Não é fácil elaborar um treinamento. Ledo engano se você pensa que ter um conteúdo bem relevante já basta. Por trás de todo programa de ensino-aprendizagem de sucesso existe um designer instrucional que estudou, pensou, pesquisou e desenvolveu cada pedacinho daquele material para que o treinando tivesse a melhor experiência e absorção de conhecimento possíveis.
Nesse artigo você conseguirá entender o que ele faz e a sua importância dentro do contexto de treinamentos corporativos. Vamos lá?
O que faz um designer instrucional?
O designer instrucional tem uma grande responsabilidade na criação do que chamamos de peças educacionais. É com base em seu conhecimento e criatividade que é possível desenvolver materiais totalmente didáticos e eficientes.
O papel desenvolvido pelo profissional é o de arquitetar as informações a serem abordadas no conteúdo de aprendizagem. Sendo assim, o material final será absorvido pelo aluno/colaborador de maneira que eficaz.
Todo o planejamento, estruturação e desenvolvimento do conteúdo educativo é elaborado pelo designer instrucional. É ele quem “desenha” o material de aprendizagem para que o mesmo seja capaz de ensinar ao aprendiz da melhor forma possível.
O design instrucional pode ser aplicado em diversas áreas, desde o ensino nas escolas e universidades quanto em cursos livres e programas de treinamento e desenvolvimento corporativo.
Qual é a formação acadêmica de um designer instrucional?
Antes de qualquer coisa, o designer instrucional precisa ser uma pessoa “antenada”. Ou seja, estar sempre atenta às novidades do mundo da educação, as melhores formas de aprender e ensinar e, claro, ter paixão por ajudar a desenvolver pessoas.
Nem sempre um profissional desta área tem formação em design. Pessoas com experiências na área de recursos humanos e psicologia podem ser ótimos designers instrucionais.
Pedagogos e psicólogos, por exemplo, têm técnicas e bagagem suficientes para entender o seu público e descobrir a melhor forma de ensiná-lo e motivá-lo nos programas de treinamento.
Professores da área de letras também conseguem desenvolver conteúdos bem escritos e didáticos com muito mais facilidade.
Atualmente, com o advento da internet e a gama de possibilidades de cursos online, é possível realizar diversas especializações e, inclusive, praticar o lifelong learning. Afinal, o designer instrucional deve ter sede por aprender novas possibilidades que contribuam para o desenvolvimento de suas habilidades na área.
De que forma um designer instrucional contribui para a educação corporativa?
Já comentamos anteriormente que o designer instrucional ajuda a facilitar o processo de aprendizagem, tornando a experiência do aprendiz muito mais interessante.
Pensando nisso, não é difícil associar a presença do profissional aos bons resultados de uma empresa voltada para a área de treinamento e desenvolvimento.
Veja alguns benefícios ao contar com o trabalho de um designer instrucional no seu projeto de T&D:
- Criação de programas de ensino-aprendizagem realmente eficientes, que ajudam a desenvolver pessoas e ensinam, de fato, o que elas precisam;
- Otimização de tempo e despesas
- Garantia de um treinamento com recursos apropriados e direcionado ao público certo;
- Elaboração de um treinamento consistente e de qualidade;
- Treinamentos criados de acordo com as necessidades, metas e objetivos da empresa e do colaborador.
Quer entender mais sobre esse universo do design instrucional? Assista ao vídeo abaixo que a nossa consultora educacional Mara Montes preparou:
Conclusão
Acreditamos que agora você já sabe o que é, o que faz e a importância de um designer instrucional na educação corporativa, não é mesmo?
Portanto, se você precisa de treinamentos realmente eficientes e engajadores, com alto índice de assertividade e redução do tempo de aprendizagem, conte com a gente.
Somos uma empresa especializada em desenvolver programas de ensino-aprendizagem, com toda a expertise de nossa equipe de Pesquisa e Desenvolvimento. Entre em contato conosco e confira nossas soluções.