5 benefícios da Aprendizagem Adaptativa

A aprendizagem adaptativa é uma metodologia direcionada a atender às necessidades do aluno e não adere a fluxos padrões de ensino. Ou seja, promove um ensinamento direcionado ao perfil do indivíduo e desenvolve seus conhecimentos, suas habilidades e atitudes tanto em sua vida profissional como em sua vida pessoal.

É de muita sabedoria fazer o uso do aprendizado adaptável no treinamento corporativo, pois, dessa maneira, o profissional não terá a necessidade de ser exposto a conteúdos que ele já conhece ou a informações que estão muito acima da sua capacidade de compreensão naquele momento.

Por isso, é primordial ao gestor de sucesso conhecer os benefícios dessa ferramenta de ensino e utilizá-la para gerar equipes de alta performance com um capital intelectual extenso. Ficou interessado nesse assunto? Então, continue a leitura e confira os principais benefícios do aprendizado adaptável!

 

1. Maior eficiência do tempo

 

O aprendizado adaptável promove maior eficiência do tempo, pois impede que o colaborador tenha acesso a conteúdos que já conhecem ou a conteúdos que estejam muito acima do que sabem no momento.

Desse modo, o curso oferecido é direcionado ao que o indivíduo precisa desenvolver de acordo com os seus conhecimentos prévios sobre o assunto e com o seu perfil de aprendizado.

Assim, o tempo que a pessoa levaria para realizar um curso convencional é utilizado de maneira mais eficaz com conteúdos que de fato serão relevantes e gerarão valor para o colaborador que, consequentemente, captará os conhecimentos de forma mais rápida e se sentirá mais motivado a aprender.

2. Abordagem de confiança

 

O aprendizado adaptável é considerado de confiança uma vez que, por meio dele, o funcionário pode escolher o que é pertinente desenvolver em seu caso. Ou seja, não haverá uma pessoa para impor ao aprendiz o conteúdo ao qual deve ser exposto, permitindo que ele mesmo decida o que é mais interessante para ele no momento.

Desse modo, o colaborador tem maior autonomia e pode buscar por conhecimentos que são mais relevantes para ele. Isto é, que estão de acordo com os seus objetivos e as suas expectativas e que, de fato, podem ajudá-lo a atingir um desempenho melhor em sua vida pessoal e profissional.

Por esse motivo, é uma abordagem que gera muita satisfação tanto para quem aplica quanto para quem aprende. Afinal, ambos terão o resultado almejado sem precisar passar por informações cansativas e que não seriam tão importantes para a excelência do ensino.

 

aprendizagem adaptativa

3. Aprendizado individualizado

 

Levando em conta que cada indivíduo é único e tem as suas singularidades, é imprescindível que o aprendizado adaptável seja individualizado. Até porque cada caso será analisado cuidadosamente e cada ensinamento será aplicado de acordo com o que foi identificado nessa pessoa em especial.

O aprendizado individualizado é uma grande vantagem dessa metodologia de ensino, pois ajuda a desenvolver o profissional com maior objetividade e direcionamento. Isso torna a sua adaptação e a captação do conhecimento muito mais fáceis além de fazer com que ele desenvolva o autoconhecimento, sabendo identificar o que seria ou não interessante para ele e para a sua carreira.

Além disso, o funcionário se sente engajado a absorver o conteúdo que foi feito com tanta dedicação para que ele pudesse melhorar continuamente sem ter de passar por momentos de desânimo durante o seu aprendizado.

 

4. Valorização do colaborador

 

Nessa metodologia de ensino, o foco é o desenvolvimento do aluno. Logo, ele é valorizado e é o personagem principal, ou seja, quem vai ditar as regras para o andamento do treinamento.

Com isso, ele se sente engajado a melhorar, passa a explorar mais os seus conhecimentos, a avaliar de modo mais detalhado as suas necessidades de ascensão e o que seria mais relevante para a sua vida profissional tomar rumos melhores.

O aprendizado adaptável faz com que o aprendiz se sinta compreendido e que as suas expectativas sejam atendidas. Além disso, ele tem a capacidade de ajudar o colaborador a atingir os seus objetivos com agilidade e clareza, o que é muito positivo no mercado dinâmico em que estamos inseridos.

Os benefícios desse método são incontáveis e geram satisfação, confiança e comprometimento de quem é submetido a ele. Afinal, quando o indivíduo se sente valorizado, a tendência é que busque demonstrar os melhores desempenhos para compensar a atenção e a preocupação que estão sendo destinadas a ele. E isso é benéfico tanto para quem oferece o curso quanto para quem o recebe.

 

5. Solução para o treinamento corporativo

 

Muitas companhias cometem o equívoco de promover capacitações gerais e coletivas sem se dar conta de que há muitos indivíduos com diferentes bagagens de conhecimentos e que os temas abordados podem já ser conhecidos por eles ou ainda nem terem se tornado uma questão em seu dia a dia.

Com isso, pode ocorrer a insatisfação geral, o que faz com que os colaboradores se comportem de forma dispersa e desinteressada durante o curso, gerando malefícios para a companhia, para o clima organizacional e para a qualidade dos processos.

Por isso, sincronizar o aprendizado adaptável ao treinamento corporativo é uma atitude muito inteligente. Dessa maneira, todos os profissionais serão desenvolvidos individualmente e vão melhorar o que de fato precisam melhorar para demonstrar um desempenho estratégico em seu dia a dia.

Vale muito a pena considerar essa solução como uma ação chave para formar equipes de alta performance, comprometidas com os objetivos da empresa e cooperativas entre si. Afinal, por meio dessa metodologia de ensino, tanto a companhia quanto o profissional se tornam mais competitivos no mercado e o ideal é que atuem juntos para multiplicar os resultados e as oportunidades.

Como vimos, o aprendizado adaptável é extremamente positivo e agrega muito valor tanto ao colaborador quanto à corporação que opta por essa metodologia de ensino. Diante da competitividade do mercado atual, buscar soluções eficientes de desenvolvimento dos profissionais é uma atitude sábia e estratégica. Assim, o clima organizacional é melhorado, os resultados se multiplicam e a qualidade do serviço prestado é aumentada.

E então, gostou do nosso artigo? Assine a nossa newsletter e tenha acesso a novos conteúdos como esse e muito mais!

 

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *