Entenda como aumentar o engajamento em treinamentos online através de nosso conteúdo completo!
Existem alguns caminhos que contribuem para tornar esse processo mais agradável e prático para os funcionários. Ao prestar atenção em alguns detalhes relacionados ao tópico, é possível favorecer a motivação da equipe e, assim, ampliar as chances de obter bons resultados na empresa.
Para explicar melhor o tema, separamos a seguir seis passos que ajudarão você a aumentar o engajamento de colaboradores nos treinamentos online. Confira!
1. Ofereça conteúdos relevantes
O conteúdo do treinamento é essencial para atrair a atenção e engajar os colaboradores. Essa pode parecer uma dica óbvia, mas muitas vezes ela passa despercebida. É fundamental planejar previamente tanto o conteúdo quanto a forma de apresentação do curso.
Para isso, é preciso levar em conta as características e as necessidades do treinamento e do público-alvo, de forma a criar algo que seja realmente relevante. Lembre-se também de que é importante manter o conteúdo atualizado e de que ele deve ser passado de maneira prática sempre que possível. Isso facilita o engajamento, pois torna o processo mais agradável.
2. Tenha um bom design
O design é um dos primeiros fatores que chamam a atenção em conteúdos online, e com os treinamentos isso não é diferente. No entanto, esse elemento não serve somente como um atrativo, já que ele contribui também para facilitar todo o processo.
O ideal é que o design ajude a manter a navegação fluida e diminua ao máximo possível qualquer dificuldade, de modo que o colaborador se sinta mais confortável e possa percorrer o sistema com maior tranquilidade.
Além disso, é importante cuidar do aspecto visual do espaço, tornando-o agradável para quem o utiliza. Vale citar aqui, ainda, o chamado Design Educacional, que utiliza a programação visual de forma a otimizar o processo de aprendizagem.
Esse modelo deve ser preparado apenas por profissionais da área que tenham conhecimento sobre as metodologias pedagógicas de ensino e de aprendizado de adultos e que consigam alinhá-las adequadamente aos objetivos do treinamento.
3. Conte histórias
Transmitir um conteúdo por meio de histórias ajuda a torná-lo mais leve e agradável. Assim, essa pode ser uma ótima opção para promover o engajamento em treinamentos online, desde que o recurso seja utilizado de maneira adequada.
O objetivo básico aqui é transmitir conhecimento por meio de histórias relevantes que prendam a atenção e que façam com que o público-alvo se interesse pelo tema, gerando, assim, uma maior aproximação entre o ouvinte e o conteúdo.
Assim, as pessoas se identificam mais com o treinamento e ficam mais motivadas. As metáforas também são ótimas ferramentas que contribuem para a assimilação de alguns temas. Elas ajudam a explicar ações práticas ou itens teóricos de uma maneira mais leve e fácil de ser compreendida. Mas, claro, é preciso usá-las sem exagero.
Sem perder de vista as especificidades do público-alvo e os objetivos do treinamento, é possível valer-se de exemplos do cotidiano e de histórias clássicas para despertar o interesse dos participantes.
4. Utilize novas Tecnologias e Formatos
Aposte em novos formatos, e utilize novas tecnologias para as estratégias de treinamento. Ficar atento em tendências e novas ferramentas tecnológicas para treinamentos corporativos online é essencial para manter a criatividade, inovação e engajamento.
Nos dias de hoje a tecnologia no meio educacional percorre novos caminhos e evolui de forma crescente, e rápida. Tecnologias como a Realidade Virtual, prometem revolucionar a metodologia de ensino, possibilitando diversas experiências mais interativas e imersivas dos conteúdos.
A Realidade Virtual aplicada em treinamentos pode ser uma grande aliada das empresas e gestores que buscam versatilidade, originalidade e maior engajamento dos seus colaboradores.
Outros formatos como a Gamificação, Microlearning e Realidade Aumentada podem gerar ótimos resultados no engajamento de sua equipe, trazendo inovação e oxigenação nos treinamentos.
5. Crie canais de comunicação
É preciso que as pessoas saibam que o treinamento está sendo oferecido e qual é a importância dele. Por isso, o primeiro passo referente à comunicação é a divulgação do evento. Informe os colaboradores sobre quais assuntos serão abordados e como o processo pode ser válido para eles. Além disso, vale divulgar no próprio site da empresa ou nas redes sociais.
Outro passo interessante é ampliar as vias de comunicação com os colaboradores que receberão o treinamento, seja entre eles próprios ou com a gestão responsável pelo processo. Para isso, deve-se utilizar de muita criatividade e de diferentes mecanismos. Você pode criar, por exemplo, ferramentas de interação como bate papos, destinar um blog para conteúdos complementares ou criar páginas em redes sociais.
Além disso, é importante ter um espaço para tirar dúvidas e receber opiniões, oferecendo sempre a possibilidade de ouvir os funcionários e acolher suas demandas. Permita que seus colaboradores, na medida do possível, ajudem a aperfeiçoar o treinamento.
6. Fique atento à estruturação do treinamento
Por fim, vale a dica mais essencial de todas: elaborar a estrutura adequada de acordo com para quem o treinamento se destina.
Não basta ter um design prático ou bons métodos de transmissão do aprendizado. Cada público tem suas especificidades, e é preciso ajustar o material a elas, escolhendo as plataformas e os formatos mais adequados.
Em alguns lugares, por exemplo, a internet banda larga é modesta. Assim, é necessário criar um conteúdo mais leve, de maneira que os usuários não tenham dificuldades em acessar a informação.
Do contrário, eles poderão se sentir desmotivados. Além disso, vale a dica de oferecer conteúdos em formatos diversificados, tornando-os ainda mais acessíveis e práticos.
Vídeos costumam ser uma ótima pedida, mas lembre-se de incluir legendas e tudo o que possa ser útil para o colaborador de alguma forma. Outros recursos incluem gráficos, tabelas, listas, guias de passo a passo e relatórios.
Aqui, o principal é pensar nas necessidades e nas características específicas do público-alvo e encontrar bons meios de alinhar os objetivos do treinamento a esses fatores.
Uma boa estrutura contribui muito para o engajamento e a eficácia de um procedimento como esse. Ao final do processo, é interessante realizar a gestão do conhecimento do pós-treinamento. Ou seja, é importante verificar o que foi absorvido e qual foi o nível de aproveitamento.
Outro passo essencial é pedir a opinião dos colaboradores participantes, permitindo-lhes falar sobre pontos positivos e negativos, dar sugestões e comentar quaisquer dificuldades.
Tudo isso ajuda a ver o que pode ser melhorado, alterado ou acrescentado em treinamentos futuros, com o objetivo de fortalecer ainda mais os resultados obtidos e o engajamento dos funcionários.
Mas lembre-se: o meio virtual é um recurso facilitador para ações como essas, mas é preciso permanecer atento e não se descuidar em relação à qualidade dos serviços oferecidos.
Esperamos que tenha gostado das nossas dicas para aumentar o engajamento em treinamentos online. Compartilhe seu desafio em treinamento e desenvolvimento conosco, e conheça nossas soluções inovadores para sua empresa.