Ser multitarefas é bom?

Ser multitarefas é motivo de orgulho para muita gente. Mas fazer muitas coisas ao mesmo tempo ou, pelo menos, achar que dá conta de fazer, pode ser mais prejudicial do que se imagina, sabia? Você deve estar se perguntando o motivo e a gente responde: quando as pessoas são “bombardeadas” de informações e demandas isso pode afetar diretamente o humor e, claro, a produtividade.

Se você também tem o costume de realizar muitas coisas ao mesmo tempo, como ter 10 abas abertas no seu computador, por exemplo, fique atento e continue a leitura.

 

 

Chuva de informações

As pessoas costumam imaginar que ter o hábito de fazer muitas atividades ao mesmo tempo é sinônimo de produtividade. Mas há uma série de motivos para você não ser multitarefas. Entenda:

 

Você perde o foco

Não há como focar em uma coisa específica de você quer realizar outras cinco tarefas. Se você começa uma atividade e daqui a pouco já se encontra fazendo outra, pode ter certeza que houve desatenção em algum momento desse processo. Você, de fato, perde o foco.

Comete um erro atrás do outro

E o que acontece quando você perde o foco? Você erra. É natural isso acontecer se você não deposita a atenção necessária para uma atividade. E é realmente chato quando isso acontece. Porém, se a mente precisa dividir a concentração em várias atividades, automaticamente ela também diminui o senso crítico aos eros.

Fica com a saúde mental abalada

Anda estressado, com aperto no peito e aquela sensação de ansiedade? Isso pode ter a ver com o número de coisas que você tem feito ultimamente. É tanta tecnologia no dia a dia que você acaba não se dando conta do quanto isso está inserido na sua rotina. Reuniões, afazeres domésticos, celular, notificações, e-mails… Não há mente e corpo que aguentem.

A sua criatividade vai por água abaixo

Anda tendo bloqueios criativos? Pois é. Se você costuma dedicar sua atenção para muitas atividades de uma só vez, não haverá espaço para a sua cabeça pensar. O esgotamento mental e o físico começam a dar sinais de alerta. E criatividade é a última coisa que você vai ter.

 

 

Você pensa que é multitarefas, mas está errado

Um estudo realizado pela Universidade de Utah, nos Estados Unidos, mostrou que apenas 2,5% das pessoas conseguem realizar mais de uma atividade por vez. Os outros apenas pensam que conseguem. Por isso, é muito provável que você esteja se esgotando mentalmente por acreditar que está sendo produtivo quando, de fato, não está.

 

Produtividade é igual a foco

Não adianta, se você quer produzir bastante e com eficiência precisa focar em uma tarefa só. A maneira como você vai realizar isso, como cada colaborador desenvolve ou segue um determinado método para dar conta de sua demanda deve ser compartilhada até mesmo com os gestores. A busca pelo equilíbrio de funções e atividades deve ser uma constante.

Obedecer prazos e realizar seu trabalho com competência não tem a ver com o número de atividades realizadas, mas com a qualidade do resultado obtido.

 

Como ser mais produtivo

Então você deve estar se perguntando sobre como dar conta de tantas demandas, mas com qualidade, sem perder o foco, certo?

Confira abaixo algumas dicas que separamos sobre como ser mais produtivo. Veja:

 

1. Organização é a palavra-chave

Liste suas tarefas, use agenda, deixe tudo registrado, com datas e horas. Coloque em ordem de prioridade. Não anote nada em papéis soltos. Use a tecnologia a seu favor, com agendas digitais, por exemplo.

 

2. Faça uma pausa e respire

Descansar é preciso. Desacelerar também. Entre uma tarefa e outra, levante, beba um café ou um copo de água, dê uma volta, relaxe por alguns minutos. Deixe sua mente descansar para que seu cérebro não fique sobrecarregado.

 

3. Concentre-se no que realmente importa

No meio do caminho você vai ser tomado por constantes impulsos para mudar de direção. O que isso quer dizer? Que haverá a tentação de parar o que está fazendo para começar outra coisa que você acha que não levará muito tempo. Ledo engano. Estabeleça as prioridades e, principalmente, respeite-as.

 

4. Aprenda a delegar

Nem tudo está sob a sua alçada. Algumas coisas você pode, simplesmente, pedir ajuda para alguém fazê-las. E está tudo bem. Quem é produtivo sabe diferenciar o que é de sua total responsabilidade e o que pode ser delegado. Otimize seu tempo.

 

5. Use a tecnologia a seu favor

Não é fácil gerenciar o tempo. Mas atualmente há inúmero recursos e ferramentas capazes de te auxiliar e muito nessa questão. Portanto, use a tecnologia a seu favor. Blocos de nota, agendas sincronizadas, aplicativos de gerenciamento de tarefas, enfim, uma lista enorme de opções que estão aí para facilitar a nossa vida. Aproveite.

 

Conclusão

Acreditamos que você já tenha entendido que ser multitarefas não é tão bom quanto se imaginava, certo? Nesse artigo, mostramos que quem muito faz acaba não produzindo com competência e qualidade. E o pior: acaba se prejudicando.

Não desconsidere as dicas sobre gestão de tempo e prioridades no seu dia a dia. Se alguma tarefa deixou de ser realizada, ela deve virar prioridade no dia seguinte. Trabalhar é bom, faz bem, mas todas as pessoas precisam ter uma programação pessoal, com atividades fora do ambiente corporativo para que possam render e serem realmente produtivas quando necessário.

Lembre-se de conversar com seu gestor sobre as atividades a serem realizadas para que juntos possam definir uma estratégia eficiente. Só assim haverá produtividade com qualidade.

Quer ter acesso a mais conteúdos como este? Assina a nossa newsletter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *