Como aumentar o Engajamento em Treinamentos Corporativos?

 

O resultado de uma organização depende, basicamente, do esforço empreendido pelo seu time de profissionais, bem como da capacitação que cada um possui.
Quando estão motivados, eles possibilitam o crescimento do negócio. Por isso, é fundamental promover o engajamento nas empresas.

Na figura de líder, você precisa aumentar a motivação dos colaboradores, para que eles estejam cada vez mais dispostos a se desenvolver e treinar suas habilidades. Trata-se de um bem comum para as duas esferas: organização e colaboradores.

Quer saber como tornar isso possível? A seguir, 10 dicas para promover o engajamento nas empresas:

 

1. Escute-os com atenção

 

A nossa primeira dica para promover o engajamento dos funcionários para o desenvolvimento e treinamento profissional é ouvi-los. Escute-os com total atenção. Diferentemente do que se via no passado, os colaboradores não querem mais apenas ser dirigidos.

Como responsáveis pelos resultados da companhia, eles precisam ser ouvidos e desejam sentir-se parte do time. Crie o ambiente favorável para que essa relação exista. Permita que eles saibam que a empresa valoriza suas ideias, pontos de vista e opiniões.

Assim, é possível identificar as necessidades dessas pessoas, o que pode ir acabar fazendo com que você descubra que a visão de seu time é totalmente diferente daquilo que a empresa acredita, corporativamente.

2. Comunique os Objetivos

 

Depois de identificar as necessidades dos membros da sua equipe, explique-os as razões pelas quais é importante promover o desenvolvimento e o treinamento profissional deles. Explique, de maneira clara e objetiva, todos os pontos necessários. Comunicando-se dessa forma, o time ficará ciente do cenário pelo qual a empresa passa e dos motivos para incentivá-los aos treinamentos. Estabelecer um canal de comunicação regular permite que eles compreendam o seu raciocínio, o que gera uma maior empatia e mais engajamento.

 

3. Acompanhe os treinamentos

 

Todos os treinamentos e etapas do desenvolvimento profissional devem ser acompanhados de perto. Assim, seus funcionários vão perceber que não estão sozinhos nessa jornada. Auxilie-os com todos os recursos disponíveis, para que eles consigam participar efetivamente dos processos de evolução em suas carreiras.

A ajuda pode ser dada de diversos modos — de um tempo para conversar até estabelecendo um horário flexível, que facilite a conciliação entre o aprendizado e o trabalho. Qualquer tempo ou recurso gasto para facilitar os treinamentos pode ser reverter na melhoria do desempenho dos colaboradores.

4. Apresente os benefícios da iniciativa

 

O que há por trás da iniciativa de promover o desenvolvimento e o treinamento da equipe de profissionais de sua empresa? Nós sabemos que os ganhos são perceptíveis dos dois lados, ou seja: tanto no que tange à empresa quanto em relação aos funcionários.

Compartilhe os benefícios dessa estratégia com todos. Mostre aos colaboradores que aumentar o nível de conhecimento é benéfico para suas carreiras e, também, para o desenvolvimento da empresa.

Uma maneira de evidenciar isso é fazendo o paralelo entre os resultados da companhia e os benefícios proporcionados para eles.

5. Compartilhe conteúdo relevante

 

Para atrair e engajar os profissionais no desenvolvimento e treinamento profissional, você precisa investir em conteúdo relevante. Em muitos casos, não há atenção suficiente a esse aspecto, que não recebe planejamento e nem atenção no que tange a atender às necessidades da equipe.

Cuide para que o conteúdo apresentado aos colaboradores seja relevante e atualizado, para que possa ser utilizado no dia a dia. Torne-o prático, mantendo-o próximo ao dia a dia do grupo. Isso desencadeia uma proximidade com os objetos de estudo.

Caso seja necessário, adapte o conteúdo para facilitar a assimilação de todos.

6. Invista em um bom design

 

O design é um elemento fundamental na compreensão de qualquer mensagem. Ele pode facilitar o dia a dia de cursos, treinamentos e capacitações. Isso ocorre pela combinação de elementos como cores, fontes e imagens.

É muito mais fácil absorver o aprendizado quando os treinandos são colocados diante de exemplos práticos e ilustrativos. O design, em um treinamento, é responsável por manter a fluidez dos assuntos que são abordados.

Isso torna o desenvolvimento profissional mais prático. Dessa forma, os colaboradores se sentem mais confiantes para absorver o conteúdo.

7. Utilize o storytelling

 

A técnica do storytelling está cada vez mais presente nos treinamentos corporativos. Trata-se da capacidade de contar histórias de maneira relevante, onde recursos visuais são utilizados durante a narrativa.

storytelling promove uma ideia sem que haja o incentivo direto, possuindo um caráter mais persuasivo do que invasivo. Ele pode ser utilizado, inclusive, para convencer os seus colaboradores a participarem dos treinamentos corporativos.

Durante os treinamentos, o storytelling pode ser usado como uma maneira eficaz de transmitir valores, ideias e conhecimentos — como a importância de trabalhar em equipe para, juntos, conseguirem melhorares resultados.

8. Inove por meio da Gamificação

 

Quando se fala em treinamento, qual é a primeira imagem que vem à sua mente? Arriscamos dizer que é uma sala, com várias cadeiras e um projetor ligado. Se esse não for o seu pensamento, tudo bem. Mas é provável que seja a imagem que os seus colaboradores têm!

Os treinamentos profissionais realmente não precisam ser tradicionais. Um toque de inovação gera mais engajamento nas empresas. Por meio do gamification — no qual os jogos são utilizados para promover o conhecimento —, é possível aprender, se divertir e interagir.

Ele permite transformar momentos, como as tarefas e os objetivos, em uma competição onde todos ganham pontos, se enxergam em rankings e ainda recebem recompensas. É uma maneira divertida de aprender.

9. Divulgue para que todos saibam

 

Convoque as equipes de recursos humanos, de marketing e de comunicação para, juntas, criarem uma estratégia para divulgar a importância do desenvolvimento e treinamento profissional.

Utilize os recursos que a empresa já tem, como:

  • e-mail;
  • murais;
  • espaços de convivência etc.

Espalhe a sua mensagem, para alcançar e engajar todos os profissionais necessários para o crescimento da organização.

10. Crie uma cultura de aprendizagem

 

Não basta engajar a massa corporativa uma única vez para enxergar o resultado esperado. O desenvolvimento profissional deve ser constante, bem como o seu trabalho para tornar isso possível. Portanto, crie uma cultura de aprendizagem.

A sua figura, como líder, é fundamental para o sucesso da estratégia. Quando os colaboradores estiverem cientes da importância dos treinamentos corporativos, você deve incentivá-los a buscar ainda mais oportunidades de aperfeiçoamento.

As dicas que foram apresentadas aqui aumentam o engajamento nas empresas. Seguindo esses passos, os seus colaboradores se sentirão mais à vontade para participarem dos treinamentos e etapas do desenvolvimento profissional.

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