de maneira prática e rápida, com a ajuda do WhatsApp.

 

Resultados

 

Em apenas 4 meses de implementação, os principais resultados alcançados foram:

86% de engajamento da rede logo nas primeiras semanas de curso;
95% dos participantes confirmaram ter adquirido novos conhecimentos;
99% dos participantes do presencial disseram que o conteúdo pode ser aplicado diretamente no dia a dia;
97% deles deram nota máxima a esse projeto.

Para o negócio, a satisfação dos clientes Ranger aumentou em relação ao atendimento pós-treinamento, e 94,6% deram nota máxima em relação ao conhecimento do vendedor a respeito do produto, em uma pesquisa realizada após o curso. Confira abaixo um pouco do projeto:

 

 

Diante dessa apresentação, percebe-se que é possível vencer uma infinidade de desafios com o uso da websérie em treinamento corporativo. Portanto, é hora de começar a pensar em implantar essa tendência na realidade de sua empresa e transformar de vez a capacitação e a atuação de seus profissionais.

Precisa de ajuda para fazer tudo isso? Conte com a gente: entre em contato com a EADSKILL para conhecer um pouco mais sobre nossas soluções e projetos para seu negócio.

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