Gamificação na educação corporativa: Entenda sua importância

Tornar o treinamento mais leve, motivador e envolvente. Este é o principal objetivo das estratégias de gamificação na educação corporativa. Usar técnicas de jogos com o intuito de despertar o interesse do seu público é uma ótima maneira de promover o aprendizado e é o que diferencia este método dos tradicionais.

Quer saber mais sobre a gamificação na educação corporativa? Então, prossiga.

 



Por que usar a gamificação na educação corporativa?

 

Estimular a competitividade saudável, promover a interação além de enriquecer seu conteúdo com artifícios que engajam o colaborador fazem parte das estratégias de gamificação na educação corporativa.

Não é fácil tornar os treinamentos atrativos, principalmente se eles forem obrigatórios. Mas os recursos da gamificação chegaram para despertar no colaborador a curiosidade, o espírito de competição (saudável) e interesse no aprendizado.

Alguns estímulos são essenciais para que o engajamento permaneça e, assim, o colaborador cumpra exatamente o que o treinamento propõe. E o mais interessante dos recursos de gamificação é que eles podem ser aplicados para qualquer faixa etária, respeitando sempre as suas particularidades.

Não é interessante utilizar a tecnologia a favor do aprendizado para reter a atenção e promover o conhecimento de maneira divertida?

Com um treinamento gamificado, utilizando estratégias de pontuação, ranking e recompensas, é possível ainda metrificar todos os resultados e o desempenho do seu colaborador durante a jornada de aprendizagem.

 

 



Benefícios da gamificação na educação corporativa

 

Já deu para entender que as estratégias de gamificação trazem para muitos benefícios para a educação corporativa, não? Para facilitar ainda mais o entendimento, vamos abordar alguns tópicos:

 

Engajamento

 

O colaborador sente-se motivado e estimulado a concluir o treinamento, já que o conteúdo a ser aprendido pode ser dividido em diversos níveis, com direito a pontuação e ranking de participantes. E mais: há o incentivo, indireto e gradativo, de contato entre as pessoas e maior interação entre as equipes.

 

 Adesão 

 

Acredite, até mesmo os treinamentos obrigatórios passam a ter mais adesão quando são aplicadas ferramentas de gamificação neles. Há um maior aproveitamento do conteúdo e a busca pelo desenvolvimento passa a acontecer de forma voluntária.

 

Busca contínua pelo conhecimento

 

Um dos maiores desafios da gestão de pessoas é manter os funcionários engajados e motivados nos programas de treinamento e desenvolvimento. A gamificação colabora para que o funcionário esteja sempre em busca pelo aprendizado.

 

Autoconfiança


O sentimento de conquista despertado pela gamificação a cada etapa concluída traz, para o colaborador, a autoconfiança. Ele se sente entusiasmado e capaz por entender que é possível alcançar seus objetivos e superar desafios.

 

Avaliação de desempenho


Com a gamificação na educação corporativa é possível mensurar resultados e ainda identificar pontos de melhoria e acertos dos participantes. Ao utilizar uma plataforma LMS para colocar as estratégias de gamificação em prática, como acontece no LMS Next, você conseguirá obter dados extremamente relevantes com a facilidade que só Next oferece.

 



Como utilizar a gamificação no LMS Next?

 

Nosso LMS Next não para de evoluir e crescer. Estamos sempre buscando soluções inovadoras para trazer o melhor do treinamento e desenvolvimento para você. E quando o assunto é gamificação na educação corporativa, não ficamos de fora, é claro!

 

  • No Next você pode disponibilizar pontuações criativas como: moedas customizadas, medalhas e conquistas. Ao longo do treinamento, sua equipe vai acumulando pontos até finalizar o curso.
  • Você pode, inclusive, promover ligas e temporadas personalizadas com diversos objetivos para impulsionar o conhecimento.
  • E o plus está no ambiente virtual de premiações e benefícios: seu colaborador pode trocar os pontos por diversos tipos de prêmios disponíveis na loja virtual. Imagina resgatar, por meio dos pontos conquistados, inúmeras possibilidades: vouchers, ingressos, brindes e o que mais você quiser oferecer!

 


Conclusão

 

É a gamificação no treinamento recompensando seu colaborador aqui, no mundo real! Para isso, você ainda pode oferecer seu treinamento nos mais variados formatos: vídeos, podcasts, utilizar os mais de 30 recursos disponíveis que promovem a interatividade na plataforma. É uma gama imensa de possibilidades para alavancar seu programa de T&D.

Ficou interessado e quer receber mais informações sobre a gamificação e conhecer o Next? Entre em contato agora com a gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *